10 filmes a não perder na Cinemateca Portuguesa até ao final do ano

[tps_header]

Eis a nossa recomendação, dos grandes filmes que serão exibidos na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no restante mês de dezembro. 

[/tps_header]

“One Plus One”, Sala L.P. 15-12-18H30

Cinemateca Portuguesa

Os Rolling Stones ensaiam Sympathy for the Devil. “Please allow me to introduce myself…” Em montagem paralela acompanhamos ações dos Black Panthers, discursos militantes e manifestações de contracultura. Ensaios de música e revoluções falhadas. O filme é composto por dez planos-sequência, cinco dos quais dedicados aos ensaios dos Stones. “One Plus One” é apresentado In Memoriam Anne Wiazemsky (1947-2017), num dos filmes em que foi dirigida por Godard que aqui a pôs na pela de Eve Democracy.




“Boy of the Streets”, Sala F.R. 15-12-19h; 19-12-15h30

Cinemateca Portuguesa

Protagonizado por Jackie Cooper, que fora um dos principais atores-criança de Hollywood (também protagonista de “The Champ”, de King Vidor) e, agora adolescente, tentava desesperadamente manter a carreira à tona, Boy of the streets é um drama social produzido pela Monogram e ambientado nos bairros mais pobres de Nova Iorque. Tentando aproveitar o sucesso do “Dead End”, de William Wyler, “Boy of the Streets” descreve, com contornos narrativos sentimentais, a vida dos miúdos das ruas de Nova Iorque. Está é uma estreia na Cinemateca Portuguesa.



“The Beguiled”, Sala F.R. 16-12-21h30; Sala L.P. 20-12-18h30

Cinemateca Portuguesa

Filme pessoal e surpreendente, “The Beguiled” ofereceu a Don Siegel a oportunidade de filmar como nunca até aí e a Clint Eastwood um papel nada conforme aos estereótipos colados à sua imagem que, como se pode ver, logo nessa década de setenta começou a desconstruir. A partir de um romance gótico sulista e ambientado no final da Guerra Civil Americana, o filme segue a história do soldado John McBurney, protegido num colégio de raparigas do Lousiana, onde chega ferido. Os acontecimentos assumem rumos imprevistos e, entre as mulheres, a personagem de Eastwood é tudo menos a de um homem bem tratado. Sofia Coppola acaba de fazer uma nova adaptação do romance, com uma visão mais feminista. “The Beguiled“, de Sofia Coppola chega em Janeiro ao mercado dos DVD.




“The Amazing Mr. X”, Sala F.R. 20-12-19h; 22-12-15H30

Cinemateca Portuguesa

A história de duas mulheres vítimas da influência de um médium charlatão interpretado por Turhan Bey. Entre o noir e o filme de terror, “The Amazing Mr. X” notabiliza-se pela extraordinária fotografia do grande operador John Alton, que aqui tem um dos seus trabalhos mais célebres. Esta é uma estreia na Cinemateca Portuguesa.




“O Dia Mais Curto”, Sala L.P. 21-12-18h30

Cinemateca Portuguesa

Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto em todo o mundo: “O Dia Mais Curto”. “O Dia Mais Curto” é a festa do cinema, um momento de descoberta que vai iluminar as telas do país. A programação completa pode ser conhecida aqui.




“Zombie e o Comboio Fantasma”, Sala L.P. 27-12-18h30

Cinemateca Portuguesa

Mika Kaurismaki, o irmão de Kaurismaki mais velho, tem uma obra menos conhecida que a do seu irmão Aki, com quem em 1981 correalizou The Saimaa Gesture. “O Zombie e o Comboio Fantasma” segue a história de um solitário que gosta de música mas que, além de tocar guitarra, leva uma vida desgraçada. É ele o “zombie”, do filme que por altura da estreia americana foi tido por “tão bom como aquilo que ambos os talentosos e carismáticos irmãos Kaurismaki já fizeram. Esta é uma estreia na Cinemateca Portuguesa.




“Amarcord”, Sala F.R. 27-12-21h30; L.P 28-12-22h

Cinemateca Portuguesa

“Amarcord” é um retrato do dia-a-dia na pequena cidade de Rimini, em Itália, em 1930, do ponto de vista de um adolescente delinquente. Uma mistura entre fantasia e realidade trazida pela mão do mestre Fellini, que se baseou nas próprias recordações, quando era adolescente na era fascista do “Il Duce”. Com personagens bizarras, entre professores assustadores, padres pomposos e familiares doidos, Fellini faz um retrato irónico de uma época conturbada, na iminência da II Guerra Mundial, com o jovem herói e protagonista a viver os seus dias de juventude de forma despreocupada com os seus amigos. A ironia começa no título no filme.




“5 Against the House”, Sala F.R. 28-12-15h30

Cinemateca Portuguesa

Um dos primeiros papéis de Kim Novak, num filme que se tornou um clássico do género de assaltos  sofisticados. São quatro homens e uma mulher numa golpada para roubar um casino do Nevada. Five Against the House foi a inspiração para vários filmes com motivos semelhantes e hoje muito mais célebres como Ocean’s Eleven (o original de 1960 e os remakes de Soderberg) e mesmo Casino de Martin Scorsese. Esta é uma estreia na Cinemateca Portuguesa.




“48 Hours”, Sala F.R. 29-12-21h30

Cinemateca Portuguesa

Nick Nolte e Eddie Murphy são uma dupla de camaradas, um polícia e um cadastrado condenado por assalto a um banco associados numa perseguição a um perigoso criminoso, antigo parceiro do segundo, que dura as 48 horas do título. O filme que estreou com êxito assinalável na época natalícia de 1982, foi o primeiro trabalho no cinema de Eddie Murphy – já então conhecido pelas suas prestações televisivas no Saturday Night Live – e a primeira das suas colaborações com John Landis. Ação e comédia, comandadas pela presença das suas estrelas masculinas. Esta é uma estreia na Cinemateca Portuguesa.




“The Band Wagon”, Salão Foz Cinemateca Júnior, 30-12-15h

Cinemateca Portuguesa

Um dos grandes musicais do cinema americano, homenagem ao mundo do espetáculo, o filme de uma melodia que adquiriu o estatuto de hino: “That’s Entertainment”. Fred Astaire representa a figura de um bailarino em decadência, contratado para um espetáculo moderno, que acaba por se transformar num fabuloso musical, culminando num bailado-homenagem ao filme de gangsters. Astaire e Cyd Charisse têm um dos mais belos “pás-de-deux” do cinema musical.

[tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *