10 filmes a não perder até ao final de 2015 | Black Mass – Jogo Sujo

 

[Nota: De acordo com vários ajustamentos que se dão constantemente por parte das distribuidoras, algumas das datas de estreia apontadas nesta listagem são passíveis de alteração posterior]

 

<< Parte 1 | Parte 3 >>

 

Black Mass é uma história de gangsters, baseada em factos e circunstâncias verídicas, com Boston na década de 70 como pano de fundo.  John Connolly (Joel Edgerton) é um agente do FBI, amigo de infância do (entretanto) gangster irlandês Whitey Bulger (Johnny Depp). Num jogo de cumplicidades “entre irlandeses”, ambos conjugam esforços no sentido de eliminarem o seu inimigo comum: a máfia Italiana.

 VÊ TAMBÉM: Galeria de Posters dos Personagens

Aclamadíssimo nos festivais de Veneza e Toronto, como uma bem contada épica história real, bem como pela magnífica interpretação de Depp, Black Mass, é todavia um excelente exemplo do filme acente num cast ensemble, repleta de interpretações irrepreensíveis, como a já referida de Joel Edgerton, Benedict Cumberbatch (senador irmão de Whitey), Dakota Johnson (mãe da filho de Whitey) ou ainda uma Sienna Miller, esta à última hora cortada na sala de montagem, mas que a sorte talvez nos permita um dia vir a vê-la nalgum Director’s Cut posterior.


black mass

Scott Cooper, o realizador do interessante Crazy Heart (2009) e de pouco mais, está longe dos pergaminhos e talento dum Coppola, Sergio Leone, ou Scorcese. Mas as comparações com O Padrinho, ou Tudo Bons Rapazes são inevitáveis, o que por si só já reflete que estamos perante uma obra que merece todo o respeito. O segredo de Cooper reside precisamente na habilidade em respeitar o que ultimamente parece quase posto de lado das salas de cinema, a importância dos fundamentos mais clássicos na arte de bem comunicar uma história, na valorização dos intérpretes enquanto capazes de projetar personagens verosímeis e empáticas e last but not least,  um excelente argumento, neste caso baseado na escrita poderosa de dois repórteres, os autores do livro Jogo Sujo, um best seller do NYT e do Boston Globe e já publicado entre nós pela Marcador.  

 

<< Parte 1Parte 3 >>

 

SABE MAIS: Black Mass – Jogo Sujo | 8 de outubro nos cinemas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *