Os 10 Melhores Rappers de Sempre!

[tps_header]

O passado dia 22 de Junho viu a estreia de “All Eyez On Me”, um filme biográfico sobre o rapper Tupac Shakur. Em honra ao músico resolvemos olhar para todo o género do rap e do hip-hop para eleger os 10 melhores artistas de sempre.

[/tps_header]

A decisão foi complicada e, como sempre, gosto pessoal pode e deve influenciar as decisões de qualquer amante de arte e, enquanto que alguns são obrigatórios, outros poderão ser autêntica novidade para o teu repertório de cultura musical.

Para começar as menções honrosas vão para Dr. Dre que não figura na nossa lista apesar de ser uma das, se não mesmo a figura mais importante e influente do rap e do hip-hop. O seu trabalho como produtor musical é tão bom que consegue brilhar mais alto que as suas colaborações com os N.W.A. e a sua ventura a solo como rapper.

Em nomes contemporâneos deixamos também Lil’ Jon de fora, que acompanha ainda em qualidade LL Cool J. e sim, Will Smith. A indústria do rap é tão densa e importante na sociedade que praticamente todos mereciam uma posição, mas olhemos em foco para os próximos 10 artistas.

[tps_start_button label=”CLICA, e descobre quem figura no Top 10 Melhores Rappers de Sempre” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]



10 – Kanye West

Kanye West é tipo o Cristiano Ronaldo do hip-hop, isto é, tem grande qualidade e merece todo o seu sucesso, mas de alguma forma a sua vida pessoal recebe mais atenção do que a sua arte. Uma figura controversa para estar numa lista de melhores de todos os tempos, mas a verdade é que o cantor tem um grande legado e importância no género, mais concretamente durante o virar do milénio.

As suas músicas emprestam muito do soul e do R&B e fogem ao conceito de gangster criminal que a maioria dos rappers desta lista se foca. Em detrimento Kanye West prefere falar sobre educação, exploração no trabalho, família e sexualidade. A sua música mais popular é “Gold Digger” em colaboração com o actor Jamie Foxx.



9. Rakim

A era de ouro do hip-hop não seria nem de perto tão importante sem a influência de Rakim. O rapper norte-americano, representante do oriente norte-americano (East Coast) é considerado por muitos o pai do rap suave, calmo e metódico. Em grande parte esta atribuição deve-se ao gosto do artista pelo jazz, mas também à sua forma de trabalhar as rimas.

Alguns artistas directamente afectados pelo seu trabalho e estilo variam desde Eminem, 50 Cent, Jay-Z, The Notorious B.I.G e claro, Tupac Shakur.

As suas músicas referem em grande parte o seu próprio talento com os versos e, claro, a sua fé islâmica. Complexo e cativante tornam Rakim um merecedor de fazer parte desta lista da MHD.



8. Andre 3000

Sem dúvida a melhor metade do duo Outkast, Andre 3000 abriu caminhos para alguns dos rappers e artistas hip-hop da actual geração, tais como Kanye West, Drake e Lil’ Wayne. As suas músicas sempre irreverentes e cheias de energia mostraram ao mundo que o rap não é só tristeza, dor e hipérboles criminais, mas sim também um refúgio para nos divertirmos, dançarmos e cantarmos com os pulmões bastante cheios.

Não obstante disso Andre 3000 representou sempre no seu melhor o povo sulista norte-americano e as suas músicas entram também em defesa de várias causas sociais. A sua personalidade excêntrica e os seus vídeos provam o porquê do seu estilo ser tão importante e influente no género, e enquanto procuras músicas do artista, deixamos em cima o seu maior hit que certamente reconheces.



7. Snoop Dogg

Não nos podemos nunca esquecer do D.O. Double G, seria insensato “fo’ shizzle”. Um dos artistas mais populares do mundo, o Snoop Lion, é até agora considerado um dos rappers mais funk da indústria. O seu tom de voz mais suave e a simplicidade das suas letras levaram-no ao topo da indústria.

A sua estreia no álbum a solo de Dr. Dre (um dos, se não mesmo o mais importante produtor musical de todo o hip-hop) valeu-lhe uma porta para o topo da indústria. Os seus companheiros relembram principalmente o seu freestyle e criatividade de momento, considerando-o um génio musical e dos poucos rappers capazes de escrever um hit em questão de minutos.



6. Ice Cube

O notório membro dos N.W.A. é um dos mais influentes e importantes do género. As suas letras impressionaram uma geração, e enquanto o membro fundamental do seu grupo, Ice Cube lutou por justiça social – sendo a “F*ck The Police” um dos hinos mais emblemáticos contra a corrupção policial e descriminação racial. Aquando da separação do grupo, Ice Cube encontrou grande sucesso individual, sendo reconhecido por não ter receios em atacar a sua concorrência – mais notório, o seu parceiro Eazy E..

Actualmente podem seguir a carreira de Ice Cube no grande ecrã, pois o rapper tornado actor já tem um currículo invejável com filmes de culto como “Friday” ou a saga “21 Jump Street”. Para os mais curiosos recomendamos ainda “Straight Outta Compton”, o filme sobre a história do grupo N.W.A..



5. Jay Z

Jay Z é tão bom com as suas palavras que conseguiu encantar a rainha Beyonce. É preciso dar mais razões pela qual a sua carreira de rapper merece destaque nesta lista? Considerado o mestre do flow, Jay Z é capaz de levar os seus fãs a uma viagem de montanha russa em todas as suas canções.

Suave e inteligente com as palavras, Jay Z, consegue manter todos interessado e cativados na sua música. A sua música “99 Problems” é um dos hits mais famosos do género, tendo a frase “99 Problems but a b*tch ain’t one” ganhou vida própria.



4. Eminem

O artista de maior sucesso nesta lista. Marshal Mathers aka Eminem é ainda uma figura proeminente no cenário do hip-hop, onde detém o recorde de bestseller do género. Descrever o sucesso deste artista norte-americano valeria por si só um completo artigo, por isso mesmo vamos nos focar no seu estilo e músicas mais populares.

Considerado um dos mestres da rima, o Slim Shady, não olha ao flow e consegue o máximo de rimas por minuto – exemplo: “Rap God”. A figura mais conhecida das suas músicas é a filha mais velha, Hailey, onde o cantor menciona as dificuldades da sua vida e da importância de ser pai. “Hush little baby, don’t you cry…” e enquanto terminas a música na cabeça, vale também mencionar “Stan”, uma das melhores músicas do género.

Quando chegamos ao top 5, vemos também que a ordem pode rapidamente mudar de acordo com os gostos pessoais de cada um. O que interessa é que Eminem ainda está presente no mundo musical e a qualquer momento pode lançar um novo sucesso. O mais recente? “The Monster” em parceria com Rihanna. Sim, conheces.



3. Notorious B.I.G.

Biggie Smalls é uma figura caricata, se bem que emblemática, do rap mundial. A sua estreia revolucionou a indústria com o seu recontar da sua passada vida criminal e as suas consequências. Na década de 90 era o principal rival de Tupac Shakur, mas enquanto que Tupac recebeu reconhecimento ao longo de 4 álbuns, Biggie apenas lançou um antes de morrer. De alguma forma, Biggie encontrou o mesmo estatuto de fama e importância com muito menos material para se esmiuçar.

A principal valência do rapper norte-americano era a sua apresentação e produção musical. Os seus videoclips parecem todos tratados como uma pequena curta-metragem cinematográfica e a sua voz grave e profunda comandava a atenção da audiência onde todas as silabas e vogais contavam.



2. Nas

A popularidade de Nas nunca se estendeu realmente para Portugal, mas isso não significa que o artista não mereça reconhecimento pelo seu incrível trabalho. A sua habilidade de mesclar letra com produção musical tem-lhe valido sérios elogios, sendo que o álbum Illmatic é ainda considerado um dos melhores de sempre.

A sua originalidade é o seu ponto mais forte. Nas tem músicas sobre pontos de vista bastante fora da caixa, tais como “Fetus”, uma narração pós-nascimento, ou “Amongst Kings” para o após-morte. Tem também “Doo Rags” como uma espécie de autobiografia e não tem medo de entrar por contos alegóricos. “Rewind” é também um clássico, que precisam de ouvir para perceber. Há quem diga ainda que Nas é o pai do rap em conversa, também bastante utilizado por artistas portugueses como Boss AC e Sam The Kid.



1. Tupac Shakur aka 2Pac

“All Eyez On Me” é o filme que precisam de ir ver para compreender um pouco (se bem que não totalmente) o peso que Tupac Shakur tem no género do rap e hip-hop. Um artista talentoso que adquiriu fama mundial apesar da sua jovem idade. Algumas das suas músicas moldaram uma sociedade, com palavras de igualdade dos géneros, corrupção, violência e até gravidez na adolescência.

No meio destas causas 2Pac consegue ainda manter viva a rivalidade entre o lado ocidental e oriental dos Estados Unidos. O rapper também representou com glória em filmes como “Poetic Justice” (uma nomeação para Óscar) e tem actualmente no cinema uma biografia documental sobre a sua efémera vida e carreira – “All Eyez On Me”.


Para saberes mais sobre a sua influência na música, CLICA AQUI!


One thought on “Os 10 Melhores Rappers de Sempre!

  • Voces merece

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *