3 de janeiro: o dia mais importante da vida de Solomon Northup, o protagonista de “12 Anos Escravo”

 

Possíveis spoilers adiante

Boa pontaria o facto de a estreia de “12 Anos Escravo”, a multi-premiada obra de Steve McQueen, ter estreado em Portugal apenas ontem. É que hoje (3 de janeiro) assinala-se o 161º aniversário da liberdade do protagonista Solomon Northup. Neste dia, em 1853, Solomon recuperava a sua liberdade que lhe foi retirada por este ter sido raptado e feito escravo na América pré-abolicionista, durante 12 anos.

O filme de Steve McQueen (Hunger, Shame) é já um dos principais favoritos para esta temporada de prémios (incluindo os Óscares) e em múltiplas categorias. Foi agora libertado um vídeo que faz a devida homenagem ao legado de Solomon Northup, nomeadamente aos seus descendentes ainda vivos:



Em 1841, Solomon Northup, um afroamericano livre, foi sequestrado e obrigado a trabalhar em condições precárias, durante doze anos, numa plantação de um impiedoso proprietário de escravos. O filme de McQueen é um testamento ao seu percurso e ao pano de fundo da história americana, até ao dia em que Solomon é finalmente resgatado. Com Chiwetel Ejiofor, Michael Fassbender e Lupita Nyong’o nos principais (e fabulosos) papéis, e ainda com presenças de Brad Pitt, Bennedict Cumberbatch, Paul Giamatti, Sarah Paulson, Paul Dano, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *