Anatomia de Grey e a reinvenção das melhores músicas dos anos 80

[tab name=”80’s Covers Project”]

 

Quem acompanha “Anatomia de Grey” há dez anos sabe que a música é um elemento narrativo fortíssimo da série. Através da música  a criadora Shonda Rhimes consegue reforçar os momentos dramáticos e fazer comover os inúmeros fãs (eficazmente, diga-se de passagem!). É ela que, em conjunto com a Alexandra Patsavas – a diretora musical da série – escolhe a dedo a banda sonora das cenas que escreve.

Mas “Anatomia de Grey” tem servido sobretudo como plataforma de divulgação de novos e desconhecidos nomes da cena musical indie, que conseguem, desta forma, o seu momento de destaque na TV. Brandi Carlile, Gomez e Katie Herzig, são alguns exemplos de artistas que viram a sua carreira musical ser reconhecida por via de participações musicais na série.

Este ano Rhimes e Patsavas decidiram fazer algo diferente: lançar novos nomes por intermédio de musicas antigas.  O empolgante projeto chama-se “80’s Covers Project” e começou no episódio que marca a segunda metade da temporada com um cover de “Total Eclipse of the Heart” de Bonnie Tyler.

Os que estão a par da décima temporada da série provavelmente já repararam na quantidade invulgar de covers de músicas que ficaram famosas nos anos 80. Ao The Hollywood Reporter Shonda conta que a ideia foi sua mas que, no início, teve medo que não funcionasse. “A Alex adorou a ideia. Pediu-me que fizesse uma lista de músicas dos anos 80 que poderiam dar bons covers. Fiz uma lista enorme de todas as músicas que sempre adorei“.

Foi Alex Patsavas que partiu em busca de bandas para fazer os covers mas coube a Shonda a palavra final. O projeto teve centenas de respostas de managers e editoras mas as escolhidas foram aquelas que contavam a história da maneira pretendida. Era essencial que cada escolha musical fizesse sentido dentro da história. Patsavas realça que alguns dos artistas regulares de “Anatomia de Grey” estão também entre os selecionados para interpretar as 40/50 músicas do projeto. “É interessante os espetadores ouvirem uma música reinterpretada. O processo de storytelling é o mesmo tanto quanto combinando a melhor música para a cena. Mas a diferença é que nos concentramos nas versões, em vez de usarmos, simplesmente uma música nova“, explica Patsavas.

O projeto começou lentamente, introduzindo cerca de uma música reinventada por episódio. Neste momento a visão de Shonda está completa – a banda sonora dos episódios mais recentes é composta exclusivamente por novas versões de canções dos anos 80. A criadora do drama da ABC revelou-se bastante entusiasmada com o cover de “Time After Time” (Cyndi Lauper) pelos The Wind & The Wave e com a versão “brilhante”, nas suas palavras ao THR, da música de Whitney Houston,”How Will I Know”, intepretada por Sam Smith no episódio de 20 de março.

“As pessoas sempre mostraram interesse pelo que a Shonda faz a nível musical”, revela Patsavas. “Ela adora música e utiliza-a com respeito. É isso que faz com que tenhamos uma resposta tão entusiasta por parte das pessoas”.

Ainda não se sabe se a ABC irá fazer alguma compilação dos covers mas Patsavas está otimista. A estação tem vindo a promover as suas músicas através dos social media e no site ABC Music Lounge, cujos links dão acesso ao iTunes. A ABC não tem qualquer tipo de participação no lucro obtido pelos artistas.

Espreita o resultado final deste projeto numa cena a título de exemplo:

Total Eclipse of the Heart (Bonnie Tyler) interpretado por Jill Andrews

 

[/tab]

[tab name=”As músicas”]

Eis alguns covers que já ouvimos no decorrer da segunda parte desta temporada:

 

Total Eclipse of the Heart (Bonnie Tyler) – Sleeping At Last

 

Time after Time (Cyndi Lauper) – The Wind & The Wave

 

Don’t You Want Me (The Human League) – Young Summer

 

Don’t You Forget about Me (Simple Minds) – The Wind and The Wave

 

Just Like Heaven (The Cure) – Joy Zipper

 

Man in the Mirror (Michael Jackson) – J2 feat. Cameron the Public.

 

How Will I Know (Whitney Houston) – Sam Smith

[/tab]

[end_tabset]