O Lobo de Wall Street

“7 Pecados, 7 filmes” no Centro Cultural de Belém

Começa hoje, no Centro Cultural de Belém o ciclo de cinema “7 Pecados, 7 Filmes”. Orson Welles, Stanley Kubrick e Martin Scorsese são alguns dos cineastas revisitados.

São sete os pecados mortais do catolicismo que serão revisitados no cinema a partir do Ciclo “7 Pecados, 7 Filmes”, programado pelo Centro Cultural de Belém. Este curioso, mas interessantíssimo acontecimento cinematográfico tem início marcado para esta noite com “A Festa de Babette”, título que valeu à Dinamarca o Óscar de melhor filme estrangeiro.

Além desse filme, o Ciclo traz filmes de Stanley Kubrick, Martin Scorsese, Orson Welles, Mathieu Kassovitz, entre outros. Todos os filmes do ciclo “7 Pecados, 7 Filmes” podem ser conhecidos em baixo. As sessões começam todas às 21h e têm um custo de 5€. Além disso, estão também à venda bilhetes para todos os filmes por 28€.

A programação destes 7 filmes está inserido no ciclo do CCB “Tirai os Pecados do Mundo”. Segundo a informação dada pelo CCB,

Tendo por referência a obra de Hieronymus Bosch, a programação tematiza o legado perturbante e enigmático de um dos maiores pintores do século XV, procurando declinar alguns aspetos e leituras suscitadas pela sua obra que tem apaixonado inúmeros pintores, historiadores de arte e artistas em geral.

A GULA – “A FESTA DE BABETTE”, 10-04

Babette, depois de ter ganho na lotaria um prémio significativo, resolve oferecer à família dinamarquesa um banquete em honra do pastor protestante, com as melhores iguarias da cozinha francesa. Acaba por conseguir, através do prazer da comida, convencer os convivas e quebrar o seu puritanismo.




A LUXÚRIA – “DE OLHOS BEM FECHADOS”, 12-04

O último filme de Stanley Kubrick é uma viagem ao mundo de uma sexualidade desenfreada e obsessiva, que arrasta os protagonistas para experiências-limite. Uma fábula (a)moral que coloca questões subtis sobre o prazer, a morte, a traição.



A IRA – “O ÓDIO”, 14-04

A vida hostil, em contextos familiares problemáticos, dos subúrbios alimenta-se de valores e de códigos que se impõem a quem tenta sobreviver nesse meio. O filme conta a viagem de três jovens na noite de Paris, os quais, após a morte de um amigo pela polícia, se envolvem em situações de violência extrema.




A INVEJA – “QUE TERIA ACONTECIDO A BABY JANE?”, 16-04

Envelhecida e alcoólica, Baby Jane, que fora uma estrela enquanto muito jovem, vive com Blanche, sua irmã, a qual, devido a um estranho acidente de carro que a deixa paraplégica, se vê obrigada a abandonar uma aclamada carreira de atriz, com cujos proventos comprou a mansão em que ambas vivem. Ao saber que a irmã planeia vender a mansão, internando-a num hospício, Baby Jane torna-se cruel e vingativa.




A PREGUIÇA – “AS FÉRIAS DO SR. HULOT”, 18-04

Ao procurar dias de descanso numa estância balnear, o Sr. Hulot desencadeia pelo seu comportamento algo bizarro uma sucessão de momentos hilariantes. A dimensão da preguiça é-nos sugerida pelo contexto de lazer em que se vão desenrolando os sketches que compõem a narrativa cinematográfica.




A SOBERBA – “O QUARTO MANDAMENTO”, 20-04

A história da família Ambersons tem como epicentro o filho de Isabel e de Wilbour Minafer, George, que se revela arrogante e intratável. Depois de Isabel ficar viúva, Eugene, rico industrial e com quem Isabel esteve para se casar, volta a pedi-la em casamento. Mas George tudo faz para impedir o namoro e acaba por arruinar a família.




A AVAREZA – “O LOBO DE WALL STREET”, 21-04

Inspirado na história real de Jordan Belfort, corretor na bolsa de Nova Iorque, o filme é o retrato da ganância, da ausência de escrúpulos e das ilicitudes cometidas, que o levaram a erguer um império financeiro, e dos excessos a que pode conduzir a avareza extrema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *