Academia Portuguesa de Cinema mantém Paulo Trancoso como presidente

Paulo Trancoso foi reeleito presidente da Academia Portuguesa de Cinema que anualmente entrega os prémios Sophia.

Paulo Trancoso, produtor reconhecido de filmes como Comboio Noturno Para Lisboa (2013) ou A Rainha Margot (1994) foi reeleito Presidente da Academia Portuguesa de Cinema para o triénio 2017/2019. A escolha advém das eleições para órgãos sociais do Estado que ocorreram na passada quarta-feira 5 de abril. Para além de Paulo Trancoso contam-se os nomes de Carla Chambel (atriz), José Carlos de Oliveira (realizador), Tony Costa (diretor de fotografia) e Vicente Alves do Ó (realizador) que também pertencem à direção.

Inês de Medeiros (atriz), Patricia Vasconcelos (diretora de casting) e João Cayatte (realizador) foram escolhidos para a mesa da Assembleia Geral e António Costa Valente (realizador), Maria do Carmo Moser (produtora) e Cláudia Lopes (produtora) para o Conselho Fiscal.

Luís Branquinho (Diretores de Fotografia), Quintino Bastos (Sonoplastas), Gonçalo Galvão Teles (Argumentistas), José Mazeda (Produtores), Helena Batista (Técnicos), Carmen Santos, Miguel Monteiro (Atores), Lauro António (Realizadores) e Maria Gonzaga (Figurinistas e Guarda-Roupa) integrarão ainda uma equipa de Comissão Consultiva com oito colégios de especialidade respetiva.

OS PRÉMIOS SOPHIA SÃO ENTREGUES PELA ACADEMIA PORTUGUESA

Paulo Trancoso

Vê ainda: Cartas da Guerra foi o grande vencedor dos Prémios Sophia

Relembramos que a Academia Portuguesa de Cinema é ainda bastante recente, tendo sido fundada juridicamente em meados de julho de 2011. Uma das suas funções é a entrega dos Prémios Sophia, que são os prémios anuais, a par do festival Caminhos do Cinema Português, mais importantes no cinema realizado no nosso país.

Outra das suas funções tem sido a escolha do filme pré-seleccionado para integrar a Lista de Filmes Pré-Nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, nomeação que Portugal nunca conseguiu na sua história.

Os últimos prémios Sophia foram entregues no mês passado e o vencedor foi o filme Cartas da Guerra com Miguel Nunes e Margarida Vila-Nova nos principais papéis.

Consulta também: Guia das Estreias de Cinema | Abril 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *