Agosto no teatro

Agosto no teatro: Lisboa

É sabido que agosto no teatro não é o melhor mês para o espectador: tal como a maior parte do país, as estruturas fecham para férias.

Apesar das novas temporadas apenas serem iniciadas em setembro, ainda é possível ir ao teatro no decorrer de agosto. Este mês há ainda a possibilidade de ir a uma das ruínas mais famosas da cidade de Lisboa assistir a uma nova roupagem dada a Shakespeare e a um espectáculo de marionetas para toda a família.

Fazemos a pesquisa, lemos, vemos e falamos sobre teatro. Tudo para que possamos sair de casa sem nos perdermos no barulho publicitário feito por uma mão cheia de espectáculos (fazendo com que nos esqueçamos de outros), ou simplesmente para sairmos da nossa zona de conforto.

Agosto no teatro promete o seguinte:

AGOSTO NO TEATRO | MACBETHS

Agosto no teatro: Macbeths
Macbeths

Macbeths não é Macbeth, embora também o seja. É uma peça-em-peças, construída com excertos de outros textos de Shakespeare, nomeadamente de Ricardo II, Otelo, Hamlet, Rei João, Como Queiram, Henrique V, e um ou outro soneto. Em Macbeths, o protagonista é o casal e a dinâmica de poder que geram uma superstição estúpida e uma perversa aliança amorosa. A história segue sobretudo o percurso desconhecido de Lady Macbeth – esse poço de equívocos e ineficácia – na sua vertigem para a salvação e a reposição da ordem. A peça constrói-se em três momentos: primeiro, o sonho do poder, plantado em ambos pela superstição de um destino superior; segue-se naturalmente o tédio e o pesadelo do poder, depois do assassinato do Rei Duncan, que leva Lady Macbeth ao remorso, Macbeth à orgia homicida – e o Casal à separação de facto. Enquanto Macbeth destrói, a Senhora procura minimizar os danos. O que acontece nos bastidores de Macbeth, quando Lady Macbeth desaparece do palco, é a matéria última do espectáculo.

De dia 1 a 4, de 7 a 11 e de 13 a 18 de agosto, às 21h30 nas Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo será apresentada a coprodução de Ar de Filmes e do Teatro do Bairro. Os bilhetes custarão 16€ (preço único) e o espectáculo será legendado em Inglês.




AGOSTO NO TEATRO | O SEGREDO DO CHÁ

Agosto no teatro: O segredo do chá
O segredo do chá

Uma releitura da cerimónia do chá em que o mestre, Rimpoche, Chajin o jovem aprendiz, e a fada do chá Ti, criam um universo, pondo luz na importância de uma convivência orgânica entre o ser humano e a natureza. Valorizam as infusões, seus distintos empregos e a aceitação da cultura estrangeira para se perceber o valor inestimável do património imaterial na relação humanidade-natureza.” O Segredo do Chá ” é um espetáculo onde a ancestral técnica de marionetas e sombras são postas em cena , é de livre inspiração no livro “O culto do chá” de Wenceslau de Moraes, humanista português exilado no Japão. O episódio “Betel e Areca” convida o espectador a refletir sobre austeridade neste mito etnobotânico vietnamita. Uma estória de amor entre gémeos que se apaixonam pela mesma bela jovem e se fundem com a natureza para eternizar esse amor.

Dia 11 e 18 de agosto, ambas as datas a um sábado, às 16h na livraria Ler Devagar. Os bilhetes para esta produção para toda a família da InsanaCena têm o custo de 5€

Que tal? Alguma destas sugestões te fará ir ao teatro no mês de agosto?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *