Trailer do filme sobre o poeta Al Berto

Alberto Raposo Pidwell Tavares um dos grandes poetas e uma das mais influentes figuras da literatura portuguesa da segunda metade do século XX vai ter o seu próprio filme. O filme terá o nome de Al Berto, pseudónimo pelo qual o poeta é conhecido.

Nasceu a 11 de janeiro de 1948 em Coimbra e apenas com um ano muda-se para Sintra. Frequenta a Escola António Arroio e a Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. É atraído pela arte, desde a escultura à pintura e obviamente à literatura.

Em Abril de 2015 a Câmara Municipal de Sines e a produtora Ukbar Filmes assinaram um protocolo. O compromisso foi feito. O município comprometeu-se a financiar 10 mil euros para o desenvolvimento de uma obra cinematográfica sobre o poeta. Esta não é a única homenagem de Sines ao poeta que tem também o seu nome dado à única escola secundária da zona.

Lê Mais: 9 Coisas que (possivelmente) Não Sabias Sobre Mulher-Maravilha

O cargo de realizador e argumentista estão na mão de Vicente Alves do Ó que fez obras como Quinze Pontos na Alma ou Florbela. Esteve presente na assinatura do protocolo e é um grande admirador do poeta. Já em 2015 o realizador disse que o filme ‘’estava na segunda fase de escrita’’. Deu também o seu parecer sobre Al Berto:

“Eu conheci o Al berto pessoalmente e cresci com ele porque somos ambos de Sines. Descrevo-o como uma personagem marginal, um homem fascinante, que sempre fez e disse sempre o que queria. O Al berto era uma pessoa maravilhosa e deliciosamente doido. Curiosamente a obra máxima chama-se “Medo” e eu nunca vi medo naquele homem. Existe uma identidade com a condição artística, a minha e a dele. Eu sou viciado em poetas. Em cinema quero fazer uma trilogia, depois da “Florbela”, vou fazer um filme sobre o Al berto e por fim um que conte a vida da Sophia de Mello Breyner Andresen.”

Trailer| Descobre quem é Al Berto

O filme deve estrear ainda este ano. Estamos curiosos, e por aí?



Sobre André Pisco