Atores que quase participaram no universo Star Wars

[tps_header]

É difícil de imaginar outros atores para interpretar as personagens mundialmente conhecidas e amadas do universo de “Star Wars”. Mas nem sempre os profissionais escolhidos para os papéis foram a primeira opção, como Harrison Ford.

[/tps_header]

Com 40 anos, a saga “Star Wars” já conta com nove longas-metragens e este mês estreia nas salas de cinema o décimo título da saga criada por George Lucas. Durante quatro décadas, centenas de atores fizeram audições para participarem nas dezenas de produções de “Star Wars”. Os profissionais que conseguiram os papéis viram as suas carreiras para sempre alteradas.

Apesar de ser impossível imaginar outros atores para interpretar as principais personagens do franchise, a verdade é que muitos profissionais não foram as primeiras escolhas dos realizadores.

Como, por exemplo, Harrison Ford. O “Indiana Jones” não estava originalmente na disputa para ser Han Solo, apenas foi contratado para auxiliar no processo de casting. No entanto mais tarde, George Lucas acabou por escolhê-lo para a personagem.

EIS OS ATORES QUE QUASE PARTICIPARAM EM “STAR WARS”


Star Wars

PAUL WALKER – ANAKIN SKYWALKER

Antes de Hayden Christensen ter sido escolhido para interpretar Anakin Skywalker nos Episódios II e III, muitos atores fizeram o casting e alguns chegaram mesmo a serem pensados para a personagem.

Um dos atores na corrida para o papel de Skywalker foi Paul Walker. Antes de norte-americano ter ganho fama com a série “Velocidade Furiosa”, Walker encontrou-se com o realizador de casting de “Star War” e fez uma audição, que foi submetida para ser avaliada para George Lucas.

No entanto, o realizador considerou Walker muito velho para ser Anakin Skywalker – o que faz sentido, uma vez que o ator era oito anos mais velho que Natalie Portman, cuja personagem tinha de ser alguns anos mais velha que Anakin.




 

Star Wars

ORSON WELLES – DARTH VADER

Na trilogia original, Darth Vader foi interpretado por dois atores. David Prowse foi o responsável por dar corpo à personagem, e também daria voz ao vilão se George Lucas não tivesse alterado à última hora o diálogo de Vader.

Na pós-produção, o realizador considerou que o sotaque forte West Country de David Prowse era muito acentuado para a personagem. Assim, foi James Earl Jones o homem escolhido para fornecer a voz icónica de Darth Vader.

Contudo, Jones não foi a primeira escolha de Lucas. O cineasta pretendia que Orson Welles fizesse a voz da personagem, porém percebeu que a voz de Welles era muito conhecida e que o público talvez não fosse capaz de distinguir a voz do ator da do personagem. Desta forma, James Earl Jones acabou por conseguir o papel.




Star Wars

KURT RUSSELL – HAN SOLO

Antes de Harrison Ford ter sido escolhido para dar vida a Han Solo, Kurt Russell esteve muito perto de interpretar o icónico papel.

Nos anos 70, Russell participou no casting para “Star Wars” e fez audições para os papéis de Luke Skywalker e Han Solo (filmagens que estão disponíveis na internet). Todavia, o ator retirou-se da corrida, antes de saber se tinha sido escolhido por George Lucas. Kurt Russell preferiu participar no programa de televisão “The Quest”.

Ainda hoje, o ator afirma que não se arrepende de ter saído da corrida para “Star Wars”. Na realidade, Russell acabou por conseguir uma carreira de 50 anos bem-sucedida, cujo último filme foi “Guardiões da Galáxia Vol.2”.




Star Wars

JODIE FOSTER – PRINCESA LEIA

Quando as audições para “Star Wars” surgiram, Jodie Foster ainda era uma adolescente, mas uma adolescente com uma carreira de atriz extensa. Foster fez a sua estreia quando tinha apenas três anos em “Coppertone Girl” e durante os anos 60 a atriz participou em várias produções da Disney.

Jodie Foster foi originalmente a primeira escolha de George Lucas para o papel de Princesa Leia. No entanto, devido a conflitos de agendamento – a atriz estava a filmar “Taxi Driver” na altura – Foster teve de recusar o papel.

Quando as filmagens de “Episódio IV – Uma Nova Esperança” começaram, Foster teria cerca de 14 anos, o que obrigava a uma nova abordagem para a personagem. Se achas que Leia a beijar o irmão é estranho, pensa positivo: com Foster no elenco, as coisas poderiam ter sido ainda mais assustadoras.




Star Wars

BENICIO DEL TORO – DARTH MAUL

Benicio Del Toro é uma das caras novas do mais recente filme de “The Last Jedi”, que chega este mês aos cinemas, porém o ator já podia ter-se estreado na saga no “Episódio I: A Ameaça Fantasma”, uma vez que foi escolhido para interpretar Darth Maul.

Originalmente, Darth Maul era uma personagem mais desenvolvida, com muito mais diálogo. No entanto, George Lucas optou por cortar a maioria das falas de Maul. Descontente com essa decisão, Benicio Del Toro decidiu sair do filme, e foi substituído por Ray Parks.




Star Wars

TUPAC SHAKUR – MACE WINDU

Esta escolha é, sem dúvida, uma das mais surpreendentes. Apesar de não ter sido confirmado, ao que tudo foi apontado Tupac Shakur foi considerado para o papel de Mace Windu.

Rick Clifford – um ex-engenheiro de som da Death Row Records – afirmou que, antes de morrer, Tupac tinha-lhe dito que fez uma audição para um novo filme de “Star Wars”. Se Shakur realmente fez o casting não se sabe, mas a personagem acabou por ser entregue a Samuel Jackson, depois da morte Tupac em 1996.




Star Wars

SYLVESTER STALLONE – HAN SOLO

Outra curiosidade surpreendente é o facto de Stallone ter feito o casting para a personagem de Han Solo. Antes da estrela de ação dos anos 80 ter ficado mundialmente conhecido por “Rocky”, Sylvester fez uma audição com o próprio George Lucas.

Em entrevista no programa “The Tonight Show with Jimmy Fallon”, Stallone contou que, no casting para Han Solo, o cineasta pareceu não gostar dele de imediato e nem sequer o olhou nos olhos. As vibrações ruins levaram Stallone a pôr fim à audição antes mesmo de começar. As “más vibrações” levaram a que Sylvester Stallone terminasse a audição antes de ter começado.




star wars

SAOIRSE RONAN – REY

Quando a Disney adquiriu os direitos de “Star Wars” começou a procura para encontrar atores para interpretar as novas personagens. Saoirse Ronan – estrela de “Expiação”, “Hanna” e “Brooklyn” – foi uma das atrizes pensadas para dar vida a Rey em “O Despertar da Força”. Porém a irlandesa saiu da corrida do filme de J.J. Abrams depois de ter revelado publicamente detalhes da sua audição.

Ronan confessou que se arrepende de ter divulgado a informação, afirmando em entrevista à The Playlist: “Eu simplesmente não deveria ter dito nada. Acabei de fazer uma audição, tal como muitos outros. Fingir que tens um sabre de luz numa cena é sempre muito emocionante. Seria ótimo. Mas é algo para o qual todos os outros se inscreveram”.




star wars

EDDIE REDMAYNE – KYLO REN

Recentemente, Eddie Redmayne parece não conseguir fazer nada de errado – se esquecermos “Ascensão de Júpiter”. Além de ter vencido o Óscar por “A Teoria de Tudo”, o britânico conseguiu uma nomeação aos prémios da Academia por “A Rapariga Dinamarquesa” e ainda recebeu críticas positivas pelo seu desempenho em “Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los”.

No entanto, ficção científica parece não ser o forte de Eddie Redmayne. Em entrevista a Uproxx, o ator afirmou que fez uma audição para “Despertar da Força”, porém o casting não correu como planeado:

“Em filmes que são top-secret, eles não te dão o diálogo real. Então eles deram-me uma cna de ‘Orgulho e Preconceito’, mas disseram-me que eu tinha de interpretar o vilão. Se tu fosses como eu, tu irias fazer uma voz ridícula. Foi um momento realmente hilariante. Foi Nina Gold, a quem eu tenho que agradecer porque me lançou em vários filmes, que estava lá sentada lá e eu estava a tentar repetidamente diferentes versões do meu tipo de voz de Darth Vader. Ao final de 10 tentativas ela perguntou-me: ‘Tu tens mais alguma coisa?’ E eu: ‘Não’”.




star wars

MICHAEL B. JORDAN – FINN

O protagonista de “Creed” revelou numa entrevista em 2013 que estava na corrida para vários projetos de alto nível, incluindo “Despertar da Força”.“Todos estão a tentar entrar neste projeto. Eles estão a tentar descobrir o que eles querem. Esta é outra franquia incrível. Veremos o que vai acontecer”, afirmou Michael B. Jordan.

Apesar de o ator nunca ter indicado para que personagem fez o casting, especula-se que tenha feito uma audição para Finn – que foi interpretado por John Boyega.




star wars

ELIZABETH OLSEN – REY

A irmã mais nova das gémeas Olsen confessou ser uma super-fã de “Star Wars” em várias entrevistas e eventos. Elizabeth Olsen chegou até a chorar na passadeira vermelha da antestreia de “Capitão América: Guerra Civil” quando viu Mark Hamill.

Em lágrimas também poderá ter ficado a atriz depois de ter recebido o convite de JJ Abrams para o casting para a personagem de Rey, em “Despertar da Força”, quando já tinha aceite o papel de Scarlet Witch no Universo Cinematográfico da Marvel.




star wars

ROONEY MARA – JYN ERSO

A atriz nomeada ao Óscar por “The Girl with the Dragon Tattoo” esteve na corrida para interpretar a protagonista do spin-off “Rogue On”. Rooney Mara chegou a encontrar-se com o realizado Gareth Edwards para discutir o papel. Porém, a norte-americana acabou por recusar enviar uma audição devido à quantidade de trabalho a que já estava comprometida.

“Encontrei-me com o realizador e eu gostei realmente dele, mas acabei por não ler o guião. Eu estava a trabalhar e não era certo para mim, então eu decidi não ler. Estava em gravações, a trabalhar durante semanas e era impossível para mim”, disse Mara à Deadline.




star wars

AL PACINO – HAN SOLO

Quando o casting para “A New Hope” começou, em 1975, Al Pacino já tinha construído o seu nome como um dos melhores atores de Hollywood. Conhecido pelos seus papéis em “O Padrinho”, “Serpico” e “Um Dia de Cão” – filme que lhe valeu a sua quarta nomeação ao Óscar.

George Lucas enviou o argumento de “Star Wars” a Pacino, mas o ator recusou a longa-metragem, confessando à MTV que teve dificuldade em perceber a história: “Eu lembro-me de não o entender [o guião] quando o li. Eu estava em ‘O Padrinho’. Eles não se importavam se eu era o correto ou errado para o papel”.




star wars

LEONARDO DICAPRIO – ANAKIN SKYWALKER

No final dos anos 90, Leonardo DiCaprio era “o rei do mundo” graças aos sucessos de “Romeu + Julieta” e “Titanic”.

Devido ao seu sucesso, George Lucas contactou DiCaprio para perceber o interesse do ator em dar vida a Anakin Skywalker nos Episódios II e III. Porém o norte-americano recusou o papel, confessando não estar pronto para assumir um projeto tão grande.




star wars

MICHAEL JACKSON – JAR BINKS

O “Rei do Pop” não esteve quase em “Star Wars”. Michael Jackson queria estar mesmo na saga. E para interpretar a personagem menos querida de todo o universo – Jar Jar Binks.

Michael Jackson queria desesperadamente interpretar a personagem com recurso a efeitos especiais e maquilhagem protética. Porém George Lucas acabou com o fim do sonho de MJ ao decidir criar Binks através de CGI.

No entanto, o cineasta não contou pessoalmente ao cantor a sua decisão. Preferiu levar Ahmed Best – ator que dá corpo e voz a Jar Jar – aos bastidores de um concerto de Michael Jackson e apresentar Best como “Jar Jar”, com o objetivo que o cantor tenha percebido a ideia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *