Atualização de Street Fighter V no PC causa potenciais riscos de segurança

A Capcom volta a fazer má figura com uma versão do Street Fighter V que torna os PCs vulneráveis a malware.

Oh pobre Capcom. Velha amiga de infância para tantos jogadores que cresceram com jogos como Megaman, Darkstalkers, Resident Evil, Marvel Vs Capcom, Phoenix Wright e, obviamente, Street Fighter. Outrora considerada um dos pilares dos videojogos, agora pelas ruas da amargura após um período de instabilidade financeira, a companhia nipónica tem tentado reestabelecer o seu bom nome. No entanto Street Fighter V, o mais recente título da sua mítica saga de jogos de luta, tem sido uma desilusão atrás da outra.

Lê também: Debandadas de jogadores de Pokémon GO em Tóquio obrigam à intervenção da polícia

Começando pelo lançamento do jogo em si, as críticas e as vendas durante os primeiros dias do jogo (geralmente o período mais importante para determinar o sucesso de um jogo) ficaram muito aquém das expetativas. Com problemas de servidores constantes e uma quantidade raquítica de conteúdo, Street Fighter V não conquistou a simpatia nem dos críticos profissionais nem do público em geral, pelo que o jogo já não começou de forma alguma com o pontapé direito. Seguidamente, o prometido apoio com novas atualizações para expandir o jogo ao longo dos meses seguintes também deixou muito a desejar, levando a que a falta de conteúdo jogável não deixasse de ser uma constante. E finalmente, na grande atualização de Setembro, foi o descalabro total.

Esta atualização prometia ser algo de fenomenal. Não só marcava a chegada do temível Urien, um personagem bastante popular que já não viamos desde o Street Fighter 3, mas também incluía a introdução de desafios diários e (finalmente!) um modo Vs. CPU. Mas, para além da desilusão dos desafios diários serem na verdade semanais (?) e do modo Vs. Cpu não colmatar a falta de um modo Arcade, ainda havia uma surpresa desagradável à espera: a introdução de um rootkit no sistema operativo dos utilizadores.

Street Fighter V

Para os menos versados nesta terminologia, um rootkit é basicamente um tipo de software que permite a um intruso mascarar a sua presença dentro do sistema operativo e ter acesso aos ficheiros do computador ao mesmo nível que o administrador do PC. Aparentemente a instalação deste ficheiro deveu-se a uma tentativa por parte da Capcom de instalar um “sistema anti-batota”, mas o resultado final foi que qualquer jogador que tenha meramente tentado iniciar o jogo (algo que se tornou impossível para muitos utilizadores após esta atualização) acabava com um ficheiro chamado “capcom.sys” instalado no seu sistema, o qual poderia ser usado por software malicioso para conseguir ter acesso ao computador.

Lê também: Dead or Alive introduz realidade virtual na série juntamente com assédio sexual

Eventualmente a Capcom viria a lançar uma nova atualização com todo o conteúdo mas sem o rootkit, mas convém realçar que esta atualização não remove o ficheiro para aqueles que ainda o tenham no seu sistema. A todos os nossos leitores que tenham lançado o Street Fighter V nos seus PCs entre os dias 22 e 24 de Setembro, recomendamos que consultem esta página para confirmarem se têm ou não o ficheiro nos vossos computadores e como o podem remover caso o tenham.

E a árdua tarefa de tentar a todo o custo gostar do Street Figther V apesar dos esforços da Capcom para conseguir o efeito contrário continua.


 


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *