Battlefield Hardline (PS3) | Análise

 

 battlefield  

  • Editora: Electronic Arts
  • Produtora: DICE
  • Plataformas: PS4

 

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Battlefield Hardline é o regresso de uma série que tem tido os seus altos e baixos. Agora, Battlefield prepara-se para seguir um novo caminho para voltar a conquistar os seus fãs. A MHD testou a versão PS3 e foram umas horas bem passadas!

Com cerca de 9 horas de campanha, Battlefield Hardline traz vários conceitos novos. Agora somos policias e não militares e a grande diferença está nesta base, pois poderemos usar o nosso distintivo para levar um inimigo à rendição, tal como teremos de nos infiltrar muitas vezes em campanhas stealth.

A adição de mostrarmos o nosso distintivo e ele ter o efeito desejado é muito interessante, apesar de por vezes estar algo exagerado. O conceito base é surpreender o nosso inimigo e ao verem quem somos, renderem-se, poupando-nos muitas preocupações. A questão é que umas vezes funcionam bem, com a rendição a fazer sentido, noutras podemos estar sozinhos contra 4 ou 5 inimigos (melhor armados do que nós) e eles renderem-se na mesma. É verdade que gostámos do facto de ser imprevisível, porque por vezes estamos apenas contra um inimigo e ele ataca-nos na mesma. É bom nunca saber se o inimigo se rende, mas contra 4 ou 5 ao mesmo tempo tal não deveria acontecer com frequência.

battlefield

Esta adição leva-nos para a parte stealth do jogo. Claro que podemos continuar a avançar aos tiros, mas seremos recompensados se tivermos uma postura mais stealth, capaz de evitar o caos, ficando sempre à nossa escolha prender ou matar. Um factor bem conseguido é o design dos mapas, que nos dão várias possibilidades, seja qual for a nossa postura, com espaços abertos para tiroteios e outros mais fechados para stealth, e com isto o jogo raramente nos obriga a usar apenas um método.

A nossa própria evolução, enquanto personagem, depende da nossa forma de jogar, e iremos desbloquear algo dependendo dos número de mortes e de prisões que iremos fazendo. A isto alia-se um inteligente trabalho de equipa, essencial neste jogo, quer seja num tiroteio, numa missão stealth ou numa fuga de algum local. Battlefield é cada vez mais um jogo de cooperação e aqui demonstra-o.

Esta versão PS3 consegue oferecer bons gráficos, mas sem nunca deslumbrar. O foco de Battlefield Hardline está na nova geração de consolas, e esta versão recente-se. No entanto, não sentimos quebras e os detalhes nos cenários são interessantes. Na parte gráfica o nosso destaque vai para os movimentos das personagens e as suas expressões faciais, que estão a um bom nível e que se alia a um muito bom trabalho de vozes. Aliás, toda a parte sonora de Battlefield Hardline está muito boa, com efeitos sonoros de topo para esta versão PS3.

Battlefield-Hardline-

Outro aspeto interessante é a sua história, com momentos cómicos e personagens bem criadas, que nos levam a construir uma ligação entre personagens e jogador que raramente acontece neste género. É verdade que o enredo em si não deslumbra, nem o tenta fazer, mas as personagens dão um toque de qualidade assinalável.

A seguir à campanha resta-nos um viciante multiplayer, coeso, diversificado e que facilmente agradará à grande maioria dos jogadores. Battlefield Hardline esforça-se para não cansar os seus jogadores com momentos repetitivos e o multiplayer é essa face. A ação é constante e inteligente e vários modos novos levam-nos a continuar a jogar, com especial destaque para muitos modos multiplayer em que os veículos ganham uma grande importância e que nunca se tinha visto de forma tão óbvia nesta série.

Battlefield Hardline puxa a série por um novo caminho que poderá dar resultados. Viciante, diferente, apenas falta algo nesta versão para as anteriores consolas que o torne muito bom. É um jogo coeso, equilibrado, em que não se destaca nenhum fator principal. Claramente virado para o multiplayer, este é um produto de comunidade e as fortes vendas que tem tido comprovam que será jogado durante muito tempo tanto na atual geração como neste em que jogámos. É esse o seu trunfo e foi assim que recuperou os seus fãs.

 

Pontos fortes:

  • Bom trabalho sonoro
  • Momentos cómicos
  • Multiplayer variado e com grande destaque para a condução de veículos
  • Abordagem stealth

Pontos fracos:

  • Em nenhum factor consegue ser deslumbrante

 

Hardware usado pela MHD para teste de jogos:

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma

LP

 

Lê Também:   Estes são os mais recentes jogos a chegar ao catálogo da PlayStation Plus em abril

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *