Castle Rock

Castle Rock, referências à obra de Stephen King

[tps_header]

O mundo de Stephen King encontrou-se com J.J. Abrams, Sam Shaw, e Dusty Thomason, e desta união nasceu “Castle Rock”. A série já estreou e o que não faltam são referências às obras literárias, misturado com novos elementos. Se és fã de Stephen King, desafiamos-te! Será que reparaste em todas estas referências? (artigo em atualização).

[/tps_header]

castle rock

CASTLE ROCK

Ora para um universo povoado por personagens de King não poderia faltar uma cidade bem conhecida dos fãs. Castle Rock é o pano de fundo de livros como “The Dead Zone” (1979), “Cujo” (1981), “The Dark Half” (1989), “Needful Things” (1991), e mais recentemente de “Gwendy’s Button Box” (2017), escrito por King em conjunto com Richard Chizmar.




castle rock

CRÉDITOS INICIAIS

Claro que não poderiam faltar algumas referências na abertura da série e estas incluem menções a títulos como “The Shinning” (1977), “It” (1986), “Misery” (1987) e “The Green Mile” (1996).




castle rock

UM CÃO RAIVOSO E UM JORNAL CURIOSO

Entre os mil e quinhentos infortúnios que já aconteceram na amaldiçoada Castle Rock, um dos jornais no escritório de Lacey menciona um cão raivoso responsável por várias mortes, alguns anos antes. Este animal pode muito bem ser o cão de “Cajo” (1981), livro que venceu o British Fantasy Award em 1982. Igualmente no escritório da administradora temos a notícia de um lojista desaparecido após um incêndio, referindo “Needful Things” (1991), e a notícia de que uma pista anónima terá ajudado um caso, mencionando levemente “Stand by Me” (1986), filme inspirado no livro “The Body” (1982).




castle rock

JACKIE TORRANCE, A DESCENDÊNCIA DE THE SHINNING

Numa das cenas de “Castle Rock”, Jackie Torrance menciona que o seu tio matou a família num resort de ski de luxo. Com alguma atenção rapidamente reconhecemos a história de “The Shining” assim como o seu próprio nome, Jackie Torrance, diretamente ligado ao do protagonista Jack Torrance.




castle rock

THE DARK TOWER

Adaptado há pouco tempo para o grande ecrã, “The Dark Tower” é uma série que começou a ser publicada em 1998, tendo terminado apenas em 2004. A história segue um pistoleiro na sua procura por uma torre negra capaz de destruir o mundo, misturando os géneros do terror, da fantasia, e do Western. Um dos elementos mais importantes da obra é o 19, um número cósmico, que aparece subtilmente em “Castle Rock” logo nas primeiras cenas, que se passa em 1991.




castle rock

ALAN PANGBORN

O xerife de Castle Rock não é estranho dos fãs de King. Alan Pangborn é o protagonista de “Needful Things” (1991), livro adaptado ao grande ecrã em 1993 por Fraser C. Heston, tendo sido muito mal recebido pelos críticos. A personagem faz ainda uma aparição em “The Dark Half” (1989), obra adaptada ao cinema em 1993 por George A. Romero e que conta com Michael Rooker no papel do xerife.




castle rock

SHAWSHANK

Leo Tolstoy foi e ainda é uma inspiração para muitos artistas e Stephen King não é excepção. O conto “God Sees the Truth, But Waits” serve de base para a novela de King, “Rita Hayworth and Shawshank Redemption” (1982) e não é preciso dizer mais nada! “The Shawshank Redemption” é um dos filmes que qualquer cinéfilo não pode deixar de ver, tendo sido nomeado para sete Óscares, incluindo para melhor filme.

Apresentado a muitos pela obra do realizador Frank Darabont, o universo do filme regressa ao ecrã agora através da sua prisão, na qual acontece grande parte da ação da primeira parte da série. Outras menções à obra incluem o nome do administrador da prisão, Samuel Norton, e o carvalho branco onde Andy Dufresne esconde a pista sobre o seu paradeiro.




castle rock

LEANNE CHAMBERS E VINCE DESJARDINS

Provavelmente já não te recordas deste nome mas Leanne Chambers foi a mulher acusada de matar o seu marido, acabando condenada à pena de morte apesar do esforço de Henry Deaver. Esta personagem é a ligação a duas das obras de King, nomeadamente, “The Body” (1982) e “The Green Mile” (1996). O marido de Leanne, Richard Chambers aparece no livro “The Body”, irmão de Chris Chambers. Já Leanne em si, ainda que seja uma estranha, acaba por ter uma morte bastante terrível ao acordar da “injecção da morte”, lembrando uma das cenas de “The Green Mile”.

Por falar em “The Body”, para além da eventual esposa de Richard Chambers, a série conta ainda com a presença de outro dos membros do gangue, Vince Desjardins, o homem misterioso que vive junto ao local onde Henry desapareceu.




castle rock

UM CEMITÉRIO BEM VIVO

Numa das noites em que Henry chega a casa, ele encontra Alan a fazer um buraco no jardim para tentar desenterrar um cão de estimação que morrera anos antes mas que Ruth acredita estar a vaguear pela rua. Este momento lembra mais um livro de King, nomeadamente, “Pet Sematary” de 1983. Se estiverem curiosos, a obra conta também como uma adaptação cinematográfica homónima e realizada por Mary Lambert em 1989.




castle rock

THE MELLOW TIGER

Este bar já foi palco de vários encontros até agora e a sua importância não poderia ser somente aleatória. O bar em questão faz parte do mundo de “Needful Things” (1991).




castle rock

CHILDREN OF THE CORN

Na busca por “medicação”, Molly encontra um grupo de crianças aterradoras que lembram as de “Children of the Corn”, um conto lançado em 1977.




FRANK DODD

castle rock

O estrangulador de “The Dead Zone” (1979) faz algumas aparições em “Castle Rock”. Primeiro através de um dos jornais no escritório de Lacey e, mais tarde, quando Molly está a mostrar uma das suas casas a possíveis compradores. A personagem está desesperada por mais uma venda e quando os visitantes descobrem que alguém morrera na casa, Molly rapidamente deixa escapar que na sua casa morreu um estrangulador mas que ainda assim ela dorme que nem um bebé.




castle rock

O HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DE JUNIPER HILL

Esta instituição, cujo fim quase chega em “Castle Rock”, já foi mencionada em inúmeros livros como “It” (1986), “Needful Things” (1991), “Bag of Bones” (1998), e “11/22/63” (2011), entre muitos outros.

Ficamos à espera de saber quais os mistérios da série e quais as próximas referências! Que outras obras gostarias de ver mencionadas?

[tps_footer]

Lê Também:   Top 30 melhores séries segundo o Metacritic

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *