Dead Space 3 (PS3) em análise

 

 dead space 3 capa  

  • Editora: Electronic Arts
  • Produtora: Visceral Games
  • Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, PC

 

Classificação 

[starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

 

Quando surgiu o primeiro Dead Space, o público voltou a olhar para o género survival-horror como algo que poderia ter qualidade. Tal deveu-se principalmente ao facto de outras sagas do género abandonarem essa identidade e tornarem-se em jogos de ação. Poderá Dead Space 3, continuar a provocar aquele arrepio nas costas que o seu antecessor tantas vezes conseguiu?

Enredo: É, indiscutivelmente, o ponto mais fraco do jogo. Se forem dos jogadores que não ligam muito à história, conseguirão jogar este jogo sem se preocuparem com o pouco enredo que  tem mas, para quem procure também uma boa história, este é o ponto em que Dead Space 3 falha. As missões não apresentam grande conteúdo de história e algumas tornam-se repetitivas. Junta-se a isso algumas personagens que não ficam na memória e vários momentos que parecem forçados. Não interpretem mal estas palavras, pois a história não é má, apenas não está ao nível do jogo.

dead space 3 imagem 1

Jogabilidade: O primeiro ponto a focar é a liberdade que agora nos é oferecida com as armas do jogo. Podemos desmontar, quase peça a peça, alterar, criar… são centenas de combinações possíveis no nosso arsenal que influenciam a jogabilidade. A forma como o combate se desenrola está bem conseguido, dentro do que a série nos habituou, sempre com um ritmo que explode de um momento para o outro e nos obrigará a destruir tudo o que mexe. De realçar ainda que graças às combinações possíveis no nosso arsenal, o jogo torna-se mais estratégico, e muitos irão gostar!

Gráficos: Como já devem ter reparado, damos uma elevada pontuação ao trabalho gráfico apresentado em Dead Space 3. No entanto devemos explicar que, em termos técnicos, os gráficos são bons mas não maravilham. Já o mesmo não podemos dizer da vertente artística. Frequentemente somos brindados com cenários de enorme beleza e variedade, quer seja um pôr do sol atrás de um planeta para o qual viajamos, quer seja olharmos para um planeta que orbita noutro. Acreditem que em algum momento, pararão a vossa personagem e ficarão simplesmente a ver os cenários que vos rodeiam. Para além disto, todas as naves, cidades e natureza, apresentam um design muito bem conseguido, tornando este jogo numa verdadeira experiência cinematográfica em alguns momentos.

Lê Também:   Palworld revela nova atualização direcionada aos fãs de Pokémon

dead space 3 imagem 2

Som: É o grande trunfo deste jogo. Excelentes efeitos sonoros, muitas vezes nos momentos mais inesperados, e uma banda sonora que nos deixará com o coração a bater mais rápido. Usem um bom sistema de som ligado à vossa consola e preparem-se para saltar com aquele barulho que rasga o silêncio quando estamos envoltos em escuridão.

Agora falemos do jogo em si: Dead Space 3 é um bom jogo, mas infelizmente perde alguma da identidade da série, sendo agora para um público mais vasto. Se antes tínhamos em Dead Space 2, um jogo que nos faria morrer de susto várias vezes e rezar para que não existissem mais monstros, Dead Space 3 é um jogo muito mais virado para a ação. Isto vê-se em pequenos pormenores que acabam por alterar bastante o jogo: em primeiro lugar, ao contrário do jogo anterior, em que nos sentíamos indefesos em muitos momentos (contando todas as munições que tínhamos), agora o enorme arsenal e as muitas munições que vamos encontrando, deixam-nos mais descansados, pois não temos de gerir recursos (armas ou remédios) e nunca seremos apanhados apenas com uma faca para matar algo bem maior do que nós.

Outro ponto que nos deixa mais calmos é termos, na grande maioria do jogo, um personagem connosco e, por estranho que isto pareça, ter ao nosso lado uma personagem, mesmo que controlada pela IA, dá algum conforto.

Se procuram um jogo que vos faça tremer, Dead Space 3 não terá o impacto do anterior. Já os que antes não apreciavam os calafrios que a série nos dava, agora têm aqui uma oportunidade para jogar um excelente jogo de ação que vos fará saltar do sofá algumas vezes. Sangrento e cheio de ritmo, devemos ainda realçar que a enorme variedade de armas fará cada um jogar esta campanha de forma diferente, por isso, se repetirem o jogo, estarão perante uma nova experiência se não repetirem as mesmas combinações.

Lê Também:   Palworld revela nova atualização direcionada aos fãs de Pokémon

dead space 3 imagem 3

São muitas as viagens pelo espaço e também os momentos em que teremos de nos movimentar em gravidade zero, e estes momentos são muito interessantes. O modo co-op está bem implementado e dá um novo fulgor em certos momentos da história, que apresenta ainda várias missões secundárias que devem ser jogadas e que aumentam bastante a longevidade.

De realçar ainda a evolução da própria personagem a nível de atributos. Podemos alterar o fato várias vezes durante o jogo, e torna-se viciante conseguir criar o melhor fato possível! Para os mais puristas fica ainda um conselho: se dominaram os anteriores jogos da saga, o nível normal de dificuldade não será grande desafio. Comecem no nível mais alto e terão uma experiência muito melhor!

Resumindo: Dead Space 3 é um excelente jogo de ação, com um excelente ambiente sonoro, frenéticas batalhas e cenários de nos fazer parar e simplesmente olhar. Agradará a um público mais vasto mas agradará menos aos grandes fãs da série, que quereriam em Dead Space 3, um jogo que lhes tirasse o sono e os fizesse gritar quando menos se esperava.

 

Pontos fortes:

  • Efeitos e banda sonora de grande nível
  • Grande qualidade artística dos cenários
  • Muitas combinações para fato e armas, fazem com que repetir o jogo seja uma experiência nova

Pontos fracos:

  • A história não está ao nível do jogo
  • Para os fãs da série, este jogo não causará tantos arrepios, pois é muito mais virado para a ação
  • No nível médio de dificuldade não existe a sensação que a qualquer momento algo poderá correr mal. Aumentem a dificuldade!

LP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *