Festival CineEco Seia | Programação Completa

Conhece a programação completa do CineEco que se realiza em Seia, de 14 a 21 de outubro, e que é o único festival de cinema em Portugal dedicado à temática ambiental. 

O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela está de regresso para mais uma edição! Um dos festivais de cinema do ambiente mais antigos do mundo (começou em 1996) dá início a mais uma edição já a partir deste sábado, dia 14 de outubro, em Seia. O festival decorre até ao dia 21 e aproveita-se das alterações climáticas para a sua temática desde ano, “Tudo pode mudar: Oceanos, Clima e Economia”.

A programação completa do CineEco conta com 100 filmes na competição oficial que provém de 25 países distintos, para além dos muitos documentários, longas-metragens e outras tantas curtas. O espaço onde decorre o festival volta a ser a Casa da Cultura de Seia.

[tps_start_button label=”CLICA para conheceres algumas das nossas recomendações!” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]

Poster do Festival CineEco

CineEco

O CineEco 2017, e organizado como habitualmente pelo Município de Seia sendo este ano reforçado pela valorização dos recursos naturais preconizada pelo Festival iNATURE Serra da Estrela e que estará bem patente as atividades paralelas do Festival.

O CineEco integra ainda a lista da Green Film Network, plataforma de 40 festivais, sendo igualmente membro fundador.

A programação completa pode ser consulta aqui. Em baixo, começa os filmes da semana do CineEco, que considerámos importante salientar.




SÁBADO, 14 de outubro – Os Lobos 21h30 – ABERTURA OFICIAL

CineEco

Filme de Abertura que contará com música ao vivo, do pianista Nicholas McNair. Serra da Cabreira. Uma aldeia dominada pela tradição patriarcal: a mulher ocupa-se das lidas do lar ou recolhe lenha; o homem vela pelos rebanhos ou abate árvores de que fará carvão.
Após cumprir pena por crime passional, um marítimo chega àquelas paragens, convertendo-se em elemento de fascínio e desagregação da estrutura arcaica…

Se este filme te interessa, então…




DOMINGO, 15 de outubro – A Idade das Consequências, 21h30

CineEco

Este filme é um misto de “Estado de Guerra”, de Kathryn Bigelow (2010) e “Uma Verdade Inconveniente” (2006), o primeiro documentário de Al Gore. “A Idade das Consequências” investiga como a mudança climática afeta a escassez de recursos, a migração e o conflito, através da lenta da segurança nacional dos EUA e da estabilidade global. Seja uma vulnerabilidade a longo prazo ou a um choque súbito, o filme mostra como a escassez de água e alimentos, o clima extremo, a seca e o aumento do nível do mar funciona como aceleradores da instabilidade e catalisadores de conflitos. Sem restrições, essas ameaças e riscos continuarão a crescer em escala e com frequência, com graves implicações para a paz e a segurança do século XXI.




SEGUNDA-FEIRA, 16 de outubro – O Poder do Amanhã 21h30

CineEco

Este filme é a história de três comunidades muito diferentes que vivem em Gaza, na Colômbia e na Alemanha e as suas respostas face às crises ambientais e económicas que enfrentam.




TERÇA-FEIRA, 17 de outubro – Coros do Anoitecer 21h30

CineEco

Vamos acompanhar o compositor eco-acústico, David Monacchi, na sua busca para registar uma paisagem sonora pura e contínua em 3D, no mundo distante e esquecido das florestas tropicais equatoriais.




QUARTA-FEIRA, 18 de outubro – Uma Verdade (Mais) Inconveniente 21h30 – ANTESTREIA NACIONAL

CineEco

Ao longo do filme seguimos novamente Al Gore em périplos pelo mundo, alertando para as alterações e para as formas de a combater. Mostrando-nos como tinha razão há 10 anos, quando o chamaram de “catastrofista militante”. Infelizmente, hoje o tema virou “politiquice” em tantos países, incluindo o seu, motivo pelo qual tantas descobertas científicas, novos dados e evidências ou o consenso entre a comunidade caiem em saco roto. E estes alertas perdem-se precisamente junto daqueles que mais precisavam de ouvir “a verdade”. Para os outros, Al Gore e o documentário procuram passar uma mensagem positiva: a humanidade tem já as armas que necessita para combater o aquecimento global e essas armas podem e serão utilizadas. Quem o diz é o “optimista militante”, que acredita claramente num melhor amanhã. Apesar dos políticos.

Se este filme te interessa, então…




QUINTA-FEIRA, 19 de outubro – Os Burros Mortos Não Temem Hienas 21h30

CineEco

As terras agrícolas são o novo ouro verde. Esperando importantes receitas de exportação, o governo da Etiópia aluga milhões de hectares de terras agrícolas a investidores estrangeiros. Mas o sonho da prosperidade tem um lado sombrio onde o Banco Mundial desempenha um papel muito questionável. Este filme investiga a expropriação de terras e o seu impacto na vida das pessoas. Perseguindo a verdade, vamos encontrar investidores, burocratas do desenvolvimento, jornalistas perseguidos, ambientalistas em dificuldades e agricultores desalojados e privados das suas terras.




SEXTA-FEIRA, 20 de outubro – Tábuas com História 18h

CineEco

Maria Duarte (Marta Nunes) atriz e professora de teatro de Portugal recebe a notícia de que tem de ser operada outra vez. Cheia de incertezas sobre a vida, inicia uma jornada à procura de uma resposta para o seu futuro. Na trajetória, conhece na vila de Tabuaço Matias (Beto Coville), um brasileiro que dirige uma companhia de teatro que está prestes a ser encerrada. Maria decide então entrar na luta para impedir o fim do grupo de teatro.




SÁBADO, 21 de outubro – A Tartaruga Vermelha 11h

CineEco

Através da história de um homem naufragado numa ilha tropical habitada por tartarugas, caranguejos e pássaros, o filme “A Tartaruga Vermelha” relata os principais marcos na vida de um ser humano. Nomeado para o Óscar de Melhor Filme de Animação, “A Tartaruga Vermelha”, de Michael Dudok de Wit é o filme de encerramento do CineEco.

Se este filme te interessa, então…

Não percas a oportunidade de ir ao Festival CineEco. Conhece o catálogo do programa aqui. Uma oportunidade única de juntar a experiência cinematográfica a uma das mais fascinantes paisagens do nosso país. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *