Festival de Cannes 2018: Cartaz com um beijo do Godard

O novo cartaz do Festival de Cannes 2018, é mais uma vez uma extraordinária obra de design e ilustração, que apresenta uma  poderosa imagem de uma mulher e um homem envolvidos num beijo apaixonado, tirado do filme “Pedro, o Louco’, de Jean-Luc Godard.

O cartaz do 71º Festival de Cannes, da  autoria de Flore Maquin, é tirado do filme “Pedro, o Louco” (1965), de Jean-Luc Godard, — espera-se novo filme do veterano realizador na Selecção Oficial 2018 — um homem (Jean-Paul Belmondo) e uma mulher (Anna Karina), beijando-se apaixonadamente e, inspirado na obra do fotógrafo de cinema Georges Pierre (1927-2003). Este  grande fotógrafo imortalizou a rodagem de mais de cem filmes sobretudo de produção francesa, numa carreira de mais de 30 anos que começou em 1960 com os cineastas da ‘nouvelle vague’, Jacques Rivette, Alain Resnais, Louis Malle. Mais tarde, George Pierre trabalhou com os realizadores Robert Enrico, Yves Robert, Claude Sautet, Bertrand Tavernier, Andrzej Żuławski, Andrzej Wajda e, claro, com  o ‘mestre’ Jean-Luc Godard.

Georges Pierre fundou ainda a Association des Photographes de Films, uma instituição encarregada de defender os direitos autorais dos fotógrafos de cinema.

71º Festival de Cannes
Cate Blanchett é a Presidente do Júri Oficial do 78º Festival de Cannes.
Lê Também:
Nuno Sena | IndieLisboa 2018: e a diferença para os outros festivais!

O cartaz em si é o trabalho da designer gráfica Flore Maquin, inspirado na cultura pop com traços do digital. Este ilustrador de 27 anos combina o desenho, pintura e arte digital num mundo vibrante e colorido, como o apresentado neste fabuloso cartaz. Apaixonada pelo cinema, Maquin trabalha normalmente com a Universal Pictures, a Paramount Channel, a Europacorp, a Wild Side e a Arte, revisitando ou criando alternativas para cartazes de filmes (www.flore-maquin.com), em cartaz.

71º Festival de Cannes
O actor e realizador Édouard Baer será o apresentador e mestre de cerimónias.

O cartaz e as assinaturas deste ano fora criadas ainda pelo designer Philippe Savoir (Filifox)/www.filifox.com. Com o multifacetado actor e realizador Édouard Baer como mestre de cerimónias e Cate Blanchett como Presidente do Júri, o Festival de Cannes 2018, começará na terça-feira, 8 de maio, e anunciará a sua programação amanhã quinta, 12 de abril.

JVM

José Vieira Mendes

Jornalista, crítico de cinema e programador. Licenciado em Comunicação Social, e pós-graduado em Produção de Televisão, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É actualmente Editor da Magazine.HD (www.magazine-hd.com). Foi Director da ‘Premiere’ (1999 a 2010). Colabora no blog ‘Imagens de Fundo’, do Final Cut/Visão JL , no Jornal de Letras e na Visão. Foi apresentador das ‘Noites de Cinema’, na RTP Memória e comentador no Bom Dia Portugal, da RTP1.  Realizou os documentários: ‘Gerações Curtas!?’ (2012);  ‘Ó Pai O Que É a Crise?’ (2012); ‘as memórias não se apagam’, ( 2014). Foi programador do ciclo ‘Pontes para Istambul’,(2010),‘Turkey: The Missing Star Lisbon’, (2012) Mostras de Cinema da América Latina 2010 e 2011, 'Vamos fazer Rir a Europa', 2014 e Mostra de Cinema Dominicano, 2014 e Cine Atlântico, Terceira, Açores. É o Director de Programação do Cine’Eco- Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela desde 2012. É membro da FIPRESCI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *