Festival San Sebastian com três filmes portugueses

O Festival de Cinema de San Sebastian decorre durante esta semana em Espanha  e conta com três filmes portugueses em competição.

A 65.ª edição do festival de cinema basco teve início ontem, dia 22 de setembro. A abertura ficou a cargo do realizador alemão Wim Wenders que apresentou o seu mais recente trabalho. “Submergence”, protagonizado por Alicia Vikander (“Ex-Machina“) e James McAvoy (“Fragmentado“), é um thriller ambientalista com toques românticos. Vikander é uma cientista que tenta comprovar a origem da vida nas profundezas do mar, quando conhece, por acaso, um espião que combate o extremismo islâmico (McAvoy).

Relativamente às produções nacionais, “Spell Reel”, de Filipa César, e “Flores”, de Jorge Jácome, estão em competição numa secção dedicada “às propostas cinematográficas mais variadas, surpreendentes e apetecíveis do ano”.

Lê Também:   Calendário | Festivais de Cinema 2017

“Spell Reel” é a primeira longa-metragem de Filipa César, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em fevereiro. O filme utiliza imagens de arquivo da guerra da independência da Guiné-Bissau, para explorar como estes registos influenciam a criação e legado da história de um país.

A curta-metragem de Jorge Jácome foi distinguida em maio no IndieLisboa. “Flores imagina o arquipélago dos Açores destruído por uma praga de hortênsias.

A estes dois filmes junta-se ainda a curta-metragem “De madrugada”, de Inês de Lima Torres. Esta produção está integrada na competição do Encontro Internacional de Cinema de Estudantes, um programa paralelo do festival espanhol.

O Festival San Sebastian termina no dia 30 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *