Game Of Thrones: Quem quer ser Azor Ahai?

[tps_header]

Com o fim cada vez mais perto, a identidade de Azor Ahai, o príncipe prometido de Game Of Thrones é um dos principais mistérios. Quem pode ser esta figura lendária que, segundo a profecia, irá derrotar os white walkers?

 

[/tps_header]

Segundo a profecia, depois um longo verão, quando as estrelas sangrarem e a gélida escuridão cair sobre o mundo, um guerreiro renascido no meio de fumo e sal acordará os dragões de pedra e, empunhando a espada flamejante Lightbringer, derrotará a escuridão.

Os fãs dos livros e da série têm-se multiplicado em esforços e teorias para desvendar a identidade do príncipe (ou princesa) que foi prometido. Consoante se interprete de forma mais ou menos literal a profecia, vários são os candidatos a ser a reencarnação de Azor Ahai – o herói lendário que derrotou os white walkers vários milénios antes da ação dos livros.

[tps_start_button label=”CLICA e descobre quem pode ser o príncipe prometido!” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]

Não sabemos quem acabará sentado no trono no último episódio, nem quais das nossas personagens preferidas estarão vivas quando os créditos romperem pelo ecrã em jeito de despedida. Mas uma vez que o principal inimigo é a morte, à qual em Game Of Thrones se diz “hoje não”, não faz mal nenhum investigar quem está melhor colocado para ser o verdadeiro herói da série.



Daenerys Targaryen

Daenerys

Argumentação: Quase todos os caminhos vão dar a Daenerys Targaryen. Honestamente, a personagem de Emilia Clarke sempre pareceu a única com livre trânsito até à temporada final. E atualmente é não só uma das principais candidatas ao trono (“bend the knee”) mas também a mais literal resposta à profecia sobre o herói lendário.

Dany.. Minha rainha, aliás, renasceu no final da primeira temporada quando deu à luz os seus dragões. De resto, nasceu em Dragonstone, uma ilha vulcânica caracterizada pelo fumo e mar salgado. Daí que vários fãs considerem que a parte da profecia que refere “fumo e sal” será uma indicação de que Azor Ahai é um dos Targaryens vivos.

Segundo outras passagens da lenda, a espada Lightbringer só foi criada à terceira tentativa. À primeira, a água desfez a espada (e a frota de Daenerys foi derrotada no mar por Euron Greyjoy). À segunda, o falhanço envolveu um leão (e o exército da mãe dos dragões vacilou em Casterly Rock, berço dos Lannister, cujo brasão é o leão). E só à terceira teve sucesso quando cravou a espada no coração da sua mulher. Ou seja, com uma pequena inversão de papéis e caso Daenerys seja a princesa prometida, poderemos ter Jon Snow a sacrificar-se em definitivo para salvar Westeros. E não podemos excluir a interpretação de que esta “espada flamejante” sejam na realidade os dragões.

Aquilo que joga contra Daenerys é precisamente o facto de ser a mais óbvia candidata. Numa narrativa carregada de surpresas, volte-faces e revelações chocantes, se Daenerys for Azor Ahai renascido será basicamente uma confirmação. Por isso, vejam quem é a sua principal concorrência.

Lê Também:   Mas afinal quem está na lista de Arya Stark?

 




Jon Snow

Jon Snow

Argumentação: Melisandre, senhora de crenças voláteis e comprovadamente erradas, parece dividir-se entre Daenerys e Jon Snow. Isto depois do seu cavalo de corrida, Stannis, ter sido uma aposta falhada.

Por esta altura, ninguém duvida o guerreiro que Jon Snow é, tal como também já é um dado adquirido tratar-se de um Targaryen legítimo. Já acostumado a matar white walkers, é favorecido principalmente por uma passagem proferida por Melisandre nos livros quando pede ao Deus Vermelho um vislumbre de Azor Ahai e este mostra-lhe apenas neve (“Snow”).

Depois, se por um lado nos livros George R. R. Martin teve o cuidado de incluir na morte de Jon elementos passíveis de representar fumo e sal, por outro ao contrário de Daenerys não há grande correlação no teorema das três tentativas de forjar Lightbringer. Podendo-se esperar um final agridoce, é difícil imaginar um cenário em que Daenerys ou Jon Snow sejam um deles a princesa ou príncipe prometido e não tenham que, em última instância, sacrificar o outro para poder derrotar os white walkers.

Lê Também:   Relação de Jon Snow e Daenerys Targaryen é o objetivo de "Game of Thrones"

 




Tyrion Lannister

Tyrion

Argumentação: Não é propriamente um guerreiro (não nos esqueçamos, no entanto, de Blackwater) e em conjunto com Jon Snow é um dos protagonistas mais “puros” ainda vivos. A batalha de Blackwater teve fogo e sal, e seguindo a lógica por trás de Lightbringer, Tyrion já matou um leão (o seu pai) e a sua amada (Shae).

Jon Snow pôde tocar em Drogon. Se o fez por ser um Targaryen, o que é que isso dirá sobre Tyrion, que também o conseguiu nas masmorras de Meereen? Haverá mais um Targaryen e teria Tywin um motivo mais para odiar o filho? É improvável que seja o príncipe prometido, mas deve ter um papel importante reservado até ao fim.

Lê Também:   Que filmes podiam originar boas séries?



Jaime Lannister

Jaime Lannister

Argumentação: Jaime Lannister é a personagem mais complexa e melhor trabalhada (escrita) na versão televisiva de Game of Thrones.

É altamente provável que o trágico Jaime seja uma das peças-chave no desfecho da série. Nada leva a crer tratar-se de um Targaryen, mas os episódios que restam podem tê-lo a matar um leão (Cersei ou Tyrion) e a sua amada (Cersei, ou até Brienne). A morte da irmã e mãe dos seus filhos pode representar dois coelhos de uma cajadada; se Game Of Thrones optar por um cenário de redenção inexistente Tyrion e Brienne são alvos, mantendo-se fiel a Cersei até ao fim.

A tragédia do arco de Jaime Lannister é um círculo. Ignorado por salvar o povo, lembrado por trair o seu rei. Talvez não seja o príncipe prometido, mas no mínimo terá um papel crucial na resolução dos conflitos extra-white walkers.

Lê Também:   Que atores deviam entrar em True Detective?



The Hound

The Hound

Argumentação: Vários fãs acreditam que Sandor Clegane é o príncipe prometido. Verdade seja dita: a sua cicatriz relembra-nos constantemente o fumo e fogo que já enfrentou, e quase ressuscitou depois de Brienne o deixar às portas da morte. Um “quase” relevante, quando ignorada a metáfora e comparando com Daenerys, Jon Snow ou Beric.

Pode não ser o príncipe prometido, mas é bom que venha a ter o seu frente-a-frente épico com o irmão The Mountain.

Lê Também:   As séries que irão terminar em 2017




Beric Dondarrion

Beric

Argumentação: Consta que já renasceu umas quantas vezes. Seis. Coisa pouca. Para além disso, Beric já tem uma espada flamejante.

Beric tem um papel a desempenhar, mas era muito estranho o herói máximo e príncipe da profecia lendária ser alguém com quem os espectadores praticamente não criaram laços até hoje.

Lê Também:   TOP 10 Melhores episódios de Game of Thrones




Ou então…

Night King

Pode não haver nenhum Azor Ahai, e a profecia ser um engodo, não passando do papel. Da lenda. Do mito.

As mais loucas teorias dos fãs sobre o príncipe prometido incluem também Jorah Mormont, Bran Stark ou Davos Seaworth. David Benioff e D. B. Weiss podem optar por uma colaboração de Daenerys (fogo) e Jon (gelo), mas uma vez que Game Of Thrones prima pelo factor surpresa… deixemo-nos surpreender.

E um conselho. Façam um favor às vossas vidas e vão vasculhar um bocadinho os cantos bem guardados da Internet que levantam a hipótese de Bran Stark ser o Night King.

Quem achas que é Azor Ahai, o príncipe prometido? E quem querias que fosse?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *