Google Maps

Google Maps introduz nova actualização

A Google introduziu uma nova actualização ao Google Maps, que trouxe uma grande alteração no design do mapa.

Com a nova actualização do Google, a partir de agora, quando o utilizador faz zoom out suficiente, a Terra já não será plana: aparecerá como um globo. Assim sendo, o Google Maps passou a apresentar de forma mais correcta a Terra.

A empresa americana destacou a importância desta alteração, dizendo que com o novo modo 3D para o Modo Globo, “a projecção da Gronelândia já não é do tamanho de África.” De facto, esta alteração permitiu ao Google apresentar à escala toda a superfície do planeta. Esta alteração, por agora, só está disponível na versão para PC.

Projecção Mercator

Até agora, o Google Maps vinha a usar a projecção Mercator, que projecta o plano numa superfície plana. Apesar deste estilo facilitar a impressão de mapas e de se ter tornar “standard”, a verdade é que apresenta uma visão distorcida da superfície do planeta.

Neste tipo de projecção, objectos à volta do equador são apresentados à escala relativos uns aos outros, enquanto que objectos mais próximos dos pólos aparecem maiores do que realmente são. Um bom exemplo desta discrepância são os tamanhos relativos de África e da Gronelândia. Num mapa Mercator, a Gronelândia parece maior que África. Mas, na realidade, África é 14 vezes maior que a Gronelândia.

Lê Também:   Empresa da Google vai construir cidade inteligente

A Google vinha a sofrer alguma críticas devido ao seu mapa

A Google tem vindo a ser alvo de algumas críticas por manter este mapa, existindo tecnologia para uma apresentação 3D. Em 2009, um funcionário da Google referiu que as projecções Mercator ajudam a “preservar os ângulos das estradas”. Porém, é perfeitamente possível conciliar a precisão do Google Maps como o conhecemos com um globo 3D à escala, e esta nova actualização veio provar isso mesmo.

Neste momento esta alteração apenas pode ser acedida no computador. Não existe data de lançamento para os dispositivos móveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *