Governors Awards ignoram escândalos sexuais dos últimos dias

Agnès Varda, Charles Burnett, Donald Sutherland, Owen Roizman e Alejandro G. Iñarritu foram homenageados com Óscares honorários naquela que será uma estranha temporada de prémios.

Os Governors Awards (a.k.a. Óscares Honorários) foram atribuídos pela Academia de Hollywood às lendas do cinema contemporâneo na passada noite de domingo. Aquela que é a nona cerimónia dos Governors Awards teve lugar no Ray Dolby Ballroom. No entanto, a cerimónia foi certamente estranha, estando Hollywood a viver um dos mais pesadelos. As acusações relativamente aos escandalosos assédios e abusos sexuais de que são alvos Harvey Weinstein, Kevin Spacey, Louis C.K., Steven Seagal, entre outros, marcarão sem dúvida alguma esta Awards Season.

Mesmo assim e com escândalos deixados completamente à parte, os trabalhos de Agnes Varda, Charles Burnett, Donald Sutherland, Owen Roizman e Alejandro G. Iñarritu foram merecidamente celebrados. Como não ficar de coração cheio ao ver Varda a receber o galardão e a dançar com Angelina Jolie?

Governors Awards

Aliás o prémio atribuido à cineasta, uma das pioneiras da New Wave Francesa e com uma carreira que contém mais de 60 anos de trabalho em narrativas de ficção e documentário, foi um dos momentos mais altos da noite. O realizador e argumentista Charles Burnett, de filmes como “Killer of Sheep” ou “To Sleep with Anger” disse que ganhar um Óscar acabava por apaziguar as palavras que um professor lhe dirigira no passado.

O discurso do diretor de fotografia Owen Roizman foi o mais emocionado da noite. Já Donald Sutherland referiu grande parte das personagens que interpretou. O último dos homenageados foi Alejandro Gonzalez Iñarritu que venceu o quinto Óscar da sua carreira pelo trabalho de realidade virtual “Carne y Arena” que se encontra no Museu de Arte do Estado de Los Angeles. O cineasta dedicou o seu galardão especial aos imigrantes, em especial àqueles que vieram do México para os Estados Unidos na procura da concretização dos seus sonhos.

Lê Também:
Óscares 2018: Em que estado está a corrida pelas estatuetas douradas?

De certa forma, a nona cerimónia dos Governors Awards serviu como momento alto desde início da Awards Season. O evento ficou marcado ainda pela presença de nomes de peso da indústria como Tom Hanks, Salma Hayek, Jake Gyllenhaal, Saiorse Ronan, James Franco, Sarah Paulson, Emma Stone, Jennifer Lawrence, Robert Pattinson, Ben Stiller, Sofia Coppola, Patty Jenkins e Gary Oldman.

O melhor mesmo é ficar com as homenagens e com os discursos das maiores estrelas da noite: Agnes Varda, Charles Burnett, Donald Sutherland, Owen Roizman e Alejandro G. Iñarritu.

AGNÈS VARDA – HOMENAGENS

Jessica Chastain

Angelina Jolie

AGNÈS VARDA – DISCURSO 


DONALD SUTHERLAND – HOMENAGENS DO GOVERNORS AWARDS

COLIN FARRELL

JENNIFER LAWRENCE

WHOOPI GOLDBERG

DONALD SUTHERLAND – DISCURSO


CHARLES BURNETT – HOMENAGENS

AVA DUVERNAY

SEAN BAKER

CHARLES BURNETT – DISCURSO


OWEN ROIZMAN – HOMENAGENS

DUSTIN HOFFMAN

LAWRENCE KASDAN

OWEN ROIZMAN – DISCURSO


ALEJANDRO GONZALEZ IÑARRITU – HOMENAGEM

GREGORY NAVA

ALEJANDRO GONZALEZ IÑARRITU – DISCURSO



Sobre Virgílio Jesus