IV Mostra Olhares Sobre Angola destaca produção da Geração 80

Depois da incrível recepção do público nas anteriores edições, a mostra de cinema Olhares Sobre Angola, regressa nos dias 25 e 26 de outubro, para a sua 4ª edição.

Lisboa não para de receber os melhores festivais de cinema. Depois da 18ª Festa do Cinema Francês, e com o Doc’ Lisboa mesmo aí à porta, chega agora a oportunidade de assistir ao melhor da produção cinematográfica angolana. É o que propõe a IV Mostra de Cinema Olhares Sobre Angola já na próxima semana, nos dias 25 e 26 de outubro. A edição deste ano decorre no HANGAR – Centro de Investigação Artística (as últimas edições tiveram lugar na Cinemateca Portuguesa) e o mais importante: a entrada é completamente gratuita (reservada ao limites dos lugares disponíveis).

A Mostra de Cinema Olhares sobre Angola procura, como o próprio nome indica, contemplar a mais diversa produção e autores angolanos. Trata-se de fazer chegar ao público português (e não só) uma realidade cinematográfica que, por vezes, nos parece demasiado distante.

Cartaz da Mostra Olhares Sobre Angola

Olhares Sobre Angola

Este ano, a programação da Mostra salienta, na sua totalidade, os trabalhos da produtora angolana Geração 80. Durante os dois dias será possível ao público conhecer e contactar de perto com figuras de referência desta produtora. Entre as quais, Kamy Lara, realizadora e diretora de fotografia que marcará presença em todas as sessões da Mostra.

A Geração 80 é uma produtora angolana com obras cinematográficas de referência considerável, ganhando cada vez mais peso no mercado audiovisual e de multimédia, graças à publicidade, videoclips e curtas e/ou longas-metragens. A Geração 80 é ainda muito recente, tendo surgido em 2010. Mesmo assim, rapidamente definiu os seus objetivos, entre eles, contar as mais surpreendentes histórias (e estórias) sobre Angola e conseguir inspirar um mar de gente e de talentos. Segundo a mesma,

Somos uma produtora angolana que nasce de uma geração pós-independência, urbana, dinâmica e apaixonada por desafios. Estamos empenhados no desenvolvimento da Cultura e Artes, com e para os angolanos. Queremos olhar o nosso país desde dentro e perto. Queremos reflectir e dar a conhecer as memórias, as cores, os sons, os traumas, os desejos e as histórias que Angola vive actualmente. Para nós, cultura não é só entretenimento. É mudança, é crítica, é a construção de uma identidade – é a possibilidade de um novo começo a cada filme.

Entre os filmes selecionados para esta Mostra Olhares Sobre Angola destaca-se uma das melhores produções da Geração 80, “Independência” (2015), realizado por Fradique (Mário Bastos). Trata-se de um documentário sobre a libertação do país e os passos dados na transição política e social. A sessão acontece no dia 25 de outubro às 19h, seguida de conversa com o sociólogo Manuel Dias dos Santos.

Destaque também para um dos filmes mais curiosos desta Mostra, o documentário “Do Outro Lado do Mundo” (2016), de Rui Sérgio Afonso que retrata duas histórias de amor protagonizadas por duas mulheres de culturas diferentes. É, inclusive, um filme que arrisca trespassar as barreiras culturais, entre Angola e a China. A sessão acontece dia 26, às 21h.

A IV Mostra de Cinema Olhares Sobre Angola tem curadoria do cineasta português Jorge António e da angolana Maria do Sameiro André, documentalista na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.

A Magazine.HD é Media Partner da IV Mostra de Cinema Olhares Sobre Angola e estará presente na edição, onde realizará algumas entrevistas e destacará o melhor de mais um festival de cinema que passa por Lisboa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *