Crianças Lobo

O Japão invade a MONSTRA 2018

Para além da Estónia, também o Japão está em destaque na MONSTRA 2018, contando com longas, curtas e retrospetivas de grandes nomes do cinema japonês.

“Guache, o Violencelista”, “Uma Voz Silenciosa” e “Neste Canto do Mundo” são as longas-metragens que poderás ver no festival. Se és mais fã de curtas-metragens poderás assistir a “Trilho”!

Lê Também:   MONSTRA regressa para uma nova edição do festival

Quanto às restropetivas, a MONSTRA volta a homenagear o cinema de animação japonês. Este ano, o realizador Kunio Kato, que ganhou um Óscar em 2008  para Melhor Curta-Metragem com “A Casa dos Pequenos Cubos”, vai estar em Lisboa com uma retrospetiva das suas curtas-metragens; vai ainda ser prestada uma homenagem ao realizador Mamoru Hosoda, com a exibição de 4 longas-metragens; vai ser projetado o filme “Gochu, o Violoncelista”, do mestre Isao Takahata, cofundador do Studio Ghibli;  e, por fim, o realizador Koji Yamamura, também orcarizado, apresenta em Lisboa uma retrospetiva dos seus filmes e dos seus alunos da Universidade de Tóquio, no programa da Monstra Universitária.

GAUCHE, O VIOLENCELISTA

O Violoncelista

Os fãs da Studio Ghibli provavelmente já conhecem esta obra. Realizado por Isao Takahata, o filme segue um violoncelista numa pequena orquestra que recebe ajuda de animais para praticar a sua música.

UMA VOZ SILENCIOSA

O filme de Naoko Yamada estreou em 2017 no Japão e chega agora a Portugal durante a MONSTRA. A obra é baseada no manga homónimo de Yoshitoki Oima e segue Shoko Nishimiya, uma menina surda na escola básica. Ela conhece um rapaz novo na sua sala de aula, chamado Shoya Ishida, após ter sido transferida. Shoya, que não é surdo, persuade a turma a gozar com Shoko por ela ser surda. À medida que o abuso continua, a turma começa a fazer pouco de Shoya por este gozar com Shoko. Quando o ano letivo termina, Shoko e Shoya não falam um com o outro… até mais tarde quando Shoya, atormentado pelo seu passado, decide que tem de ver Shoko mais uma vez. Shoya quer compensá-la pelo que fez na escola e ser amigo de Shoko.

NESTE CANTO DO MUNDO

Neste Canto do Mundo

Neste Canto do Mundo conta a história comovente e inspiradora dos desafios diários enfrentados pelo povo japonês, apesar do clima violento e de guerra. Suzu, uma personagem encantadora e alegre, realça o espírito nobre dos japoneses e faz deste filme uma história inspiradora sobre maturidade e um clássico intemporal com um encanto universal que atrairá o público moderno. A obra é realizada por Sunao Katabuchi.

TRILHO

A curta-metragem de Shunsaku Hayashi acontece num cenário continuo, onde o seu movimento físico se mantém na mesma posição. A velocidade e o movimento causam gradualmente uma distorção.

CONTINUA EM:




RETROSPETIVA MOMORA HOSODA

GUERRAS DE VERÃO

Guerras de Verão

Num futuro próximo, a criação da cidade virtual de Oz tornou possível para toda a gente o acesso à internet em qualquer lugar e hora. Kenji é um estudante que durante as férias trabalha mantendo o sistema de Oz. Kenji recebe um e-mail contendo um estranho enigma matemático. Depois de o resolver, toda a sua vida muda.

O RAPAZ E O LOBO

o rapaz e o lobo

Um conto de fantasia recheado de ação, sobre a amizade entre Kyuta, um rapaz só e infeliz que vive no mundo dos humanos (em Shibuya), e Kumatetsu, uma criatura solitária que vive em Jutengai, o mundo imaginário. Um feliz encontro que será o início de uma aventura que vai muito para além da nossa imaginação…

A RAPARIGA QUE SALTAVA ATRAVÉS DO TEMPO

A Rapariga Que Saltava Através do Tempo

O que farias se pudesses voltar atrás no tempo? Esta é a pergunta que Makoto Konno, uma rapariga normal, faz quando um dia descobre que tem a habilidade de saltar no tempo. Graças a este dom, Makoto pode fazer o que quiser. Mudar o passado pode ser um dom muito perigoso, especialmente quando se tem que aprender a viver sem ele.

CRIANÇAS LOBOS

crianças lobos

Hana apaixona-se por um lobisomem. Do seu amor nascem duas crianças: o filho mais velho, uma rapariga, nasceu num dia de neve e foi chamada de Yuki e o filho mais novo, um rapaz, nasceu num dia de chuva e foi chamado de Ame. Um dia tudo é destruído. O pai morre. Hana, Yuki e Ame ficam sozinhos.

CONTINUA EM:




RETROSPETIVA KOJI YAMAMURA

Koji Yamamura

  •  As Cordas de Muybridge
  • O Episódio Hyuga de Kojiki
  • Cinco Peixes de Fogo
  • Begon Bell Care
  • Notas na Monstropédia
  • “Parade” de Satie
  • Sonho de Água
Lê Também:   MONSTRA '18 | Seis competições para apresentar e premiar grandes obras

RETROSPETIVA KUNIO KATO

 

Kunio Kato

  • O Diário de Tortov Roddle
  • A Casa em Cubinhos
  • Cena
  • Sobre Este Planeta

Fã de cinema japonês e de anime?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *