LEFFEST ’16 | Revelada a programação da 10ª edição

Este ano, o LEFFEST (Lisbon & Estoril Film Festival) celebra o seu 10º aniversário com uma das suas melhores seleções de filmes e mais ilustre lista de convidados.

 

American Honey LEFFEST
AMERICAN HONEY de Andrea Arnold

 

Mais um outono e mais uma temporada cheia de festivais de cinema em solo nacional. Um dos mais prestigiados destes eventos de celebração cinematográfica é o LEFFEST (Lisbon & Estoril Film Festival) e, este ano, marca-se o 10º aniversário da sua existência. Quer dizer, tecnicamente, o festival apenas abrange Lisboa há 6 anos, mas esta iniciativa de Paulo Branco bem merece festejar uma década de excelência cinematográfica mostrada ao público nacional, para além, é claro da sua natureza enquanto polo de arte e discussão cultural.

Vê Também: Indie Mania | O que Cannes nos pode dizer sobre os Óscares 2017

Esse aspeto artisticamente multifacetado do LEFFEST é, na verdade, um dos seus mais emblemáticos e singulares, destacando-o por entre uma miríade de outros eventos semelhantes. Este ano, essa comunhão de artistas e pensadores vai-se registar novamente, com uma série de ilustres cineastas e atores, a se juntarem a autores literários como o francês Adonis, artistas plásticos de renome internacional e até críticos de cinema lendários como Jonathan Rosenbaum.

 

Elle LEFFEST
Paul Verhoeven e Isabelle Huppert nas filmagens de ELLE

 

Por entre esses celebérrimos convidados, destacam-se o realizador Jerzy Skolimowski, o artista plástico português Pedro Cabrita Reis e as atrizes Marthe Keller e Valentina Lodovini que vão compor o Júri da principal secção competitiva do festival. O ano passado, Skolimowski arrecadou o prémio principal da competição com o seu 11 Minut, mas este ano a seleção oficial é ainda mais prometedora e competitiva. Ao contrário de anos anteriores, onde não havia nesta secção, obras já premiadas nas seleções principais competitivas de outros festivais como Cannes e Berlim, este ano parece que essa ideia foi borda fora.

Lê Também: Festival de Locarno | El Futuro Perfecto, em análise

De facto, esta é uma seleção de contrastes entre alguns dos cineastas mais respeitados e ilustres da atualidade como Andrea Arnold com o seu American Honey ou Paul Verhoeven com Elle, em competição direta com jovens cineastas que estão aqui com a sua primeira longa-metragem de ficção como é o caso de Nele Wohlatz e o seu sublime El Futuro Perfecto. Seria justo dizer que, na verdade, toda a seleção promete estar cheia de excelência, mas permitam-nos alguns outros destaques a Little Men de Ira Sachs, Ma Loute de Bruno Dumont, o provocatório Nocturama de Bertrand Bonello e Manchester by the Sea, o novo drama de Kenneth Lonergam que decerto vai marcar presença na próxima Awards Season.

Lê Também:   Fechar os Olhos vence Prémio Sophia de Melhor Filme Europeu

 

THE WOMAN WHO LEFT de Lav DIaz
THE WOMAN WHO LEFT de Lav Diaz

 

Como já deu para perceber, muitos dos títulos a passar pelo LEFFEST provêm dos grandes festivais da Europa, nomeadamente Cannes, Veneza e Locarno. De Veneza vêm, aliás, dois títulos altamente premiados que são The Woman Who Left de Lav Diaz, vencedor do Leão de Ouro, e Nocturnal Aimals de Tom Ford que será o filme de encerramento do LEFFEST. Da Croisette, a seleção Fora de Competição conta ainda com The Salesman de Ashgar Farhadi que arrecadou dois galardões em Cannes, para Melhor Ator e Argumento, assim como Rester Vertical de Alain Guiraudie e La Fille Inconnue dos irmãos Dardenne.

Vê Ainda: Veneza 73 | Os Prémios e Balanço de um Festival

Também vindo diretamente de Cannes é Paterson que será apresentado pelo seu autor, Jim Jarmusch. O iconoclasta realizador norte-americano assina também uma segunda obra a ter a sua estreia portuguesa neste festival, Gimme Danger. A sua presença é, como já dissemos, uma de muitas, sendo que temos nesta edição alguns dos mais notáveis convidados na história do LEFFEST como Anna Karina e Jean-Pierre Léaud que vêm ao festival como parte da retrospetiva e homenagem à obra de Jean-Luc Godard. Essa é apenas uma das retrospetivas planeadas, sendo que até vai haver uma homenagem ao trabalho de Teresa Villaverde, uma das mais conhecidas e importantes cineastas do nosso panorama nacional.

 

Paterson Adam Driver leffest
PATERSON de Jim Jarmusch

 

Muitos desses já referidos convidados vêm apresentar os seus filmes ou fazer parte das retrospetivas. Outros ainda irão dar masterclasses especiais e fazer parte de debates, sobre os quais poderás encontrar mais informações no site oficial do LEFFEST. Tal como é habitual, também vão marcar presença obras de cariz teatral e plástico, com o Teatro Trindade e o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa a abrirem, pela primeira vez, as portas a estas festividades cinematográficas.

Consulta Ainda: Lisbon & Estoril Film Festival’15 | Vencedores

Até ao festival ainda se poderão registar algumas mudanças de programação, como novos filmes dentro e fora de competição ou a confirmação de outros convidados, nomeadamente atores e atrizes. Ou seja, fica atento a informações e notícias sobre o LEFFEST mas, até lá, fica aqui com a lista completa dos principais filmes e convidados desta edição daquele que é um dos mais importantes festivais de cinema em Portugal.

Lê Também:   Fechar os Olhos vence Prémio Sophia de Melhor Filme Europeu

 


 

LISTA DE FILMES E RETROSPETIVAS DO LEFFEST ‘16

EM COMPETIÇÃO

American Honey de Andrea Arnold
Bangkok Nites de Katsuya Tomita
Big Big World de Reha Erdem
Christine de Antonio Campos
Dogs de Bogdan Mirica
Elle de Paul Verhoeven
El Futuro Perfecto de Nele Wohlatz
Harmonium de Kôji Fukada
Little Men de Ira Sachs
Manchester by the Sea de Kenneth Lonergan
Nocturama de Bertrand Bonello
The Last Family de Jan P. Matuszynski
The Last of Us de Ala Eddine Slim
Sand Storm de Elite Zexer

 

FORA DE COMPETIÇÃO

O Herói de Hacksaw Ridge de Mel Gibson (FILME DE ABERTURA)
Uma História Americana de Ewan McGregor
Até Nunca de Benoit Jacquot
Bacalaureat de Cristian Mungiu
Certain Women de Kelly Reichardt
Gimme Danger de Jim Jarmusch
Hell or High Water de David Mackenzie
La Fille Inconnue de Jean-Pierre e Luc Dardenne
Lion de Garth Davis
On the Milky Road de Emir Kusturica
Os Belos Dias de Aranjuez de Wim Wenders
Paterson de Jim Jarmusch
Rester Vertical de Alain Guiraudie
The Salesman de Asghar Farhadi
The Woman Who Left de Lav Diaz
Uncle Howard de Aaron Brookner
Nocturnal Animals de Tom Ford (FILME DE ENCERRAMENTO)

 

ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESCOLAS DE CINEMA

ESTC – Escola Superior de Teatro e Cinema
TISCH – Tisch School of the Arts, Nova Iorque
POLISH NATIONAL FILM,TELEVISION AND TEATRE SCHOOL – Escola Nacional Polaca de Cinema

 

DESCOBERTAS

Porto de Gabe Klinger
Padre de Giada Colagrande
O Bosque dos Quincôncios de Grégoire Leprince-Ringuet
Nº 27 de Lola Peploe
Pueblo + Las Vísceras de Elena López Riera

 

HOMENAGENS E RETROSPECTIVAS

Jean-Luc Godard
Jerzy Skolimowski
Emir Kusturica
Teresa Villaverde
Pascal Bonitzer
Agustín Díaz Yanes
Daniel Rosenfeld

 


Fica atento à nossa cobertura do LEFFEST ’16 e não deixes de visitar o site oficial do festival, onde poderás encontrar muitas outras informações obre os vários eventos em destaque.


 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *