Os melhores e piores posters da semana (20/08-26/08)

[tps_header]

Uma Hollywood muito animalesca, um sorriso pérfido e um pesadelo espelhado são as principais imagens dos melhores posters da semana.

[/tps_header]

Se há um tema comum aos vários posters nesta seleção dos melhores e piores da passada semana, é o diferente nível de sucesso que pode ser alcançado com a reinterpretação e reaproveitamento de material gráfico passado e já por si icónico. Por vezes, isto resulta em situações geniais. Noutras ocasiões, temos propostas de quase plágio que nada fazem para realmente promover ou incitar curiosidade sobre o seu projeto cinematográfico. A linha que separa a referência inteligente da cópia desinspirada é, portanto, muito ténue e porosa. Cuidado!

 

[tps_start_button label=”Os melhores e piores posters da semana são…” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]

 




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #1

 

bojack horseman melhores posters

O primeiro cartaz desta nossa seleção é a maravilhosa proposta para a nova temporada de BoJack Horseman que se baseia claramente na série de livros “Where’s Wally?”. Não só este cartaz convida à interação do público, aliciando o seu olhar a descobrir as dezenas de figuras já conhecidas a fãs do programa, como também tem a ousadia de, no final, não ter em si a personagem que dá o nome à série Onde está BoJack Horseman? Não neste poster que é, se formos sinceros, um dos mais divertidos deste ano em termos de cartazes para séries de TV.

 




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #2

 

dementia melhores posters

Do maravilhoso divertimento da detalhada proposta anterior, passamos a um cartaz simples e impiedoso. Um sorriso metálico, uma face grotesca e um jogo de reflexos frios e sombras afiadas é tudo o que é preciso para tornar este cartaz de Dementia 13 num dos melhores da semana. Por vezes, a simplicidade aterradora é mesmo a melhor opção.

 




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #3

 

mother mae melhores posters

Por fim, temos um dos novos cartazes de Mother!, o misterioso filme de Darren Aronofsky que vai finalmente ser visto por audiências no Festival de Veneza. Este projeto tem sido presença assídua na nossa lista dos melhores posters semanais, mas desta vez não está aqui presente devido a uma belíssima ilustração cheia de inescrutável simbolismo. Pelo contrário, o que temos aqui é uma psicadélica montagem fotográfica, com elementos arquitetónicos tornados hipnotizantes caleidoscópios, quatro Jennifer Lawrences em sofrimento e uma base cinzenta que, de algum modo, consegue ser infinitamente mais desconcertante que um simples jogo de preto e branco.

 




OS PIORES POSTERS DA SEMANA #1

 

mae mother melhores posters

Mas nem tudo há de ser sempre perfeito na campanha promocional de Mother!. Exemplo disso mesmo, é este cartaz que, como o realizador orgulhosamente apontou, é uma reprodução descarada da composição usada no poster de Rosemary’s Baby, um dos melhores filmes de terror já feitos e um poster que normalmente tem sempre lugar de destaque nas listas dos melhores trabalhos de sempre nesta área. O problema aqui é que, longe de ser uma leve referência, isto é uma cópia sem grande variação, sugerindo imediatamente um enredo para este filme que até agora se tem mantido envolto em mistério. Longe de suscitar mais interesse curioso na sua audiência, este poster acaba por fazer o oposto. Talvez seja melhor mesmo rever o filme de Roman Polanski do que perdermos tempo com esta nova fantasia de Aronofsky.

 




OS PIORES POSTERS DA SEMANA #2

 

heat and dust poster

É claro que, pelo menos, o cartaz de Mother! anteriormente criticado é uma proposta gráfica bem feita que, apesar de copiar um poster já muito icónico, não lhe faz nenhuma injúria sob a forma de incompetência na execução. Não se pode dizer o mesmo deste cartaz para a reposição de Heat and Dust nos cinemas. A produção Merchant Ivory é um filme de época criticamente aclamado que conta, no papel principal, com a beleza ainda jovem da encantadora Julie Christie. Portanto, é normal que na sua promoção, os novos designers se fossem não só basear na promoção original do filme como na face famosa da sua estrela. No entanto, nada justifica este feio registo pintado ou os crimes feitos à cara de Christie cujo nariz está praticamente irreconhecível do da atriz. Este cartaz tem assim a triste honra de ser o primeiro poster de uma reposição a marcar presença na nossa lista dos piores da semana.

 




OS PIORES POSTERS DA SEMANA #3

 

blade runner 2049 poster

Esta seleção de mediocridade semanal chega ao fim com o novo poster de Blade Runner: 2049. Se há algo com que quase toda a cinefilia internacional concorda é que Blade Runner, o filme original de 1982, é um dos trabalhos de ficção-científica mais visualmente influentes da história da sétima arte. Ou seja, para promover a sua muita aguardada sequela, seria de esperar algum brio e originalidade. O que temos, ao invés disso, é uma composição cliché, mal executada, feia e com o esquema de cores mais risivelmente popular do panorama dos posters de cinema – azul e cor-de-laranja. Esta é talvez uma das maiores desilusões do ano. Só podemos é esperar que o poster não seja uma indicação da qualidade do filme.

 

[tps_footer]

 

Será que, para a semana, vamos voltar a examinar os cartazes de Mother!? E será que a campanha promocional de Blade Runner 2049 vai arranjar maneira de se redimir? Não percas!

[tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *