Os melhores e piores posters da semana (17/07-23/07)

O olhar melancólico de Emily Blunt, um par de destemidos aventureiros espaciais e uma visão aterrorizante no meio do nevoeiro são as principais imagens dos melhores posters da semana.

Os posters para as grandes propostas dos estúdios para a próxima estação já estão a começar a ser divulgadas, mas não é por isso que desparecem os filmes de verão desta rubrica. Afinal, na conjetura atual do marketing de cinema, parece que a saturação de imagens promocionais nunca é uma preocupação válida e, por isso, temos montanhas de diferentes cartazes para cada filme. Isso é tão bom como pernicioso, especialmente quando os cartazes menos divulgados são obviamente mais atraentes que as versões que, por alguma razão inana, são os privilegiados no panorama da divulgação.


 

OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Começamos pela nossa seleção dos melhores posters da semana, onde se encontram cartazes de alguns dos filmes mais antecipados da atualidade.

 

melhores posters

melhores posters

Primeiro, temos dois cartazes alternativos para Star Trek: Beyond. Em ambos os exemplos, o grafismo ilustrado da imagem confere um impacto inquestionável e o uso, especialmente no poster de IMAX, de linhas e composições geométricas funciona de modo impecável. Apesar dos restantes posters do filme não serem merecedores de calúnias ou críticas muito negativas, também é certo que é uma pena estes posters serem apenas alternativas limitadas quando, visualmente, são muito mais interessantes que as versões principais.

Vê Também: Star Trek Beyond | Novo trailer ao som de Rihanna

 

melhores posters

Outro filme que segue um legado cinematográfico e cultural cheio de devotos fãs e mitologias próprias é Kong: Skull Island e o seu poster, apesar de não ter grande dinamismo visual, oferece uma imagem de grande impacto. Poder-se-ia dizer que este é um exemplo de perfeito teaser, apenas insinuando a imagética do filme ao mesmo tempo que transmite uma atmosfera de mistério e ameaça de modo elegante e não demasiado enfático. O rasgo de cor conferido pelo fumo que corta o ambiente indefinido é o perfeito toque para rematar a composição.

 

melhores posters

Finalmente, temos o cartaz para A Rapariga No Comboio, uma adaptação de um best-seller que parece querer propor-se como o novo Gone Girl. Se esse sucesso futuro se vai manifestar, ou não, é irrelevante para a apreciação deste poster que condensa numa só imagem muita da atmosfera da obra literária, assim como alguns dos seus mais importantes elementos visuais: o comboio, o movimento dele, a casa e o olhar de Rachel que observa a vida alheia durante as suas viagens. O uso de reflexos é particularmente elegante, não deixando que a composição fique saturada e permitindo-lhe manter um impacto sucinto e forte.

Lê Também: 33 livros para ler antes das adaptações ao cinema (III)

 


 

OS PIORES POSTERS DA SEMANA

No último exemplo dos melhores posters, temos uma boa utilização da face do ator como elemento chave de uma composição para um cartaz. Infelizmente, essa utilização nem sempre é positiva ou bem empregue e isso é provado com estes três cartazes – os piores da semana.

 

melhores posters

melhores posters

melhores posters

Os posters, aqui apresentados, de Iguais, Estado Livre de Jones e Operation Chromite são todos culpados do mesmo pecado visual. O de serem enfadonhos e banais na sua utilização da cara dos atores. Mais do que uma escolha inteligente, este trio de posters apenas revela um nível preocupante de desleixe, displicência e crónica falta de originalidade. Não há nada de chamativo ou virtuoso nestas propostas e apenas quem seja grande fã dos atores representados poderá tirar algo positivo da sua medíocre existência.

Lê Ainda: Iguais, em análise

 


Para a semana é certo que haverá mutos mais posters que colocam em destaque a face dos seus atores, mas a questão é se vão garantir lugar na nossa rubrica? E entre os melhore ou os piores? Não percas!


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *