Os melhores e piores posters da semana (23/10-29/10)

Um beijo escondido, uma explosão de coloridos néon e uma misteriosa face envolta em desenhos são as principais imagens dos melhores posters da semana.

Tal como a composição, o uso de font e a integração de diversos elementos e layers, o uso da cor é um dos aspetos centrais na execução de posters. Quando se trata de promover um filme específico, essa preocupação cromática é ainda mais importante, pois, de certo modo, o poster acaba por ser, em muitos casos, a primeira introdução de uma audiência ao mundo visual e à singular imagética de um filme.


 

OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Como a introdução acima deverá ter mostrado, a seleção dos melhores posters desta semana foi feita com uma especial preocupação com o uso da cor.

 

the pass melhores posters

 

Primeiro, temos o cartaz inglês para The Pass, um drama adaptado de uma peça de teatro onde se explora a relação amorosa e erótica entre dois futebolistas do mesmo clube ao longo de vários anos de segredos e mentiras públicas. Aqui, pelo uso da composição próxima dos corpos e da luz amarelada e ténue, o cartaz estabelece a ideia de uma intimidade meio escondida, ilícita, mas não por isso menos intensa. O uso de uma espécie de moldura no enquadramento da imagem é particularmente inspirado, acrescentando um toque de idiossincrasia a um cartaz que, apesar de tudo, é muito convencional, mas eficaz.

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dreamland melhores posters

Da delicadeza de um beijo reticente, passamos à intensidade colorida do novo poster de Dreamland, um novo filme de Robert Schwarzman. Aqui, o uso de néon na construção de uma imagem meio absurda de um ciclista que atravessa os céus e é emoldurado pelo sol, quase insinua uma sensibilidade kitsch, mas também desperta um inegável interesse no olho de um público que pode nem saber nada sobre o filme.

 

evolution evolução melhores posters

Finalmente, temos o cartaz de Evolution, um exemplo de como, ocasionalmente, a mais convencional e prosaica das composições pode ser redimida por uma boa execução. Neste caso, o uso da face humana é muito genérica, mas o uso de saturação cromática que enfatiza as sombras azuis sobre a calorosa tonalidade da tez e o vermelho dos desenhos de criança que emolduram a imagem conferem a todo o cartaz uma aura de aliciante mistério e inesperada elegância.

 


 

OS PIORES POSTERS DA SEMANA

Esta semana, longe de serem exemplos de elegância cromática, os piores posters da semana mostram-nos os píncaros da falta de originalidade com alguns casos de plágio flagrante,

 

pocket listing

Começamos pelo mais genérico dos cartazes que classificamos como os “piores da semana”, o de Pocket Listing. Aqui a banalidade do design é ainda mais saliente porque toda a execução gráfica é pueril, especialmente a organização dos vários elementos, caixas, texto e molduras no espaço.

 

allied

Seguimos para o novo poster de Allied, cujos designers parecem ter adorado o cartaz principal de A Most Violent Year

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burn country

 

… quase tanto como os designers do novo poster de Burn Country amam o trabalho de quem edificou o poster original para Blue Ruin. Se vão copiar, pelo menos façam-no de modo a termos posters apelativos e não versões requentadas e medíocres de ideias que já vimos infinitamente melhor executadas no passado.

 


Será que a cópia indecente vai voltar a marcar presença para a semana? Não percas esta rubrica e descobre!


 

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