Os melhores e piores posters da semana (05/03-11/03)

Uma guerreira amazona, um robot mais humano que um ser humano e um gorila gigante são as principais imagens dos melhores posters da semana.

A Awards Season está morta e enterrada. Viva os blockbusters! Interessantemente, a crescente quantidade de publicidade centrada em grandes produções cheias de ação, aventura, visuais faustosos e heróis icónicos não tem resultado na usual banalidade genérica típica deste tipo de campanhas promocionais. Na verdade, longe de se restringirem a posters de personagens individuais banhadas em quantidades bíblicas de Photoshop cosmético ou composições saturadas de ruído visual, alguns dos maiores estúdios e distribuidoras de Hollywood estão a mostrar uma deliciosa apreciação por cartazes simples, impactantes e com uma boa dose de sagacidade tão inesperada como a sua subtil sofisticação.

 


OS MELHORES POSTERS DA SEMANA

Começamos com o poster de um filme deste mês que, não obstante uma soberba campanha promocional, tem vindo a ser bombardeado com uma série de críticas desfavoráveis.

 

kong poster

Com isso dito, não estamos aqui para analisar o valor artístico de filmes mas sim para julgar os seus cartazes. Esta proposta para Kong: Skull Island segue a linha visual do resto do material promocional do filme, optando por uma estética entre a ilustração pictórica e a fotografia épica de uma explosão de vistosos efeitos visuais cujos excessos são atenuados por composições simples e elegantes. A cereja no topo do bolo são as cores deste poster que sugerem um crepúsculo pintado em cores usualmente encontradas em néones e não no esplendor da natureza.

Consulta Também: Top MHD | Os melhores posters de 2016

 

wonder woman poster

Por falar em cores maravilhosamente saturadas, este recente cartaz para Wonder Woman é um bom exemplo da super popular combinação cromática de cor-de-laranja e azul. Longe de inspirar suspiros de aborrecimento, a agressividade tonal destas cores, o impacto memorável da única palavra em destaque e a nobreza na pose da figura da nossa heroína apenas atiçam as chamas da nossa antecipação.

Vê Ainda: Top MHD | Os 10 melhores trailers de 2016

 

alien poster

De cores fortes a insipidas variações de pele e cinza. Este teaser poster para Alien: Covenant volta a mostrar, tal como Promotheus, que colocar Michael Fassbender no centro de uma campanha publicitária é o caminho para o sucesso. Aqui, Walter, a nova versão do robot interpretado pelo ator irlandês, está a ser vendido ao público da narrativa do filme num curioso piscar de olho metatextual aos fãs desta saga. Em suma, é simples, interessante e inteligente. O melhor de tudo, são os reflexos luminosos no olho vidrado que sugerem uma inquietante desumanidade subjacente ao conceito de um robot que parece mais humano que muitos humanos.

 


OS PIORES POSTERS DA SEMANA

De um festim de sagazes ideias visuais e explosivas combinações cromáticas na coleção dos melhores posters da semana, passamos a um pastoso miasma de banalidade deslavada.

 

aftermath poster

Composição cliché, paleta cromática soporífera e uma abjeta falta de criatividade visual.

 

The assignment poster

Idem!

 

voice from the stone

Pelo menos nos exemplos acima, a manipulação fotográfica demonstra uma relativa aptitude e competência. Não se pode dizer o mesmo do novo cartaz de Voice from the Stone onde algum designer gráfico a sofrer de um acesso de fulminante demência decidiu suavizar tanto a cara de Emilia Clarke que, no final, ela parece uma escultura de cera em processo de derretimento. Que magnífica catástrofe.

 


Finalmente, depois de semanas de banalidade medíocre, a nossa seleção dos piores posters finalmente teve direito a um maravilhoso desastre de incompetência gráfica. Com sorte, para a semana teremos uma catástrofe ainda mais deliciosa, não percas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *