MONSTRA ’18 | Seis competições para apresentar e premiar grandes obras

A nova edição da MONSTRA 2018 revela o melhor do cinema internacional em seis competições que irão decorrer entre os dias 8 e 18 de março. Curioso? 

COMPETIÇÃO LONGAS

Nesta edição, a competição internacional de longas-metragens é composta por 7 filmes: “The Breadwinner”, filme nomeado para os Óscares 2018 como Melhor Filme de Animação, realizado por Nora Twomey, uma estreia absoluta em Portugal; “Have a Nice Day”, realizado pelo chinês Liu Jian, que tem sido alvo de grande censura no seu país; “Ethel & Ernest”, do britânico Roger Mainwood; “Cinderella The Cat”, filme italiano realizado por Ivan Cappiello, Marino Guarnieri, Alessandro Rak e Dario Sansone; “Rabbit Schoole” do alemão Ute von Münchow-Pohl; “The Oddsockeaters”, da República Checa, realizado por Galina Miklinova; e “A Silent Voice”, da jovem realizadora japonesa Naoko Yamada.

THE BREADWINNER de Nora Twomey

Parvana, de 11 anos, vive com a sua família num quarto de um pequeno apartamento em Kabul, capital do Afeganistão devastada pela guerra. Vivendo sob o domínio Taliban, Parvana cresce ouvindo histórias contadas pelo seu pai enquanto o ajuda no mercado, onde ele lê e escreve cartas para outras pessoas como sustento. Um dia, o seu pai é preso e a vida de Parvana muda para sempre. Numa época e num lugar onde as mulheres não estão autorizadas a sair de casa sem um homem, a sua família fica sem alguém que a sustente ou faça as compras. Parvana decide cortar o cabelo e disfarçar-se de rapaz, tornando-se no ganha-pão para a família. E apesar de correr o risco em ser descoberta, tenta encontrar uma forma de resgatar o seu pai.

ETHEL & ERNEST de Roger Mainwood

Baseado no livro de 1998 do aclamado escritor e ilustrador, filme de animação conta a verdadeira história dos pais de Raymond – “Ethel e Ernest” – dois simples Londrinos que vivem num período de eventos extraordinários e de mudança social. O filme segue a vida da criada, Ethel e do leiteiro, Ernest, desde o seu primeiro encontro em 1928, passando pelo nascimento do seu filho Raymond em 1934, até às suas mortes, com meses de separação, em 1971. Desde a sociedade estratificada dos anos 20, até à alunagem em 1969, mostra através dos olhos do casal, os momentos mais desafiantes do século XX. Uma história de amor, um tributo apaixonado a um casal comum e uma geração extraordinária.

HAVE A NICE DAY de Liu Jian

Uma forte chuva está prestes a cair sobre uma pequena cidade no sul da China. Numa tentativa desesperada de arranjar dinheiro para financiar a cirurgia plástica falhada da sua noiva, Xiao Zhang, um mero motorista, rouba um saco que contém 1 milhão ao seu patrão. Notícias sobre o roubo alastram-se rapidamente na cidade e, durante uma noite, toda a gente começa a atentar em Xiao Zhang e no seu dinheiro… Liu Jian apresenta um turbilhão neo-noir, cimentando o seu lugar como força pioneira na animação chinesa independente.

A SILENT VOICE de Naoko Yamada

Shoko Nishimiya, uma menina surda na escola básica, conhece um rapaz novo na sua sala de aula, chamado Shoya Ishida, após ter sido transferida. Shoya, que não é surdo, persuade a turma a gozar com Shoko por ela ser surda. À medida que o abuso continua, a turma começa a fazer pouco de Shoya por este gozar com Shoko. Quando o ano letivo termina, Shoko e Shoya não falam um com o outro… até mais tarde quando Shoya, atormentado pelo seu passado, decide que tem de ver Shoko mais uma vez. Shoya quer compensá-la pelo que fez na escola e ser amigo de Shoko.

CINDERELLA THE CAT de Ivan Cappiello, Marino Guarnieri, Alessandro Rak, Dario Sansone

Cinderela cresceu no interior do Megaride, um enorme navio atracado no porto de Nápoles há mais de 15 anos. A cidade está num estado deplorável, e todas as esperanças foram depositadas em Salvatore Lo Giusto, um ambicioso traficante de droga que rouba a herança de Cinderela para transformar o porto de Nápoles na capital da reciclagem. O futuro da pequena Cinderela e da pobre cidade de Nápoles estão ambos por um fio.

RABBIT SCHOOL de Ute von Münchow-Pohl

Max, um coelho citadino, fica preso numa antiga escola de coelhos de Páscoa, cercada por uma família inteligente de raposas que planeia controlar a Páscoa. Com o auxílio da encantadora coelha Emmy e das aulas da misteriosa Senhora Hermione, ele aprenderá não só o segredo mágico dos coelhos de Páscoa, como também o lugar onde realmente pertence. Será isto suficiente para salvar a Páscoa e os seus novos amigos?

THE ODDSOCKEATERS de Galina Miklinova

“Os Comedores de Meias” são pequenas criaturas invisíveis, responsáveis pelas meias que desaparecem quando apenas nos resta uma de um par – a meia desemparelhada. Eles comem meias, mas só uma por par.

continua em:

Páginas: 1 2 3 4 5 6

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses, assim como fazer parte do Club Otaku!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *