Morreu Curtis Hanson, realizador de LA Confidental

O realizador Curtis Hanson, de LA Confidental e 8 Mile, faleceu esta terça-feira aos 71 anos.

Nascido em 1945 em Reno, Nevada, Curtis Lee Hanson cresceu em Los Angeles e desde cedo que a sua paixão por filmes falou mais alto. Deixou a escola e arranjou trabalho como fotógrafo freelancer e como editor de uma revista de cinema.

Lê mais: As (In)justiças dos Óscares

Hanson iniciou a sua carreira no cinema como escritor, co-escrevendo uma adaptação de H.P. Lovecraft, The Dunwich Horror. A isso seguiram outros trabalhos, nomeadamente no mundo da realização, com o seu primeiro filme Doce Matança, em 1978. A partir daí foi somar sucessos atrás de sucessos, seja através de comédias (Losin It), thrillers (Bad Influence) ou dramas (In Her Shoes).

No entanto foi com o filme LA Confidential, adaptado para o mundo cinematográfico a partir do conto de James Ellroy, que o realizador ficou mais conhecido. O filme ganhou dois Óscares, um deles para a atriz Kim Basinger como Melhor Atriz Secundária, e um troféu para Melhor Argumento Adaptado pelos escritores do filme. LA Confidential estava ainda nomeado em outras sete categorias.

Mais recentemente, o realizador começou a fazer o filme Chasing Mavericks, mas teve de deixar a produção a meio devido a problemas de saúde, entregando a realização a Michael Apted.

O ator foi diagnosticado com a doença Alzheimer há alguns anos, tendo sido obrigado a afastar-se da sua carreira.

Curtis Hanson foi encontrado morto em sua casa, na Califórnia, na passada terça-feira.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *