Morreu Tyrus Wong, o criador de Bambi

Tyrus Wong, o autor  dos desenhos que foram usados para criar mítico filme de Walt Disney Bambi morreu no domingo, aos 106 anos.

Trabalhou apenas três escassos anos nos Estúdios Walt Disney, entre 1938 e 1941, mas deixou marca na história do cinema de animação

Foram apenas necessários três anos de trabalho nos Estúdios Walt Disney, entre 1938 e 1941 para Tyrus Wong marcar a história do cinema de animação. Numa declaração, a Disney afirmou que:

“Tyrus Wong tinha o dom de evocar sentimentos incríveis com a sua arte, com composições simples”.

A companhia acrescentou ainda:

“Apesar de Tyrus trabalhar na The Walt Disney Studios apenas por três anos, entre 1939 e 1941, a sua influência na composição artística do desenho animado Bambi não pode ser ignorada”.

Vê também: O Conto da Princesa Kaguya na RTP 2

Breve biografia de Tyrus:

Tyrus nasceu em Cantão (hoje Guangzhou), na China, em 1910. Aos 9 anos de idade emigrou para os Estados Unidos com o pai, deixando para trás a mãe e a irmã, que nunca mais voltou a ver.

Em criança, o pai de Wong cultivou o seu amor pela arte, incentivando-o a praticar caligrafia e pintura. Wong viria a frequentar um instituto de arte em Los Angeles, com uma bolsa de estudo.

Entrou para a Disney em 1938, trabalhando na continuidade visual das animações e desenhando centenas de esboços do Mickey Mouse.

Quando soube que o estúdio estava a pré-produzir o filme “Bambi”, fez várias pinturas de um veado numa floresta.

Os desenhos chamaram a atenção de Walt Disney e tornaram-se a base do estilo visual do filme, de acordo com a página da empresa, que garante que a influência do trabalho de Wong nos filmes perdura até hoje, inspirando e conduzindo desenhadores contemporâneos.  Contudo foi na Warner Brothers fez quase toda a sua carreira profissional, entre 1942 e 1968.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *