MOTELx ’17 | Revelada a Programação Completa do festival

Já foi revelada a programação completa do MOTELx’17. It, The Bad Batch e Train to Busan são alguns dos maiores destaques da seleção. O festival vai decorrer de 5 a 10 de setembro em Lisboa.

 

motelx it
IT (2017) de Andy Muschietti

 

Há algumas semanas, foram divulgadas as primeiras informações sobre a programação da edição deste ano do MOTELx, o maior festival de cinema de terror do nosso país e um evento imperdível para qualquer fã desse género cinematográfico. Entre as novidades anteriormente reveladas estavam a presença de Roger Corman e Alejandro Jodorowsky no festival, enquanto convidados especiais, assim como alguns dos filmes da seleção oficial. Hoje foi finalmente revelada a programação completa e, apesar de ainda faltar saber os horários destes filmes, esta edição afigura-se como uma das mais excitantes deste festival de pesadelos do grande ecrã.

 

motelx super dark times
SUPER DARK TIMES (2017) de Kevin Phillips

 

No final deste artigo, encontra-se uma lista completa de todos os filmes da programação, mas, não querendo somente listar títulos sem comentários adicionais, faremos aqui antes algumas recomendações e destaques. Para começar, temos a secção principal do festival, Serviço de Quarto, onde se apresentam os melhores filmes de terror dos últimos dois anos. Para esta edição, teremos 32 filmes só nesta secção, incluindo as obras escolhidas para abrir e encerrar as festividades. Elas são Super Dark Times, um thriller violento e cheio de paranoia com protagonistas adolescentes, e It, a primeira parte da adaptação do famoso romance de Stephen King que chegará prontamente às maiores salas de cinema portuguesas após a sua passagem pelo MOTELx.

Lê Também:   MOTELx ’17 | Divulgados os primeiros detalhes da 11ª edição

Mesmo se decontarmos esses dois filmes, assim como todos os outros títulos já discutidos aquando da primeira divulgação de informação oficial, existem muitos projetos que merecem a nossa atenção. O coreano Train to Busan, por exemplo, é um dos filmes de terror mais falados dos últimos anos, tendo alcançado sucesso e aclamação internacional com a sua história de uma epidemia zombie percecionada através de uma viagem de comboio infernal. Sem zombies, mas com canibalismo e romance à mistura, The Bad Batch conquistou um prémio especial no Festival de Veneza do ano passado e é a segunda aventura da realizadora Ana Lily Amirpour pelo mundo do terror cinematográfico após a sua luminosa estreia Uma Rapariga Regressa de Noite Sozinha a Casa. Numa esfera mais realista, mas não por isso menos assustadora, temos o drama australiano Hounds of Love sobre o rapto de uma rapariga adolescente por um casal de serial killers.

 

motelx train to busan
TRAIN TO BUSAN (2016) de Yeon Sang-Ho

 

Na Competição de Longas-Metragens Europeias, temos algumas propostas mais obscuras, mas não por isso merecedoras de menor atenção. Kaleidoscope de Rupert Jones e The Limehouse Golem de Juan Carlos Medina são duas obras inglesas que reunem elencos de impor respeito e, segundo muita da crítica mundial, apresentam desempenhos notáveis de Toby Jones e Bill Nighty respetivamente. Cold Hell, por outro lado, é uma coprodução internacional que já ganhou 4 prémios na Áustria, incluindo o galardão de melhor Realizador.

Lê Também:   Top 2016 | Os 10 melhores guarda-roupas do ano

Para os mais novos, a secção Lobo Mau vai apresentar uma vasta seleção de curtas-metragens dos últimos anos e vindas dos quatro cantos do mundo, assim como uma longa de animação produzida por Guillermo del Toro e realizada por Jorge R. Gutiérrez. Falamos, é claro, de The Book of Life, uma fantasia mexicana que usa a imagética do Dia de los Muertos para nos apresentar uma aventura psicadélica e comovente, recheada de imagens inesquecíveis e personagens com alguns dos designs mais arrojados da animação americana nesta década. Ainda dentro da secção Lobo Mau, o MOTELx organizou também algumas atividades fora da escuridão da sala de cinema, incluindo um Peddy Paper através do Cinema São Jorge e um workshop de Programação Informática.

 

limehouse golem motelx
THE LIMEHOUSE GOLEM (2016) de Juan Carlos Medina

 

Este festival oferece muitos outros eventos, como laboratórios de pesquisa, sessões de autógrafos, leituras ao vivo, masterclasses, workshops, quizzes e exposições. Para saberes mais sobre todas estas atividades, consulta o site oficial do MOTELx. Outros eventos a destacar são aqueles feitos como warm-up antes da abertura oficial das festividades, como já é tradição para fãs do festival. Dia 31 de agosto vai haver um concerto acompanhado por imagens de filmes de Alejandro Jodorowsky, assim como uma projeção ao ar livre do documentário Jodorowsky’s Dune de Frank Pavich no Cais do Sodré. Dia 2 de setembro, há mais um concerto e outra sessão ao ar livre, desta vez de Dawn of the Dead, a obra-prima de George A. Romero, um génio revolucionário do cinema de terror que morreu este ano. Ao mesmo tempo, durante os primeiros quatro dias de setembro, a Cinemateca Portuguesa vai apresentar uma programação especial focada no cinema de terror latino.

 

jodorowsky dune motelx
JODOROWSKY’S DUNE (2013) de Frank Pavich

 


PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO MOTELx’17

 

PRÉMIO MOTELX – MELHOR LONGA DE TERROR EUROPEIA/ Méliès d’Argent:

  • Animals (2017) de Greg Zglinski
  • Cold Hell (2017) de Stefan Ruzowitzky
  • Kaleidoscope (2016) de Rupert Jones
  • Lake Bodom (2016) de Taneli Mustonen
  • The Limehouse Golem (2016) de Juan Carlos Medina
  • La Noche del Virgen (2016) de Roberto San Sebastián
  • Prey (2016) de Dick Maas
  • Rift (2017) de Erlingur Óttar Thoroddse

 

SERVIÇO DE QUARTO:

  • 68 Kill (2017) de Trent Haaga
  • The Bad Batch (2016) de Ana Lily Amirpour
  • El bar (2017) de Álex de la Iglesia
  • Berlin Syndrome (2017) de Cate Shortland
  • Better Watch Out (2016) de Chris Peckover
  • Bliss (2017) de Jerrold Tarog
  • Boys in the Trees (2016) de Nicholas Verso
  • Cult of Chucky (2017) de Don Mancini
  • A Dark Song (2016) de Liam Gavin
  • Dave Made a Maze (2017) de Bill Watterson
  • The Endless (2017) de Justin Benson e Aaron Moorhead
  • Game of Death (2017) de Sébastien Landry e Laurence Baz Morais
  • Happy Hunting (2016) de Louie Gibson e Joe Dietsch
  • Headhsot (2016) de Timo Tjahjanto e Kimo Stamboel
  • Hounds of Love (2016) de Ben Young
  • Housewife (2017) de Can Evrenol
  • It (2017) de Andy Muschietti – FILME DE ENCERRAMENTO
  • Kfc (2016) de Lê Bình Giang
  • Killing Ground (2017) de Damian Power
  • Kuso (2017) de Steven Ellison
  • Lowlife (2017) de Ryan Prows
  • M.F.A. (2017) de Natalia Leite
  • Mayhem (2017) de Joe Lynch
  • Meatball Machine Kodoku (2017) de Yoshihiro Nishimura
  • Missing You (2016) de Mo Hong-Jin
  • My Friend Dahmer (2017) de Marc Meyers
  • Playground (2016) de Bartosz M. Kowaski
  • Super Dark Times (2017) de Tyler MacIntyre – FILME DE ABERTURA
  • Train to Busan (2016) de Yeon Sang-Ho
  • Two Pigeons (2017) de Domininc Bridges
  • The Untamed (2016) de Amat Escalante
  • The Void (2016) de Steven Kostanski e Jeremy Gillespie

 

DOC TERROR:

  • 78/52 (2017) de Alexandre O. Philippe
  • King Cohen (2017) de Steve Mitchell

 

CULTO DOS MESTRES VIVOS – ROGER CORMAN:

  • The Masque of the Red Death (1964) de Roger Corman
  • X: The Man with the X-Ray Eyes (1963) de Roger Corman

 

CULTO DOS MESTRES VIVOS – ALEJANDRO JODOROWSKY:

  • El Topo (1970) de Alejandro Jodorowsky
  • Santa Sangre (1989) de Alejandro Jodorowsky

 

SESSÃO ESPECIAL:

  • Excitação (1976) de Jean Garrett

 

QUARTO PERDIDO:

  • Crime de Amor (1971) de Rafael Moreno Alba
  • O Espírita (1976) de Augusto Fernando

 

PRÉMIO MOTELX – MELHOR CURTA DE TERROR PORTUGUESA/Méliès d’Argent:

  • #blessed (2017) de Diogo Lopes
  • Carga (2016) de Luís Campos
  • Depois do Silêncio (2017) de Guilherme Daniel
  • Entelekheia (2017) de Hugo Malainho
  • A Instalação do Medo (2016) de Ricardo Leite
  • Mãe Querida (2017) de João Silva Santos
  • O Candeeiro – Um Filme à Luz de Lisboa (2016) de Henrique Costa e Hugo Passarinho
  • Revenge Porn (2017) de Guilherme Trindade
  • Thursday Night (2017) de Gonçalo Almeida

 

CURTAS INTERNACIONAIS:

  • The Absence of Eddy Table (2016) de Rune Spaans
  • Animal (2016) de Jules Janaud e Fabrice Le Nezet
  • Black Ring (2016) de Hasan Can Dagli
  • The Corpse Series (2016) de James Button e Kristaps Kazaks
  • Cul-de-sac (2016) de Damon Russell
  • Decorado (2016) de Alberto Vazquez
  • Garden Party (2016) de Théophile Dufresne, Florian Babikian, Gabriel Grapperon, Lucas Navarro, Vincent Bayoux e Victor Caire
  • Hot Dog Hands (2016) de Matt Reynolds
  • Encarnación (2017) de Ricardo Castro
  • Ink, Cocks & Rock’n’Roll (2017) de Matt Harloc
  • Julkita (2017) de Humberto Busto
  • Petul (2017) de Charles Cheval
  • La Peste (2017) de Guillermo Carbonell
  • Stacey and the Alien (2016) de Nelson Polfliet
  • We Together (2016) de Henry Kaplan
  • What Happened To Her (2016) de Kristy Guevara-Flanagan
  • When Demons Die (2016) de Daniel Ruebesam
  • Witch’s Milk (2017) de Martin Jehle

 

LOBO MAU:

  • The Book of Life (2014) de Jorge R. Gutiérrez
  • Amoras (2015) de Polina Minchenok
  • Once Upon a Blue Moon (2015) de Steve Boot
  • Hora de Jantar (2016) de Filip Bihar
  • O Inabalável Stanley (2014) de John Cody Kim
  • Johnny Express (2014) de WOO Kyungmin
  • Mitópolis (2013) de Alexandra Hetmerová
  • A Mosca Eléctrica (2015) de Natalia C. A. Freitas
  • A Teia (2016) de Natalia Chernysheva
  • Voltaire (2015) de Jan Snoekx
  • Alma (2009) de Rodrigo Blaas
  • Dasha e o Canibal (2015) de Nataliya Surinovich
  • Escargore (2015) de Oliver Hilbert
  • A Hora da Bruxa (2016) de Riley Geis
  • O Homem de Neve (2014) de Emma McCann
  • Tictactópolis (2014) de José Sierra
  • Uma Aventura de Medo (2017) de Cristina Vilches
  • Um Galo Solitário (2015) de Leonid Shmelkov
  • Que Monstro Te Mordeu? (2014) de Cao Hamburger e Philippe Barcinski

 


 

Não percas a oportunidade de ir ao MOTELx’17. As festividades começam oficialmente a 5 de setembro e duram até dia 10, encerrando com o já mencionado e muito antecipado visionamento de It.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *