MotoGP 15 – (PS4) | Análise

 

 motogp 15  

  • Editora: Namco Bandai
  • Produtora: Milestone
  • Plataformas: PS4, Xbox One

 

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Mais uma época de MotoGP e somos novamente brindados com um novo produto da Milestone. MotoGP 15 é a nova entrada na série, apostando forte na nova geração de consolas. Nesta versão PS4 existem algumas melhorias a assinalar, mas será um salto significativo em relação ao jogo anterior?

São muitos os que dizem que o problema de MotoGP é o facto de apenas a Milestone criar videojogos de motos. A verdade é que não existe concorrência, mas o problema não está aí, mas sim no facto de a marca MotoGP não ser lucrativa o suficiente nos videojogos para que o investimento seja enorme. Não podemos comparar MotoGP 15 com outros jogos de simulação, por exemplo Gran Turismo ou Project CARS, nem com simuladores desportivos, como Fifa ou NBA. Simplesmente não vende tanto, e como tal, não pode ter o investimento que leve a que este jogo seja fantástico. Posto isto, será um bom jogo, ou apenas uma ligeira melhoria?

Em alguns aspetos é apenas uma ligeira melhoria, mas a verdade é que MotoGP 15 faz melhor do que os jogos anteriores em quase todos os aspetos, ficando talvez a dúvida em relação aos gráficos, que nuns momentos está melhor, noutros nem por isso.

Graficamente MotoGP 15 não apresenta um grande salto. As motas e condutores estão melhor construídos, mais polidos e com movimentos mais realistas, mas o mesmo não se pode dizer dos circuitos, com continuam a não apresentar grande vida. Sente-se a falta de público e de movimento para lá do que está a acontecer na corrida. Os efeitos climatéricos estão dentro do que a série sempre nos deu, com um bom destaque para o asfalto molhado, mas sem conseguir oferecer a sensação de chuva ou nevoeiro que outros jogos nos dão, tal como nunca seremos encadeados pelo sol. No entanto, destaque para um design interessante nos menus, onde tudo é fácil e intuitivo, levando a que o jogador rapidamente esteja a competir.

Na parte sonora MotoGP 15 consegue estar melhor do que na parte gráfica. As motas oferecem um som realista e a banda sonora nos menus é tensa, deixando para trás o cada vez menos usado conceito de músicas alegres antes das provas.

No entanto é na jogabilidade que este jogo se sustenta e onde está o seu melhor. Começando pelo controlo das motas, existe melhoria num sistema de controlos que já era muito bom. MotoGP 15 proporciona uma condução adaptada a cada jogador. Com várias formas de tornar os controlos mais simples ou mais complexos, MotoGP 15 pode ser facilmente jogado por um jogador inexperiente, mas também poderá ser um verdadeiro desafio para os experts da série. Desde ajudas na estabilidade, passando por travões, motor ou derrapagens, MotoGP 15 tem ajudas em todos os aspetos da nossa condução para que seja o jogador a criar o seu próprio desafio ou zona de conforto.

A isto alia-se a capacidade de manipularmos a inteligência artificial dos adversários, e que recomendamos que nunca fique abaixo do meio termo, pois os adversários deixarão de ter capacidade de responder aos nossos movimentos. Por outro lado, em níveis mais elevados a IA irá obrigar-nos a uma condução quase perfeita para sairmos vencedores.

Em relação aos modos de jogo, aplaude-se a adição dos Real Events em que iremos simular certos eventos da época passada, tendo como objetivo fazer igual ao que realmente aconteceu, ou até melhorar. Esta adição serve tanto para os fãs da modalidade, que poderão reviver grandes momentos, mas também para os que não seguem tanto a época de MotoGP mas querem saber mais. Aliás, MotoGP 15 puxa claramente o jogador para este mundo, com vários cenários de loading a explicar conceitos ou a revelar factos históricos sobre pistas ou jogadores.

moto gp

No entanto, o foco será sempre o modo de carreira, onde iremos competir desde as mais fracas Moto3 até ao topo da MotoGP, tentando destronar os grandes nomes da modalidade. Para tal iremos criar o nosso próprio piloto, tentar convencer uma equipa a apostar em nós, conseguir patrocínios e demonstrar resultados. E é nisto que MotoGP 15 tem a sua base, na competição e na superação. estaque ainda para a elevada customização das motos e também no detalhe que o jogo apresenta com a grande maioria dos corredores em termos de movimentos. Quem for um grande fã conseguirá identificar movimentos específicos, principalmente nas curvas. Para além disso, também se percebe que alguns pilotos são mais fortes ou fracos em certos circuitos ou clima, estando aí muito perto da realidade.

MotoGP 15 não é um jogo fantástico mas é o melhor jogo de sempre no seu género. Não consegue deslumbrar como outros simuladores de condução automóvel, mas, se começarmos a aumentar a dificuldade e a retirar as ajudas, então MotoGP 15 começa lentamente a transformar-se numa experiência realista e intensa, onde as ultrapassagens podem acontecer a cada segundo, tal como nas provas reais, e o jogador sente essa intensidade. Se são fãs da modalidade, este é o jogo a ter. Apenas lamentamos que não seja o salto qualitativo que queríamos em relação ao ano passado. Todavia, voltamos a referir, apesar de não ser um jogo fantástico, é o melhor videojogo de motos que podem ter.

 

Pontos fortes:

  • Real Events
  • Jogabilidade de topo
  • Um verdadeiro desafio nas dificuldades mais altas
  • Muito para se fazer
  • Tendência interessante de mostrar um pouco de História da modalidade ao jogador

Pontos fracos:

  • Graficamente abaixo do esperado em alguns aspetos

 

Hardware usado pela MHD para teste de jogos:

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma

LP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *