NBA 2K15 (PS4) | Análise

 

 2k15  

  • Editora: 2K Sports
  • Produtora: Visual Concepts
  • Plataformas: PS4, PS3, XBox One, Xbox 360, PC

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

No ano passado fomos brindados com um fantástico 2K14 que mereceu o nosso prémio de Melhor jogo de Desporto do ano. Agora NBA 2K15 terá de oferece uma excelente experiência nas novas consolas… mas conseguirá?

Rapidamente nos apercebemos que NBA 2K15 está graficamente fantástico. A fluidez durante todo o jogo é algo que devemos aplaudir, pois não notamos quebras, os 60fps são constantes e as movimentações dos jogadores estão mais realistas do que nunca. A isso junta-se o fantástico conjunto de movimentos específicos dos jogadores mais importantes e que os fãs reconhecem imediatamente. Em cada lance, em cada estádio, podemos encontrar um pormenor que demonstre a qualidade gráfica deste jogo, quer seja dentro do campo, ou no fantástico público que oferece um grande ambiente. Destacamos ainda os momentos de slow motion, após algum fantástico lance, e que eleva ainda mais todo o espétaculo que é este desporto. Em termos faciais o jogo está muito interessante. É possível ver diferentes expressões, quer seja cansaço, dor, alegria ou frustração nas faces de jogadores que reconhecemos com facilidade. Destaque também para o suor em cada jogador. Tudo bem feito para tornar o jogo mais realista.

Tal como nos jogos anteriores, a 2K Sports proporciona um ambiente televisivo como nenhum outro jogo desportivo consegue oferecer. Repetições nos momentos certos, comentários coerentes antes, durante e depois do jogo, para além tudo o que acontece nos intervalos dos períodos de jogo, com muitas estatísticas e destaques para os jogadores mais influentes durante o jogo, e claro, cheerleaders. Parece que nada falta a NBA 2K15, principalmente agora que temos, durante os tempos de loading para o jogo, a antevisão de comentadores (entre eles, Shaq).

NBA-2K15-gameplay-trailer

Na jogabilidade NBA 2K15 continua muito bom. Com os gráficos, como já referimos, a apresentarem uma continuidade a cada lance, tudo parece mais suave e tal nota-se no nosso comando. Os jogadores respondem facilmente, apesar de ser um jogo que demora um pouco a ser dominado por nós, e em poucas horas estamos a fazer as bonitas jogadas que costumamos ver neste desporto. A grande inovação é o shotmeter que imediatamente nos diz porque acertámos ou falhámos um lançamento, sendo a grande diferente que, não só torna o jogo mais coerente, mas também nos permite estudar as nossas falhas e evoluir mais rapidamente. Devemos ainda referir a boa evolução dos nossos adversários ao defenderem. Estão mais agressivos, obrigam-nos a uma maior concentração e tentarão roubar-nos a bola com uma frequência que nos obrigará a evoluir na compreensão das jogadas que devemos fazer. Para tal teremos de compreender os espaços que se podem criar a aproveitar aquele segundo em que o defesa nos deu, a nós ou a um colega nosso, um pouco de espaço a mais que será a nossa oportunidade de concretização. Experimentem jogar num nível mais alto de dificuldade e terão um desafio viciante.

Em termos sonoros NBA 2K15 vive ao nível do seu nome. Os comentários estão quase perfeitos, com grande coerência e inteligência. É fantástico vermos como alguns comentários encaixam perfeitamente na temporada que vamos fazendo ou no que se está a passar no jogo. Claramente os melhores comentários alguma vez feitos para um jogo de desporto e que se aliam a uma boa banda sonora, dentro do estilo que a NBA oferece.

nba

O ponto mais alto de NBA 2K15 é o seu modo carreira, onde começamos com um jogador que não foi escolhido no draft e que terá de agarrar todas as oportunidades que tiver para mostrar o seu valor. Este modo está mais difícil, mais completo, mas também consegue ser mais simples quando estamos fora do campo, como por exemplo a gerir a evolução do jogador, a ter entrevistas ou a negociar contratos. Todas as pequenas alterações em relação ao jogo anterior são melhorias, evoluímos com maior facilidade e coerência, e a experiência é viciante durante muito tempo ao ponto de quase não tocarmos nos outros modos de jogo, que também são bons!

NBA-2K15-

Noutros modos de jogo temos a oportunidade de controlarmos toda a nossa equipa, ou sermos o Manager, tal como temos a hipótese de criarmos o nosso próprio campeonato de NBA com um detalhe impressionante, tal é a possibilidade de decisões que teremos pela frente.

Ainda no nosso modo carreira, teremos a capacidade de criar a nossa personagem com grande detalhe se tivermos paciência para isso. Existe ainda a possibilidade de usarmos uma foto nossa para criar um jogador mais parecido, mas nem sempre tal acontece, e poderão ter de tirar algumas fotos até conseguirem o resultado que procuram.

No entanto não podemos deixar de salientar alguns problemas online que assombraram este jogo aquando do seu lançamento. Se tivéssemos esta análise nessa altura, a nota seria mais baixa, mas agora que a grande maioria dos problemas estão resolvidos nos servidores, NBA 2K15 eleva-se ao nível mais alto da modalidade, pois oferece uma experiência entusiasmante enquanto eleva o próprio espetáculo que é a NBA.

nba2k15

Apesar de ainda existirem alguns problemas online e da caracterização do jogador por fotos ter problemas, o que podemos apontar de negativo a este jogo será o facto de não ser um grande salto em frente. Tal deve-se porque o jogo anterior já era muito bom. NBA 2K15 está melhor mas não é o salto para a nova geração que se poderia esperar, mas no fim de contas, ao olharmos para o que temos, onde poderemos melhorar nos próximos tempos? Com a nova física de movimentos dos jogadores e espaços entre eles, NBA 2K15 parece mais real do que nunca, com uma inteligência artificial melhorada. O que queremos de melhor no próximo ano?… que seja mais fácil parar algumas das grandes estrelas da NBA, porque talvez seja o único ponto em que o jogo ainda não é totalmente realista.

Se não gostam de NBA, devem dar uma oportunidade a este jogo, mas se são fãs, então este jogo tem mesmo de estar na vossa consola.

 

Pontos fortes:

  • Graficamente muito bom
  • Melhores comentários de sempre num jogo desportivo
  • Apresentação televisiva
  • Vários modos de jogo, com destaque para o MyCareer
  • Jogabilidade de topo
  • Inteligência artificial melhorada

Pontos fracos:

  • Continua a ser muito difícil parar alguns dos grandes jogadores da NBA

LP

 

Lê Também:   Estes são os mais recentes jogos a chegar ao catálogo da PlayStation Plus em abril

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *