Noite de Abertura do Queer Lisboa 17

Queer Lisboa 17 abre com Continental seguido de Festa no Teatro do Bairro com actuação ao vivo do rapper Cazwell.

Tem início amanhã dia 20 setembro, o Queer Lisboa 17, com a Noite de Abertura a ter lugar às 21h00 na Sala Manoel de Oliveira no Cinema São Jorge.

O Filme de Abertura é Continental, de Malcolm Ingram. O documentário Continental recupera a memória de um local marcado pela luxúria, que transcendeu identidades sexuais e serviu de palco a muitos famosos. Localizado no topo do mítico Hotel Ansonia em Nova Iorque, a sauna Continental assistiu a uma autêntica revolução sexual e cultural, num espaço de tolerância por onde passaram figuras tão díspares como Bette Midler ou Alfred Hitchcock: pelas suas características inclusivas, o Continental tornou-se num símbolo da cultura queer, antes do seu tempo. Passados 17 anos, esta é a segunda vez que o Queer Lisboa tem um Documentário a abrir o Festival.

Nesta noite de abertura será apresentada a edição deste ano do Queer Lisboa e chamado ao palco o Júri. Do Júri da Competição para a Melhor Longa-Metragem estarão presentes Andrei Rus (Jornalista e Programador de Cinema, Bucareste), Cinta Pelejà (Directora do DocLisboa) e Gustavo Vinagre (Realizador, São Paulo). Do Júri da Competição para o Melhor Documentário, Bard Ydén (Director do Festival Skeive Filmer, Oslo), Cláudia Varejão (Realizadora, Lisboa) e Michael Stütz (Director do Festival Xposed, Berlim). Do Júri da Competição para a Melhor Curta-Metragem, André Teodósio (Encenador, Lisboa), António da Silva (Realizador, Londres) e Daniel McIntyre (Realizador, Toronto). E do júri da nova Competição In My Shorts, Carlos Conceição (Realizador, Lisboa) Cosimo Santoro (Distribuidor, Itália) e Maria João Mayer (Produtora, Lisboa).

Acabada a sessão no Cinema São Jorge, e para celebrar em grande o arranque de mais uma edição do Queer Lisboa, tem lugar no Teatro do Bairro a partir das 0h e até às 4h, a Festa de Abertura do Queer Lisboa 17 que contará com uma actuação ao vivo do norte-americano Cazwell, o mediático rapper assumidamente gay que já colaborou com artistas de renome como Lady Gaga, Amanda Lepore e Peaches. O DJ set estará a cargo de Nuno Galopim. A festa é resultado de uma parceria entre o Queer Lisboa, o CheckpointLX, Joaquim Pinto, realizador do filme E agora? Lembra-me e Nuno Leonel. A entrada terá um custo de 5€.


Também do teu Interesse: