O Excêntrico Mortdecai, em análise

 

excentrico-mortdecai

 FICHA TÉCNICA

  • Título Original: Mortdecai
  • Realizador: David Koepp
  • Elenco: Johnny Depp, Gwyneth Paltrow, Ewan McGregor
  • Género: Ação, Comédia
  • Pris Audiovisuais| 2015 | 106 min

[starreviewmulti id=11 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

 

“Mortdecai” traz-nos Johnny Depp, ao lado de um fantástico grupo de atores, com uma caricatura aos antigos filmes de espionagem ingleses.

Johnny Depp interpreta Mortdecai, um comerciante de arte que se encontra na bancarrota. Juntamente com a sua mulher Johanna, interpretada por Gwyneth Paltrow, ele vai ter de encontrar um quadro lendário, que poderá ser a chave para a sua salvação. O enredo é relativamente simples, com algumas reviravoltas, mas nada que nos surpreenda, o que também não parece ser o grande objetivo. O filme apresenta-nos muitas personagens caricatas, com um traço que facilita a sua descrição, o que faz todas elas únicas em relação às outras, e é nisso que ganha mais em termos de comédia.

mortdecai-johanna

Onde “Mortdecai” falha, é no início não nos dar logo a entender o que o filme e a personagem principal são. Sabemos que vai ser uma comédia, mas no meio dos crimes, assaltos, piadas, dramas conjugais, a atmosfera do filme parece aqueles dias em que está sol e calor, mas o vento frio na rua deixa-nos um bocado à toa porque não sabemos se devemos usar casaco ou não. Só até uma parte avançada do filme é que percebemos a direção que ele vai tomar e do que é que podemos esperar. O mesmo se passa com a personagem Mortdecai. Nas cenas iniciais, Johnny Depp parece estar a fazer de Johnny Depp. Vemos traços característicos do seu estilo de representação, os quais em certos momentos não conjugam muito bem com o que se está a decorrer. No entanto com o passar do tempo, essas nuances disfuncionais começam a integrar a personagem e a fazer parte dela, e só aí é que percebemos que tipo de personagem é o Mortdecai.

mortdecai-jock

Depp, sem dúvida que foi o que teve a prestação mais atribulada, mas no meio de um elenco de luxo como este, apenas um ator se conseguiu distinguir dos outros todos. Paul Bettany faz de Jock, o guarda-costas de Mortdecai, e é sem dúvida a personagem mais engraçada e consistente de todo o filme. Jock é a alma do filme. A relação dele e Mortdecai não só proporciona grandes momentos de comédia, como também torna a personagem de Depp muito mais fácil de ser aceite.

“Mortdecai” não é um grande filme, devendo qualquer tipo de aspeto positivo a Paul Bettany, conseguindo ter alguns momentos comicamente interessantes, mas nada com grande impacto no geral.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *