First Man

O Primeiro Homem na Lua abre 75º Festival de Veneza

First Man’, de Damien Chazelle, um biopic sobre Neil Armstrong, na verdade o primeiro homem a pisar a Lua, foi anunciado como filme de abertura na competição do 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que vai decorrer de 29 de agosto a 8 de setembro de 2018.

‘First Man’,  de Damien Chazelle (‘La La Land’), com Ryan Gosling, Jason Clarke e Claire Foy, — mais um filme norte-americano em destaque — produzido pela Universal Picture fará a sua estréia mundial como filme de abertura na competição do 75º Festival de Cinema de Veneza, que vai realizar-se de 29 de agosto a 8 de setembro próximos. O Festival dirigido por Alberto Barbera e organizado pela Bienal de Venezia — presidida por Paolo Baratta — curiosamente anunciou a esta estreia mundial de ‘First Man’ nas vésperas do 49º aniversário da ‘alunagem’ da Apollo 11 na Lua. Para Barbera, o director artístico da Mostra de Veneza é um verdadeiro privilégio apresentar a estreia mundial do novo e aguardado filme de Damien Chazelle. É um trabalho muito pessoal, original e convincente, maravilhosamente inesperado no contexto dos filmes épicos atuais e uma confirmação do grande talento de um dos realizadores contemporâneos mais importantes do cinema americano.

First Man
Damien Chazelle e o actor Ryan Gosling voltam a trabalhar juntos.

‘First Man’ será exibido em estréia mundial na quarta, 29 de agosto, na Sala Grande, no Palazzo del Cinema, no Lido di Venezia. Logo após a consagração de seis prémios da Academia de Hollywood, com ‘La La Land’, Damien Chazelle e o actor Ryan Gosling voltam  a trabalhar juntos em  ‘First Man’, a história da primeira missão da NASA que pousou e levou um homem à Lua, com foco na figura do astronauta Neil Armstrong, entre os anos 1961-1969. Trata-se de um relato visceral na primeira pessoa, baseado no livro de James R. Hansen, num filme explora os esforços e o recursos — de Armstrong e dos EUA – para tornar bem sucedida uma das missões mais perigosas da história do Homem, da Ciência e da Conquista do Espaço. Escrito por Josh Singer vencedor de um Óscar por ‘Spotligt’, este drama épico é produzido por Wyck Godfrey e Marty Bowen (da saga ‘Crepúsculo’, ‘The Fault in Our Stars’) através de sua produtora Temple Hill Entertainment, ao lado de Damien Chazelle. Steven Spielberg, Isaac Klausner, Adam Merims e Josh Singer assinam esta produção, co-financiada pela DreamWorks Pictures.

VÊ TRAILER DE ‘FIRST MAN’

Quanto a Chazelle, que já abriu Veneza há dois anos com ‘La La Land’ no início de uma caminhada que culminou com o Óscar de Melhor Realizador, declarou na circunstância da escolha do seu filme para a abertura de Veneza 75: Sinto-me humilde com o convite de Veneza e estou muito feliz por voltar. Sinto-me particularmente comovente para compartilhar esta notícia tão perto do aniversário do pouso na Lua. Aguardo ansiosamente ansioso para trazer o filme para o festival.

First Man
A história da primeira missão da NASA que pousou e levou um homem à Lua.

Damien Chazelle, escreveu e dirigiu o musical ‘La La Land’, que  teve 14 nomeações ao Óscar, ganhando seis prémios, incluindo o de Melhor Realizador tornando-se o mais jovem a receber este prémio na história da Academia de Hollywood. O filme também recebeu sete Globo de Ouro e cinco vitórias no BAFTA com 11 nomeações. O seu filme anterior,’Whiplash’ de 2014, teve cinco nomeações ao Óscar e três vitórias, incluindo a de Melhor Ator Secundário para J.K. Simmons. A curta-metragem de 2013, que deu origem ao argumento de ‘Whiplash’ ganhou o Prémio do Júri de Curta Metragem no Festival de Sundance, e no ano seguinte a longa-metragem levou para casa tanto o Prémio do Júri como o Prémio do Público do festival. Chazelle realizou a sua primeira longa-metragem,’Guy and Madeline’ num banco de jardim, ainda como estudante da graduação na Universidade de Harvard. O filme foi eleito um dos Melhores Filmes do Ano pela LA Weekly, pelo New York Times, pelo The Village Voice e pelo The Chicago Tribune, entre outros importantes media. Para televisão, Chazelle está a trabalhar num drama musical intitulado, ‘The Eddy for Netflix’, uma encomenda direta da Apple, na qual vai ser o produtor e realizador.

José Vieira Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *