O vestuário de Os Oito Odiados | Oswaldo Mobray e Bob

 

Tim Roth e Demian Bichir, o carrasco e o mexicano de Os Oito Odiados, vestem-se com figurinos inspirados em referências tão distintas como Oliver Twist e Eli Wallach.

 

<< General Smithers e Joe Gage

 

Anteriormente Courtney Hoffman tinha trabalhado em Django Libertado, onde, apesar de não ser a figurinista do filme, foi responsável pelas roupas do ator Cristoph Waltz. Aquando da construção do visual de Tim Roth para Os Oito Odiados, a figurinista não pode deixar de se aperceber da parecença entre os dois intérpretes e tipos de personagem, sendo que um dos seus grandes desafios foi a de particularizar a figura deste carrasco.

Os Oito Odiados

Os Oito Odiados

No guião, a personagem de Tim Roth, Oswaldo Mobray é descrito como um dândi inglês vestido com um fato cinzento de três peças. Hoffman seguiu à risca esta indicação de Tarantino, mas a isso acrescentou a elegância obviamente cuidada da silhueta, assim como um chapéu de coco. Apesar de não ser uma das referências textuais, a figurinista inspirou-se na figura Dickensiana de Faggin de Oliver Twist na criação desta duvidosa personagem.

Lê Também:   Este é o melhor filme da história do cinema para Quentin Tarantino

Os Oito Odiados

Seguindo a incontornável ligação estética dos Oito Odiados para com a filmografia de Sergio Leone, muitos dos figurinos são inspirados por figuras nos seus filmes. Demian Bichir como Bob, usa roupas que foram baseadas no figurino de Eli Wallach em O Bom, O Mau e o Vilão, um dos maiores triunfos na carreira do mestre italiano do western.

Lê Também: Django Libertado, em análise

Inspirando-se no caráter particular desta personagem, Hoffman decidiu construir um casaco em 11 diferentes tipos de peles, criando uma imagem cheia de história pessoal que não nos é mostrada mas sugerida por elementos visuais como esta estranha peça de vestuário. Devido a esta peculiar escolha estilística, o casaco de Bichir foi um dos poucos elementos a ser criado em pele falsa. Para o resto do elenco, Hoffman decidiu usar peles reais, ajudando o filme a encontrar um certo nível de veracidade histórica nas suas texturas.

Lê Também:   Já comparado com Pulp Fiction, este novo thriller da Netflix não deixa ninguém indiferente

Os Oito Odiados

No final, apesar de moralmente problemático, Os Oito Odiados apresenta um festim para os olhos na forma do seu guarda-roupa. Courtney Hoffman pode ter sido ignorada pela maioria dos prémios de cinema desta Awards Season, mas o futuro desta jovem criadora parece risonho, sendo que a sua genialidade neste filme é incontornável.

 

<< General Smithers e Joe Gage

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *