Eu, Tonya

Óscar 2018 | As nomeações e os números

Depois de saírem as nomeações para os Óscares começam as conversas sobre os números. O número de vezes que um filme é nomeado, o número de realizadores nomeados que quebram as barreiras e o número de atores que são finalmente reconhecidos. Descobre os números e estatísticas, comparando com as nomeações de outros anos.

9 –  É o número total de nomeados para Melhor Filme. Desde que Academia mudou o sistema que prevê que possam ser nomeados entre 5 a 10 filmes nos Óscar de 2012, já são 4 vezes que existem 9 nomeados (2012, 2013, 2014 e 2017) e 2 vezes para 8 nomeados (2015 e 2016).

13 – O maior número de nomeações este ano foi para o filme “A Forma da Água”. Só houve 2 filmes na última década que tiveram mais nomeações: “La La Land” com 14 nomeações o ano passado, e “O Estranho Caso de Benjamin Button” com 13 nomeações em 2009. O filme de Guillermo Del Toro torna-se o décimo filme a conseguir 13 nomeações juntando-se a: “E Tudo o Vento Levou”, “Até à Eternidade”, “A Paixão de Shakespeare”, “Forrest Gump”, “Chicago”, “Mary Poppins”, “Quem Tem Medo de Virginia Wolf?”, “O Senhor dos Anéis: Irmandade do Anel” e “O Estranho Caso de Benjamin Button”.

2 – O menor número de nomeações de um nomeado a Melhor Filme. O filme de Steven Spielberg “The Post” só tem mais uma nomeação, a de Meryl Streep para Melhor Atriz.

the shape of water a forma da agua guillermo del toro oscar

5 – O maior número de nomeações para um filme sem a nomeação de Melhor Filme, que é o caso de “Blade Runner 2049”, “Star Wars: Os Últimos Jedi”, “Baby Drive: Alta Velocidade” e “Eu, Tonya”. Todos têm 3 nomeações sem incluir o maior prémio.

8 – O maior número de nomeações sem incluir nomeações para atores, para “Dunkirk”.

2 – O número de nomeados com 3 nomeações, para Jordan Peele e Guillermo Del Toro. Os dois estão nomeados para Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Original. Peele é só o terceiro realizador a conseguir estas nomeações no seu filme de estreia e também é o único afro-americano a consegui-lo. No ano passado, só o compositor de “La La Land” Justin Hurwitz conseguiu as 3 nomeações.

Continua em:




9 – O número de duplos nomeados deste ano. Christopher Nolan e Paul Thomas Anderson estão nomeados para Melhor Filme e Melhor Realizador, Martin McDonagh em Melhor Filme e Melhor Argumento Original, Greta Gerwig em Melhor Realizador e Melhor Argumento Original, Mary J. Blige é a primeira mulher a ser nomeada para Melhor Atriz Secundária e Melhor Canção Original no mesmo ano, Jacqueline Durran está nomeada pelos figurinos de “A Bela e o Monstro” e “A Hora Mais Negra”, já Sarah Greenwood e Katie Spencer estão nomeadas para Melhor Direção de Arte nos mesmos filmes. Para o Óscar de Melhor Mixagem de Som estão nomeados Julian Slater e Ren Klyce para os filmes “Baby Drive: Alta Velocidade” e “Star Wars: Os Últimos Jedi”, respetivamente. No ano passado, Damien Chazelle, Barry Jenkins, Kenneth Lonergan, Denzel Washington e Theodore Melfi conseguiram duplas nomeações.

3 – O número de atores nomeados dois anos seguidos: Meryl Streep, Octavia Spencer e Denzel Washington.

três cartazes a beira da estrada oscar
Três Cartazes À Beira da Estrada

2 – O número de filmes com 3 atores nomeados: “Três Cartazes À Beira da Estrada” com Frances McDormand, Woody Harrelson e Sam Rockwell e “A Forma da Água” com Sally Hawkins, Richard Jenkins e Octavia Spencer.

20 – O maior número de nomeações para um único estúdio, Fox Searchlight, graças a “A Forma da Água” e “Três Cartazes À Beira da Estrada”. Se se combinasse os filmes da Universal com os da Focus o número estaria próximo, com 18 nomeações, graças a “Linha Fantasma”, “A Hora Mais Negra”, “Foge” e “Victoria e Abdul”.

7 – O número de nomeações para a Netflix, graças a “Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi” e os documentários “Ícaro”, “Strong Island” e “Heroin(e)”.




4 – O número de realizadores a serem nomeados pela primeira vez para a categoria de Melhor Realizador, só Paul Thomas Anderson tem uma nomeação anterior, com “Haverá Sangue”. Os nomeados não são estranhos aos Óscar, Guillermo Del Toro foi nomeado para Melhor Roteiro e Melhor Filme Estrangeiro com “O Labirinto do Fauno” e Christopher Nolan tem nomeações para Melhor Roteiro com “Memento” e “A Origem”, o qual também teve uma nomeação para Melhor Filme.

2 – O número de realizadores estreantes a serem nomeados. Greta Gerwing e Jordan Peele são os dois nomeados com os seus filmes de estreia. A última vez que um realizador estreante foi nomeado foi com Benh Zeitlin em 2013 e a última vez que houve uma dupla foi em 2000 quando Spike Jonze e Sam Mendes foram nomeados.

8 – O número de atores que receberam a sua primeira nomeação – Margot Robbie, Timothée Chalamet, Daniel Kaluuya, Mary J. Blidge, Leslie Manville, Allison Janney, Laurie Metcalf e Sam Rockwell.

margot robbie i tonya oscar
Margot Robbie

6 – O número de anteriores vencedores nomeados este ano: Frances McDormand, Meryl Streep, Denzel Washington, Daniel Lay-Lewis, Octavia Spencer e Christopher Plummer.

3 – O número de atores nomeados que não receberam prémio. Saoirse Ronan ganha a sua terceira nomeação aos 23 anos depois de ser nomeada com “Expiação” e “Brooklyn”, Willem Dafoe que foi nomeado anteriormente com “Platoon” e “Shadow of the Vampire”, e Woody Harrelson com “Larry Flint” e “O Mensageiro”. Gary Oldman e Richard Jenkins ganharam a segunda nomeação este ano.

2 – O número de atuais detentores de EGOT (Emmy, Grammy, Óscar, Tony) que receberam nomeações este ano: o produtor de “Lady Bird” Scott Rudin, e Robert Lopez, compositor de “Remember Me” do filme “Coco”.

1 – O nomeado que está a um prémio de conseguir um EGOT. Frances McDormand já tem um Óscar só lhe falta um Grammy.




21 – O número total de nomeações recebidas por Meryl Streep depois do reconhecimento em “The Post”. Este é um recorde na história dos Óscar. Denzel Washington ganhou a sua nona nomeação, sendo o ator afro-americano mais nomeado, Daniel Day-Lewis ganhou a sua sexta nomeação e Frances McDorman a quinta nomeação.

88 – É a idade do ator Christopher Plummer, sendo o mais velho ator a ser nomeado na história dos Óscar.

9 – É número de dias que levou Christopher Plummer a filmar “Todo o Dinheiro do Mundo”, quando substituiu Kevin Spacey, quase a um mês do filme estrear.

christopher plummer todo o dinheiro do mundo oscar
Christopher Plummer

89 – É a idade de Agnes Varda que faz com que seja a mais velha nomeada de sempre para os Óscar com a nomeação para Melhor Documentário com “Faces, Places”. James Ivory poderia ter tomado este recorde se fosse mais velho do que Varda 8 dias.

22 – É a idade do mais novo ator nomeado, Timothée Chalamet. Um ano mais novo do que Saoirse Ronan. Se ganhar será o ator mais novo a receber um Óscar, batendo Adrien Brody por 7 anos.

2 – O número de atores nomeados com menos de 30 anos (Chalamet e Kaluuya).

2 –  O número de atrizes nomeadas com menos de 30 anos (Ronan e Robbie).

0 – O total de atores nomeados nos seus 30.

8 – O número de atores nomeados que não são americanos: Sally Hawkins, Daniel Day-Lewis, Daniel Kaluuya, Gary Oldman e Lesley Manville são britânicos; Saoirse Ronan é irlandesa; Margot Robbie é australiana; e Christopher Plummer é canadiano.




4 – O número de atores de menoridades nomeados este ano: Daniel Kaluuya, Denzel Washington, Octavia Spencer e Mary J. Blige.

0 – O número de atores nomeados que sejam de outras etnias para além de “caucasiano”, “afro-americano” ou “britânico-africano”.

1 – O número de atores na história dos Óscar a ser nomeado por um filme realizado por uma mulher de cor: Mary J. Blidge é a primeira com o filme de Dee Rees “Mudbound”.

mary j blidge mudbound oscar
Mary J. Blidge

4 – Realizadores de cor que foram nomeados para Melhor Realizador antes de Jordan Peele, que faz com que a contagem seja 5.

4 – Mulheres nomeadas para Melhor Realizador antes de Greta Gerwig passar a ser a quinta.

1 – O número de realizadores transgénero nomeado graças a Yance Ford com “Strong Island”.

3 – O número de nomeados a Melhor Filme onde Michael Stuhlbarg aparece, com “Chama-me Pelo Teu Nome”, “A Forma da Água” e “The Post”. O último a ator a fazê-lo foi John C. Reilly que esteve em “Gangs de Nova Iorque”, “Chicago” e “As Horas” em 2002.

6 – O número de atores que aparecem em 2 nomeados para Melhor Filme: Bradley Whitford está em “Foge” e “The Post”, Timothée Chalamet está em “Chama-me Pelo Teu Nome” e “Lady Bird”, Tracy Letts está em “Lady Bird” e “The Post”, Lucas Hedges está em “Lady Bird”e “Três Cartazes à Beira da Estrada”, Nick Searcy está em “Três Cartazes à Beira da Estrada” e “A Forma da Água”, e Caleb Landry Jones está em “Foge” e “Três Cartazes à Beira da Estrada”.




4 – O número de atores que apareceram em nomeados para Melhor Filme dois anos seguidos: Stuhlbarg esteve em “O Primeiro Encontro” no ano passado, Stephen McKinley Henderson esteve em “Vedações” e “Manchester By The Sea” no ano passado e este ano está em “Lady Bird”, Lucas Hedges também foi de “Manchester By The Sea” para “Lady Bird” e Octavia Spencer esteve em “Elementos Secretos” e recentemente em “A Forma da Água”.

51 – O número de nomeações que John Williams tem hoje. O único a ter mais nomeações é Walt Disney.

14 – O número de nomeações para o diretor de fotografia de “Blade Runner 2049”, Roger Deakins, sem nenhuma vitória.

dunkirk oscar
Dunkirk

100 milhões de dólares – O maior orçamento estimado por um dos nomeados para Melhor Filme – “Dunkirk”. Ainda continua a ser o menor orçamento de um filme de Christopher Nolan desde “The Prestige”. “The Post” está próximo com um orçamento de 50 milhões de dólares.

3,5 milhões de dólares – O menor orçamento estimado por um dos nomeados para Melhor Filme – “Chama-me Pelo Teu Nome”. “Foge” custou mais 1 milhão de dólares.

99% – A maior pontuação na Rotten Tomatoes de um dos nomeados para Melhor Filme, compartilhado por “Lady Bird” e “Foge”. “Moonlight” e “Hell Or High Water” tiveram 98% no ano passado.

86% – A menor pontuação na Rotten Tomatoes de um dos nomeados para Melhor Filme com “A Hora Mais Negra”. “O Héroi de Hacksaw Ridge” teve 86% no ano passado.




94 – A mais alta pontuação dada pela Metacritic de um dos nomeados para Melhor Filme, compartilhado por “Lady Bird” e “Dunkirk”. “Moonlight” teve 99 pontos no ano passado.

lady bird oscar
Lady Bird

75 – A mais baixa pontuação dada pela Metacritic de um dos nomeados para Melhor Filme com “A Hora Mais Negra”.

6 – O número de nomeados para Melhor Filme que se estrearam num festival de cinema: “Chama-me Pelo Teu Nome” e “Foge” tiveram em Sundance, “A Hora Mais Negra” e “Lady Bird” em Telluride e “A Forma da Água” e “Três Cartazes À Beira da Estrada” em Veneza.

2 – O número de filmes nomeados que ganharam atenção na primeira semana – “Foge” e “Dunkirk”.

26 – O número de anos em que um filme com data de estreia em fevereiro é o último nomeado para Melhor Filme, como “Foge” conseguiu este ano. “O Silêncio dos Inocentes” foi o último a consegui-lo.

6 milhões de dólares – O menor lucro doméstico de um nomeado com “Linha Fantasma”.

188 milhões de dólares – O maior lucro doméstico de um nomeado com “Dunkirk”.

562 milhões de dólares – O total de lucro doméstico de bilheteiras dos 9 nomeados.

1,059 bilhões de dólares – O total de lucro mundial de bilheteiras dos 9 nomeados. Quase metade pertence a “Dunkirk”.

62,4 milhões de dólares – A média de lucro doméstico de bilheteiras de um nomeado a Melhor Filme deste ano, subiu dos 52 milhões do ano passado.

117,67 milhões de dólares – A média de lucro mundial de bilheteiras de um nomeado a Melhor Filme deste ano, subiu de 81 milhões do ano passado.




103,233 dólares – Melhor média de visualizações por um filme nomeado para Melhor Filme com “Chama-me Pelo Teu Nome” em Outubro.

chama-me pelo teu nome oscar
Chama-me Pelo Teu Nome

14 – O número de atores nomeados dos 9 filmes nomeados para Melhor Filme.

46 – O número total de nomeações dos 9 filmes nomeados para Melhor Filme.

6 – O número de filmes nomeados para Melhor Filme com pelo menos uma mulher na produção – “Chama-me Pelo Teu Nome”, “A Hora Mais Negra”, “Dunkirk”, “Lady Bird”, “Linha Fantasma” e “The Post”.

1 – O número de mulheres negras com uma nomeação para o Melhor Argumento antes de Dee Rees ter sido nomeada com “Mudbound”.

0 – O número de mulheres a serem nomeadas para Melhor Diretor de Fotografia antes de Rachel Morrison com “Mudbound”.

Qual é a tua opinião sobre estas curiosidades sobre os Óscar? E quais são os teus favoritos a ganharem prémios?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *