Óscares 2016 | Roger Deakins, Sicario

 

Depois de 12 nomeações fracassadas e uma carreira invejável, será que este é o ano em que Roger Deakins, o diretor de fotografia de Sicario, conseguirá alcançar o desejado o Óscar?

<< Introdução | Jenny Beavan, Mad Max >>

A categoria de Melhor Fotografia nesta edição dos Óscares está absolutamente repleta de nomes sonantes desta particular área da criação cinematográfica. Um desses nomes será, sem dúvida, o de Roger Deakins que com o reconhecimento do seu trabalho em Sicario alcançou a sua 13ª nomeação a este particular galardão.

 

Roger Deakins Sid & Nancy
Sid & Nancy

 

Este diretor de fotografia inglês iniciou a sua carreira em curtas documentais nos anos 70, mas depressa começou a envolver-se no cinema de ficção, sendo que pela década de 80, o nome de Deakins já se havia tornado algo comum nos créditos de alguns dos mais visualmente impactantes filmes do cinema britânico como 1984 e Sid & Nancy, Em 1991, no entanto, este diretor de fotografia iniciou a relação profissional que viria a definir grande parte da sua vida futura.

Lê Também: The Revenant nomeado pela American Society of Cinematographers

Barton Fink foi o primeiro filme dos irmãos Coen a ter o privilégio de ser fotografado por Roger Deakins e desde essa deliciosa sátira, praticamente todos os filmes deste célebre duo tem tido a sua filmografia assegurado por este verdadeiro génio que é responsável por imagens tão memoráveis como as gélidas paisagens de Fargo cortadas pela sanguinária desordem da violência, os ambientes noir de O Barbeiro ou a fantasia musical que interrompe a narrativa de O Grande Lebowski num momento de pura jovialidade cinematográfica.

 

O Barbeiro Roger Deakins
O Barbeiro

 

Foi num dos filmes dos irmãos Coen que Deakins se tornou um pioneiro da fotografia digital, tendo sido o primeiro diretor de fotografia de Hollywood a empregar manipulação digital da cor em Irmão, Onde Estás? de 2000. Desde essa primeira incursão no cinema digital, Deakins tem-se provado como um dos grandes pioneiros e apoiantes desta inovação cinematográfica não partilhando as mesmas reticências e purismos que tantos outros cineastas mantêm em relação ao conflito entre película e digital. A fotografia de Skyfall, por exemplo, é um dos mais belos trabalhos de Deakins e foi conseguido a partir do seu magistral uso desta tecnologia.

 

skyfall Roger Deakins
Skyfall

 

Outra importante parte da recente carreira de Deakins tem sido a sua influência no desenvolvimento do cinema de animação, tendo trabalhado em Wall-E, Como Treinares o Teu Dragão e Rango, entre outros projetos. Com a sua ajuda, estes filmes integraram nos seus visuais, a aplicação de técnicas de iluminação usualmente reservadas a cinema de imagem real, sendo que tal sofisticação visual se tem vindo a tornar norma na produção de filmes animados graças a Deakins e os seus esforços.

Lê Ainda: Sicario – Infiltrado, em análise

A primeira nomeação deste genial cineasta veio em 1994 em reconhecimento pelo seu trabalho em Os Condenados de Shawshank, mas até hoje Deakins nunca ganhou o prémio mais importante de Hollywood. Com o diretor de fotografia a falar em reformar-se e apenas mais dois projetos confirmados, parece que esta será, possivelmente, a derradeira possibilidade de Deakins ganhar o Óscar.

 

American Society of Cinematographers Sicario Roger Deakins
Sicario – Infiltrado

 Será que com esta nomeação por Sicário, Deakins vai finalmente subir ao palco do Dolby Theatre ou será que Emmanuel Lubezki de The Revenant vai arrecadar o seu terceiro Óscar consecutivo? Se Deakins acabar a sua carreira sem um Óscar, tem de ser dito, isso será uma incalculável tragédia.

<< Introdução | Jenny Beavan, Mad Max >>

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *