A Caminho dos Óscares 2013 (IV)

FLIGHT

Há muito tempo que Robert Zemeckis não faz um novo “Forrest Gump” (bem, talvez isso seja impossível). Mas dificilmente se tem aproximado dessa qualidade máxima. Regressa agora às longas-metragens em live action com Denzel Washington como protagonista e favorito à nomeação para Melhor Ator. O filme foi ligeiramente bem recebido pela crítica que o considera um sólido drama com tendências também para o blockbuster. Poderá também estar nomeado para a categoria de Melhor Filme e Melhor Argumento Original.

NOS CINEMAS A 10 DE JANEIRO DE 2013

THE DARK KNIGHT RISES

Se se recorda do tempo onde eram apenas cinco os filmes nomeados para Melhor Filme, então também se deve recordar que a culpa da alteração foi de Christopher Nolan. Não deixará de ser irónico que a Academia abra mais espaço nos nomeados à categoria máxima para poderem ser inseridos mais blockbusters e, no fim de contas, o novo Batman não ser nomeado. E é isso que é mais provável acontecer. Num passado recente, só um houve filme que pertence a uma trilogia/saga e que foi nomeado ao Óscar máximo sem que os seus antecessores fossem nomeados também: Toy Story 3. É muito pouco provável que a Academia coroe a trilogia de Nolan, apesar da massiva campanha da Warner Bros. No entanto, são de esperar nomeações técnicas: Melhor Fotografia, Efeitos Visuais, Som, Montagem de Som e Edição.

JÁ EM DVD E BLU-RAY

THE AVENGERS

Muito mais facilmente seria este o nomeado para Melhor Filme do que o novo Batman. Teve uma bilheteira maior e foi mais acariciado pela crítica, mas tal não vai acontecer. “Os Vingadores” devem conseguir algumas nomeações técnicas, mas não mais do que isso. Aliás, a própria Disney não apostou na típica campanha “For Your Consideration” porque o objetivo de “Os Vingadores” foi alcançado: dólares, muitos dólares. Ainda assim, pode ser nomeado para: Melhor Som, Montagem de Som e Efeitos Visuais.

JÁ EM DVD E BLU-RAY

SKYFALL

Já há quem reclame a nomeação para Melhor Filme, e a verdade é que este é o blockbuster que terá mais hipóteses de obter a ambicionada nomeação. Mas há possibilidades bem mais evidentes: Javier Bardem tem conquistado alguns prémios e é uma hipótese a considerar para Melhor Ator Secundário, a música de Adele é uma forte concorrente à vitória para Melhor Canção Original, e podem ainda ocorrer nomeações para Melhor Fotografia, Efeitos Visuais, Som e Montagem de Som.

JÁ EM EXIBIÇÃO

CLOUD ATLAS

O melhor ou o pior? A crítica tem estado bastante dividida quanto a este “Cloud Atlas”. E essa divisão não ajuda nas pretensões de o ver nomeado em mais categorias. Design de Produção, Guarda-Roupa, Banda Sonora e Efeitos Visuais poderão ser distinguidos com nomeação. Já na categoria de Melhor Maquilhagem e Penteados, a nomeação está fora de questão visto que “Cloud Atlas” ficou de fora da shortlist desta categoria.

 JÁ EM EXIBIÇÃO

Veja as partes anteriores deste especial Óscares 2013:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *