Óscares 2016, em análise | Categorias Técnicas

 

<<  Melhor Animação, Documentário e Filme Estrangeiro   |  Introdução  >>

 

As dez categorias técnicas que aqui vamos analisar serão divididas quase todas entre “Mad Max” e “O Renascido”, com o primeiro a poder colecionar um máximo de sete prémios. 

Sim, aqui “Mad Max: Estrada da Fúria” é rei e senhor. O Óscar de Melhores Efeitos Visuais já ninguém lho tira (a menos que a Academia se sinta tentada em premiar o regresso da saga “Star Wars”), assim como Melhor Design de Produção e Melhor Maquilhagem e Cabelos. Diríamos então que no mínimo o filme de George Miller tem três Óscares mais do que garantidos.

Depois entramos nas categorias que podem pender para dois lados, sendo que “Mad Max: Estrada da Fúria” se assume em muitas delas como favorito, embora não incontestável. Por exemplo, em Melhor Guarda-Roupa, os trajes selvagens de “Mad Max” competem com Sandy Powell em dose dupla. A figurinista de “Cinderela” e “Carol” já tem três Óscares e o facto de concorrer por dois filmes pode não a favorecer. Apesar de tudo é em “Cinderela” que tem as suas melhores hipóteses, que estão repartidas com Jenny Beavan de “Mad Max” (que parte ligeiramente à frente depois de ter vencido nos Costume Designers Guild Awards).

Lê Também:   Esta popular minissérie com Kate Winslet acaba de ficar completa na HBO Max

Mad Max

Lê também: Mad Max triunfa nos Costume Designers Guild Awards

Também em Melhor Montagem a corrida se faz a dois. Outra vez “Mad Max” e agora “A Queda de Wall Street” (foram estes os dois filmes que dividiram os prémios do Sindicato dos Montadores).

Outra indecisão está nas duas categorias de som. Embora “Mad Max: Estrada da Fúria” esteja na frente para vencer os dois (que, somando aos três que damos como garantido e ao de Melhor Guarda-Roupa e Montagem, já seriam sete Óscares técnicos), “O Renascido” pode também triunfar, sobretudo depois de ter ganho o BAFTA de Melhor Som, uma categoria historicamente chave na previsão destes dois prémios.

Já quanto a Melhor Fotografia, não há qualquer dúvida que Emmanuel Lubezki e “O Renascido” triunfarão. O cinematógrafo somará o seu terceiro Óscar consecutivo, depois de “Gravidade” e “Birdman”.

the-revenant

Lê mais: The Revenant galardoado pela American Society of Cinematographers

Resta-nos analisar duas categorias: Melhor Banda Sonora Original e Melhor Canção Original. No primeiro caso, é fácil de prever a celebração da carreira do mítico Ennio Morricone e então será “Os Oito Odiados” a faturar. No segundo, é mais difícil de antecipar um vencedor que, ao que tudo indica, estará entre um seguintes três intérpretes: Lady Gaga, The Weeknd ou Sam Smith. A primeira parte como favorita pela sua canção marcadamente emotiva no documentário “The Hunting Ground”.

Lê Também:   Esta popular minissérie com Kate Winslet acaba de ficar completa na HBO Max

 

Melhores Efeitos Visuais

Aposta: Mad Max: Estrada da Fúria

Alternativa: Star Wars: O Despertar da Força

Melhor Design de Produção

Aposta: Mad Max: Estrada da Fúria

Alternativa: O Renascido

Melhor Maquilhagem e Cabelos

Aposta: Mad Max: Estrada da Fúria

Alternativa: O Renascido

Melhor Guarda-Roupa

Aposta: Mad Max: Estrada da Fúria

Alternativa: Cinderela

Melhor Montagem

Aposta: Mad Max: Estrada da Fúria

Alternativa: A Queda de Wall Street

Melhor Montagem de Som

Aposta: Mad Max: Estrada da Fúria

Alternativa: O Renascido

Melhor Mistura de Som

Aposta: Mad Max: Estrada da Fúria

Alternativa: O Renascido

Melhor Fotografia

Aposta: O Renascido

Alternativa: Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor Banda Sonora Original

Aposta: Os Oito Odiados

Alternativa: Sicario

Melhor Canção Original

Aposta: “Til It Happens To You” (Lady Gaga), The Hunting Ground

Alternativa: “Earned It” (The Weeknd), Fifty Shades of Grey

 

<<  Melhor Animação, Documentário e Filme Estrangeiro   |  Introdução  >>

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *