Passatempo MHD | Hannah Arendt

[tab name=”Filme”]

nos cinemas a 03 de outubro

Um retrato do génio que abalou o mundo com a sua tese sobre a “banalidade do mal”.

HANNAH ARENDT - Cartaz

FICHA TÉCNICA

  • Título Original: Hannah Arendt
  • Realizador:  Margarethe von Trotta
  • Actores: Barbara Sukowa, Axel Milberg, Janet McTeer
  • Alambique | 113′ | Alemanha | 2012| Cor | Drama, Biografia
  • Site: www.alambique.pt

 

TRAILER

SINOPSE

HANNAH ARENDT é um retrato do génio que abalou o mundo com a sua descoberta da “banalidade do mal”. Após assistir ao julgamento do nazi Adolf Eichmann, em Jeru- salém, Arendt atreve-se a escrever sobre o Holocausto em termos inauditos. O seu trabalho provoca imediatamente escândalo e Arendt mantém-se firme ao ser atacada tanto por inimigos, quanto por amigos. Mas enquanto a emigrante germano-judia pro- cura reprimir as suas próprias associações dolorosas com o passado, o filme expõe a sua mistura encantadora de arrogância e vulnerabilidade, revelando uma alma defini- da e perturbada pelo exílio.

O filme retrata Hannah Arendt (Barbara Sukowa) ao longo dos quatro anos (1961 a 1964) em que ela observa, escreve e suporta a recepção do seu trabalho acerca do julgamento do criminoso de guerra nazi Adolf Eichmann. Ao observarmos Arendt en- quanto ela assiste ao julgamento, ao estarmos ao seu lado enquanto é simultanea- mente metralhada pelos seus críticos e apoiada por um grupo unido de amigos fiéis, sentimos a intensidade desta judia forte que fugiu da Alemanha nazi em 1933. Arendt, impetuosa e fumadora inveterada, é feliz e bem sucedida nos EUA, mas a sua visão penetrante torna-a numa forasteira onde quer que vá.

Quando Arendt ouve falar de que os serviços secretos israelitas raptaram Adolf Ei- chmann, em Buenos Aires, e o levaram para Jerusalém, fica determinada em relatar o julgamento. William Shawn (Nicholas Woodeson), o editor da revista “The New Yorker”, fica radiante por ter uma intelectual de tanto valor a cobrir o processo histórico, mas o marido de Arendt, Heinrich Blücher (Axel Milberg), não tem tanta certeza. Preocupa-o que esse encontro reenvie a sua amada Hannah para o que ambos chamam os “tem- pos negros.”

Arendt entra no tenso tribunal de Jerusalém esperando ver um monstro e, em vez disso, encontra um zé-ninguém. É difícil conciliar a mediocridade superficial do homem com a maldade profunda dos seus actos, mas Arendt apercebe-se rapidamente de que esse contraste é o quebra-cabeças que tem de ser resolvido. Arendt regressa a Nova Iorque e, ao começar a discutir a sua interpretação inovadora de Adolf Eichmann, o medo começa a tomar conta do seu melhor amigo, Hans Jonas (Ulrich Noethen). Ele avisa que a abordagem filosófica dela vai apenas causar confusão. Mas Arendt defende a sua perspectiva corajosa e original e Heinrich apoia-a inteiramente. Após dois anos de reflexão intensa, leituras complementares e mais debate com a sua melhor amiga americana, Mary McCarthy (Janet McTeer), a sua amiga e investigadora alemã Lotte Köhler (Julia Jentsch) e, é claro, aconselhamento constante com Heinrich, ela entrega fi- nalmente o manuscrito. A publicação do artigo na “The New Yorker” provoca escândalo imediato nos EUA, em Israel e, rapidamente, no resto do mundo.

HANNAH ARENDT permite perceber a importância profunda das suas ideias. Mas ainda mais comovente é a oportunidade de compreender o coração caloroso e o bri- lhantismo gélido desta mulher complexa e profundamente arrebatadora.

 

Hannah Arendt still1

 

MARGARETHE VON TROTTA

(REALIZADORA E ARGUMENTISTA)

Von Trotta nasceu em Berlim, em 1942, e estu- dou Línguas e Literaturas Germânicas e Români- cas, em Munique e Paris. Era uma actriz procu- rada nos filmes de Rainer Werner Fassbinder e Herbert Achternbusch. Trabalhou nos argumen- tos do seu ex-marido Volker Schlöndorff e co-re- alizou a adaptação para cinema de Die verlorene Ehre der Katharina Blum [A Honra Perdida de Ka- tharina Blum], de Heinrich Böll.

Margarethe von Trotta está entre as autoras de maior renome mundial. Após a sua primeira re- alização independente, Das zweite Erwachen der Christa Klages [O segundo despertar de Christa Klages] (1978), fez filmes importantes e controver-

sos como Rosa Luxemburg (1986), Rosenstraße (2003) ou Vision – Aus dem Leben der Hildegard von Bingen [Visão: da vida de Hildegard von Bin- gen] (2009). Ao longo dos anos, criou uma obra extensa, dedicada e impressionante, confirman- do sempre o seu talento evidente para fundir a experiência pessoal com o tema político, desen- volvendo uma forma característica, que é emo- cionalmente rica e que apela a um público vasto. Fez filmes para cinema e para televisão e obteve grande sucesso em Itália, a sua segunda casa, com filmes como Die bleierne Zeit [Anos de Chumbo] (Leão de Ouro em Veneza, em 1981; o mais pre- miado filme alemão) e Rosenstraße (Coppa Volpi para melhor actriz para Katja Riemann, em 2003).

[/tab]

[tab name=”Passatempo”]

PASSATEMPO MHD – HANNAH ARENDT

Código: MHD_AE_HANNAH_ARENDT

A Magazine.HD e a Alambique têm para oferecer 10 convites duplos para a Antestreia deste magnífico filme, dia 2 de Outubro, às 21h45, no Cinema Monumental.

Para te habilitares a ganhar um destes prémios, apenas é necessário:

SER FÃ da página do FACEBOOK da Magazine.HD

– Preencher os dados adiante requeridos até às 18h de dia 01 outubro incluindo a resposta às seguintes 2 PERGUNTAS:

  1. “Hannah Arendt” é claramente um filme de Margarethe von Trotta. Indique pelo menos duas das funções da sua responsabilidade neste filme.
  2. No seguinte artigo sobre novas estreias da Alambique http://www.magazine-hd.com/apps/wp/de-cannes-pela-alambique/  quantos são os filmes nele anunciados, desta distribuidora?

Hannah Arendt still2

 

LISTA de VENCEDORES

Vanessa dos Reis Guapo
Susana França
Cátia Sofia Dias Duarte
Rui Filipe Monteiro Queirós
Luís Filipe Gregório Dias
Maria Aurélia Dias Correia
Josué Timóteo Dos Santos Dias
José Carlos Matos
Joana Lopes da Conceição Carlos
Luis Filipe Nunes Rodrigues
Luís Miguel Santos da Costa e Silva
Elsa Teresa Fernandes Pereira Nunes
Cátia Raquel Correia de Simões Mathias
Catarina Matos Sobreira
Bruno Pereira

Parabéns aos Vencedores !
E os nossos agradecimentos a todos os que participaram
Volta sempre, mantemos-te informado sobre o melhor do entretenimento e …

Há mais passatempos a caminho.

[/tab]

[end_tabset]


Também do teu Interesse: