Plano Nacional de Cinema pronto a arrancar

 

Charlie Chaplin, Tim Burton, François Truffaut, Steven Spielberg, Martin Scorsese, Abbas Kiarostami, Manoel de Oliveira e muitos outros passarão a ser professores nas escolas portuguesas.

Isto porque foi instituído o Plano Nacional de Cinema, criado pela Secretaria de Estado da Cultura e pelo Ministério da Educação e Ciência e apresentado na passada sexta-feira em Lisboa.

O Plano é posto em andamento já este ano letivo com a participação de 23 escolas – um “plano-piloto” que se verá bem reforçado no próximo ano (2013-2014) a lista de participantes.O PNC tem o grande objetivo de atrair e impulsionar novos públicos para o Cinema, e segundo a Lei do Cinema e do Audiovisual (que entrará em vigor em outubro) deve promover “um programa de literacia para o cinema junto do público escolar para a divulgação de obras cinematográficas de importância histórica”.

A lista completa de filmes integrantes do plano, do 5º ao 12º ano, é apresentada abaixo.

 

– “Estória do Gato e da Lua”, de Pedro Serrazina (Portugal, 1995)

– “O Estranho Mundo de Jack”, de Henry Selick, escrito e produzido por Tim Burton (EUA, 1993)

– “A Bola”, de Orlando Mesquita Lima (Moçambique, 2001)

– “Com Quase Nada”, de Margarida Cardoso e Carlos Barroco (Portugal e Cabo Verde, 2000)

– “Aniki-Bobó”, de Manoel de Oliveira (Portugal, 1942)

– “As coisas lá de Casa”, de José Miguel Ribeiro (Portugal, 2003)

 

– “O Garoto de Charlot”, de Charles Chaplin (EUA, 1921)

– “ET, o Extraterrestre”, de Steven Spielberg (EUA, 1982)

– “Diz-me Onde Fica a Casa do Meu Amigo”, de Abbas Kiarostami (Irão, 1987)

 

– “História Trágica com Final Feliz”, de Regina Pessoa (Portugal, 2005)

– “A Noiva Cadáver”, de Tim Burton (EUA, 2005)

– “Saída de Pessoal Operário da Camisaria Confiança”, de Aurélio da Paz dos Reis (Portugal, 1896)

– “A Invenção de Hugo”, de Martin Scorsese (EUA, 2011)

– “Serenata à Chuva”, de Stanley Donen (EUA, 1852)

– “Shane”, de George Stevens (EUA, 1953)

 

– “Adeus, Pai”, de Luís Filipe Rocha (Portugal, 1996)

– “Eduardo, Mãos de Tesoura”, de Tim Burton (EUA, 1990)

 


– “Romeu + Julieta”, de Baz Luhrman (EUA, 1996)

– “A Suspeita”, de José Miguel Ribeiro (Portugal, 1999)

– “O Barão”, de Edgar Pêra (Portugal, 2011)

– “Um Outro País”, de Sérgio Tréfaut (Portugal, 1999)

 


– “Persépolis”, de Marjane Satrapi e Vicent Paronnaud (França, 2004)

– “A Noite”, de Regina Pessoa (Portugal, 1999)

– “Douro, Faina Fluvial”, de Manoel de Oliveira (Portugal, 1931)

– “Jaime”, de António Reis (Portugal, 1974)

– “Rafa”, de João Salaviza (Portugal, 2012)

– “Luzes da Cidade”, de Charles Chaplin (EUA, 1931)

 

– “Os 400 Golpes”, de François Truffaut (França, 1959)

– “Senhor X”, de Gonçalo Galvão Teles (Portugal, 2010)

– “A Esquiva”, de Abdelatlif Kechiche (França, 2004)

 


– “Belarmino”, de Fernando Lopes (Portugal, 1964)

– “Fado Lusitano”, de Abi Feijó (Portugal, 1995)

– “Os Respigadores e a Respigadora”, de Agnès Varda (França, 2000)

– “Viagem à Lua”, de Georges Méliès (França, 1902)

– “O Estranho Caso de Angélica”, de Manoel de Oliveira (Portugal, 2010)

– “Os Salteadores”, de Abi Feijó (Portugal, 1993)

– “A Cortina Rasgada”, de Alfred Hitchcock (EUA, 1966)