Razer Naga Epic Chroma | Análise

 

Quando estamos a testar um jogo o rato é importante… é muito importante. Jogos como Diablo ou World of Warcraft levam-nos a ter o melhor hardware nas nossas mãos, e entre esses produtos de top, está o Razer Naga Epic Chroma

É verdade que este rato não é barato, e, como tal, pertence ao alcance de um grupo exclusivo de jogadores que têm essa capacidade financeira de gastar cerca de 120 euros num rato, mas o retorno no desempenho é notório. Com 19 botões, sendo que 12 estão dispostos lateralmente, ao alcance do nosso polegar, este rato tem como trunfo a capacidade de, ao dar-nos a liberdade para configurar esses botões, permitindo criar atalhos importantes em MMOs, ficando a mão esquerda muito mais livre para a restante jogabilidade.

Claro que para quem não esteja habituado, começar a ter tantos atalhos apenas no polegar não é intuitivo nas primeiras horas, mas aos poucos começamos a sentir a potencialidade deste rato. Outro ponto que devemos salientar é o scroll, suave no material usado (com saliência que faz lembrar um pneu, e que ajuda o dedo a nunca deslizar) e rígido na rotação, permitindo um controlo fantástico que poucos ratos podem oferecer. A isso junta-se a possibilidade, cada vez mais usada, de inclinarmos a roda para os lados, acedendo a outros dois botões.

epic naga

Em termos de design, este é um produto bonito e que encaixa muito bem na nossa mão. Acreditem quando dizemos que ao fim de muitas horas a testar jogos, o rato parecia fazer parte da nossa mão, e o facto de não ter fios ajuda a essa sensação constante de liberdade. Ao não ter fios, a única desvantagem é o uso de pilhas ou de carregamento de bateria. Nesta caso, o Naga Epic Chroma vem com um carregador que nos permite carregar um rato até 20 horas de jogo. Pelo meio o  Naga Epic Chroma vem com um modo de repouso no qual entra automaticamente ao fim de algum tempo sem atividade, poupando energia, um detalhe que poderá fazer a diferença para quem jogue muito e se esqueça de desligar o rato durante as pausas. É também possível carregar o rato enquanto jogam com um fio USB.

Sendo um Chroma, a possibilidade de configurarmos as cores de cada botão pode ser uma mais valia, não só visual, mas principalmente porque podemos agrupar em cores as funções dos botões, o que poderá ajudar até termos tudo memorizado (no entanto é melhor memorizar rápido, pois não queremos estar a olhar para o rato durante o jogo).

Com um sensor de 8200 dpis e resposta em 1 milissegundo, a performance deste rato é impressionante e a diferença nota-se, principalmente, num intenso FPS. Experimentem e verão o que estou a dizer.

No global, este é dos melhores ratos que já nos passaram pelas mãos. Um rato de grande performance e que permite uma adaptação rápida e sem esforço. Para um jogador casual, este rato pode ser uma extravagância, mas para quem queira um grande desempenho, dificilmente encontrará melhor. Da nossa parte, no início parecia que não iríamos aproveitar todas as possibilidades que o rato nos oferece, e em alguns jogos os 19 botões não são usados, mas quando chegamos a um MMO ou a um RPG as coisas mudam, e o  Naga Epic Chroma torna-se fantástico!

LP

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *