Styx: Shards of Darkness (PC) | Análise

Se já conhecerem o anterior jogo desta série, então sabem que Styx é focado na acção steath. Valerá a pena?

 

styx 2  

  • Editora: Cyanide
  • Produtora: Focus Home Interactive
  • Plataformas: PC

Classificação 

Enredo
Jogabilidade
Gráficos
Som
Nota Final

 

Andar pelas sobras, criar armadilhas, atacar sem ser visto, envenenamentos, esconder o corpo do inimigo, etc… é nesta base de stealth que Styx se baseia, muito graças às peculiares capacidades do nosso goblin, o personagem principal, e que nos dão uma vantagem a ser usada com inteligência. Sim, é um jogo diferente, mas que agradará ao fãs que gostem de jogar nas sombras.

 

A mecânica do jogo está bem conseguida, com a jogabilidade a funcionar bem na maioria do tempo, apesar de por vezes falhar quando estamos a saltar de um local ou de uma corda. Os cenários têm um design variado mas bastante focado no que estamos habituados a ver nos filmes de fantasia, dentro do género de O Senhor dos Anéis, e com cenários construídos com inteligência e que ajudam a proporcionar uma boa experiência stealth, com muitas possibilidades, principalmente se usarmos bem os locais com pouca luz. Muitos locais de posição elevada, sombras, becos, esconderijos e possibilidades constantes de armadilhas.

 

Lê também: Top Jogos | Os 100 melhores jogos de sempre

Se decidirmos entrar em combate aberto, dificilmente sairemos vivos, pois basta um golpe certeiro para nos matar. No entanto, apesar de no geral os inimigos terem uma boa inteligência artificial, seremos capazes de fugir com inteligência. Styx apresenta um útil e simples sistema de craft durante as cerca de 18 horas de jogo teremos muitos momentos divertidos, principalmente quando o nosso personagem fala connosco. É verdade que se pedia mais variedade no que os inimigos podem fazer e é pena ver que no último terço do jogo existe um reaproveitar dos cenários, perdendo-se alguma variedade, mas sem que isso manche de forma significativa uma experiência divertida e que apenas falha se utilizarmos alguns poderes que tornam o jogo demasiado fácil.

Styx é um divertido jogo com bons conceitos e algumas falhas. Se gostam de stealth e ambientes de fantasia, então é um jogo a ter debaixo de olho que melhora quase tudo em relação ao jogo anterior e que aos poucos começa a criar uma boa base para jogos futuros.

 

 

 

HARDWARE USADO PELA MHD PARA TESTES DE JOGOS

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma
  • Mouse Razer Naga Epic Chroma

 

Luís Pinto


 



Sobre Luis Pinto

Software developer - Autor do blog Ler y Criticar - Apaixonado por jogos desde o tempo do Spectrum!