The Handmaid's Tale

The Handmaid’s Tale inspirou protesto a favor da legalização do aborto

“The Handmaid’s Tale”, o mais recente sucesso da Hulu, conquistou muitos fãs ao redor do Globo. Assim, a série tornou-se num símbolo de exemplo e força para muitíssimos protestos.

Esta não é a primeira vez que algo do género acontece. Já nos Estados Unidos, ao longo do ano passado, ocorreram diversas manifestações inspiradas em “The Handmaid’s Tale”. No entanto, esta semana, foi a vez das mulheres argentinas se manifestarem e lutarem pelos seus direitos. Assim, elas saíram às ruas, vestidas a rigor, um rigor que nos é familiar. Um rigor que é familiar a Gilead, às Handmaids e também a Offred (Elisabeth Moss).

Dessa forma, na Argentina, ainda não é permitido o aborto. Por isso, as mulheres decidiram realizar um protesto, vestindo o famoso figurino vermelho e branco da série. Juntas, caminharam, cabisbaixas, até ao Congresso Nacional. A elas juntou-se Margaret Atwood, autora do livro que inspirou “The Handmaid’s Tale”.

Ninguém gosta de aborto, mesmo sendo seguro e legal. Nenhuma mulher escolheria isso para passar tempos agradáveis num sábado a noite. Mas ninguém gosta de mulheres a sangrarem até a morte, no chão da casa de banho, por abortos ilegais. O que fazer, então?”. (…) Não ignorem as milhares de mortes causadas por abortos ilegais todos os anos. Dêem o direito de escolha para as mulheres argentinas!

Assim, depois do acontecimento, após a carta ter sido lida, debaixo de chuva, pela própria Margaret Atwood, eis que há, finalmente, esperança. Anteriormente, no início do ano, a vice-presidente da Argentina, Gabriela Michetti, disse que era contra a proposta apresentada. Contudo, neste momento, essa mesma proposta foi aprovada pela Câmara de Deputados da Argentina. Foi aprovada uma lei que legaliza o aborto até a 14ª semana de gravidez. Ainda assim, o proposta necessita de ser votada pelo Senado. Isso acontecerá a 8 de agosto deste ano. Para além disso, o Presidente Mauricio Macri já declarou publicamente que se opõe a ideia, mas que, no entanto, não usará seu poder de veto.

TRAILER | THE HANDMAID’S TALE TRANSMITE MENSAGENS POLÍTICAS

Então, será que esta proposta será aprovada? O que pensas deste tipo de protesto, inspirado na série?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *