The Possession – A Possuída | DVD em Análise

 

PossessionPS
  • Título original: The Possession
  • Realizador: Ole Bornedal
  • Atores: Jeffrey Dean Morgan, Kyra Sedgwick, Madison Davenport
  • PRIS | 2012 | 1:78:1 | Dolby Digital 5.1 | 88 min

[starreviewmulti id=3 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

[tab name=”Filme”]

FICHA TÉCNICA

  • Título Original: The Possession
  • Elenco: Jeffrey Dean Morgan, Kyra Sedgwick, Madison Davenport
  • Realização: Ole Bornedal
  • Argumento: Kevin Mannis, Stiles White
  • PRIS | 2012 | 1:78:1 | Dolby Digital 5.1 | Terror | 88 min

 

SINOPSE

A descida aos abismos da família Brenek tem início numa típica feira de fim de semana. O recém-divorciado pai, Clyde, está ainda a habituar-se a uma vida longe da ex-mulher, Stephanie, e não vê nenhuma razão para alarme quando a filha mais nova, Em, compra uma caixa de madeira com uma misteriosa inscrição que lhe chamara a atenção. No entanto, coisas estranhas e horríveis começam logo a acontecer.

Em torna-se cada vez mais obcecada com a caixa – ao ponto de levar o curioso objeto consigo para todo o lado. O seu comportamento torna-se cada vez mais obscuro e mesmo perigoso. Por muito que o tente, Clyde não consegue separar Em da caixa, nem mesmo quando Stephanie começa a acreditar que é por isso que a filha está a perder o juízo. Traumatizada por um acontecimento perturbador e inexplicável após outro, a família está prestes a desvendar a verdade do que realmente lhes está a acontecer: abriram uma Caixa Dibbuk . . . e o espírito de uma antiga lenda judaica, há muito aprisionado, está prestes a devorar os seus anfitriões humanos.

EXTRAS (26’ 47”)

Em Filmagens
Entrevistas:

  1. Jeffrey Dean Morgan
  2. Kyra Sedgwick
  3. Natasha Calis
  4. Madison Davenport
  5. Matisyahu
  6. Ole Bornedal – Realizador
  7. Robert Tapert – Produtor
  8. Adam Stern – Efeitos Especiais
  9. Juliet Snowden E Stiles White – Argumentistas
  10. Brad Mcdonald – “Animal / Insect Wrangler”

TRAILER

 


[/tab]

 

[tab name=”O DVD”]

 

THE POSSESSION – A POSSUÍDA já está disponível em DVD

 

O Filme

Possession1

Sustos. Muitos sustos. É isto que pode esperar de “The Possession – A Possuída”.

Este é um filme de terror que podia ser como muitos outros, mas não é. Ole Bornedal fez um filme repleto de terror psicológico, especialmente criado para deleite dos fãs do género.

A história parece simples, mas com ela chega também um conjunto de críticas sociais, desde a religião até à vida dos filhos de pais divorciados. Todos estes pormenores são magistralmente usados para criar um ambiente de terror conciso, empolgante e misterioso.

Destaque para o uso do som que, ao contrário do habitual, não faz prever tão facilmente aquelas cenas que o vão (mesmo!) fazer saltar da cadeira!

“O que está dentro da caixa?” – é isto que vai ficar a perguntar até ao fim de “The Possession – A Possuída”.

DVD | Análise

Possession 2

Esta é uma edição PRIS Audiovisuais, o que, só por si, já nos descansa um pouco no que respeita à qualidade do DVD.

O packaging é relativamente simples – trata-se de uma edição simples DVD, com uma arte atractiva e bem adaptada ao tipo de filme – cores escuras, imagens impressionantes e um lettering arrepiante.

Esta é uma edição feita para Portugal – a “bolacha” do DVD, os menus, e todas as apresentações encontram-se em português. Para os mais “internacionais”, esta edição desilude na falta de outras linguagens das legendas, por exemplo – todo o filme é apresentado com ou sem legendas, mas sempre em português. Não é possível, por exemplo, ver o filme com legendas em inglês.

Em termos de menus, são bastante simples, ainda que animados. A partir do menu principal podemos aceder ao filme, à seleção por capítulos ou aos extras.

O filme, que nos é apresentado em 1:78:1, não desilude, de todo, em termos de qualidade. Apesar de a imagem apresentar um aspeto menos definido do que aquele que os fãs da alta definição estão habituados, esta é uma edição DVD com uma qualidade superior, com imagens que nos tornam capazes de visualizar pormenores. A imagem peca, no entanto, pela pouca fluidez, típica dos filmes deste género.

No que ao áudio diz respeito, estamos perante um Dolby Digital 5.1 “comum”.  Apesar de claro na maior parte do tempo, é um som com muitas nuances. Ponto positivo para o uso do “3D” a nível sonoro – como seria de esperar, este é um filme que permite uma “viagem” pelo verdadeiro espaço da acção.

Possession3

Analisando os extras, e apesar de não ser uma edição muito rica neles, importa ressalvar a qualidade dos mesmos.

Para além de uma seleção recheada de entrevistas com o elenco principal, com o realizador, com outros importantes elementos da produção e até mesmo com um treinador de animais/insetos, somos brindados com cerca de 3 minutos de imagens daquilo que aconteceu por detrás das câmaras durante as filmagens (apesar de este conteúdo não ter som) e com o trailer – o extra que quase podemos dar como garantido em todas as edições nacionais.

A colecção de extras é, portanto, uma mais valia, apesar de não nos permitir entrar muito naquilo que foi realmente o “making of” desta possessão. Faz falta, por exemplo, mais informação sobre os efeitos especiais, alguns capazes de surpreender os mais incrédulos.

 

Veredito

Possession4

“The Possession – A Possuída” é um must-have para qualquer fã de terror.

Trata-se de um filme que promete e cumpre, e esta edição, apesar de modesta, consegue transportar consigo uma qualidade surpreendente, para DVD, e um conjunto simples de extras, que são sempre um belíssimo complemento para qualquer filme.

Uma edição que merece destaque e, claro, merece o tempo e o esforço financeiro.

Recomendado!

[/tab]

[end_tabset]