Top MHD | Os 10 melhores filmes de Steven Spielberg

Com a estreia e sucesso de “Ready Player One”, é a altura ideal para se refletir sobre a carreira de Steven Spielberg, um dos realizadores mais celebrados do cinema americano, e ponderar quais serão, afinal, os seus 10 melhores filmes.

1 de 11

Steven Spielberg foi, na sua juventude enquanto cineasta, um dos grandes pioneiros do movimento da Nova Hollywood. Na década de 70, ele e seus colegas como Scorsese, Coppola, Cimino, May e Lucas, reinventaram o cinema americano mainstream, apropriando-se de mecanismos e técnicas das vanguardas europeias e assimilando-as posteriormente num novo tipo de sensibilidade cinematográfica americana. O resultado final não foi menos que revolucionário.

Lê Também:
A Volta ao Mundo em 80 Filmes

Ainda mais importante foi o que Spielberg e Lucas trouxeram ao cinema com o advento de “Tubarão” e o primeiro filme da saga “Star Wars”. Referimo-nos ao nascimento do cinema blockbuster, uma ideia comercial que, para bem e mal, viria a alterar por completo a face de Hollywood e seus métodos de produção e consumo.

Não há dúvida que Steven Spielberg é um realizador importante. O que também é difícil de disputar é a sua popularidade, tanto a nível crítico como popular. Afinal, ainda esta semana, o cineasta tornou-se no primeiro realizador a conseguir faturar mais de 10 biliões de dólares em valores de bilheteira ao longo de toda a sua filmografia. Peter Jackson, que fica em segundo lugar nesse ranking, ainda só valeu pouco mais de 6 biliões.

Steven Spielberg
Steven Spielberg na noite em que ganhou os Óscares para Melhor Filme e Melhor Realizador por A LISTA DE SCHINDLER (1993)

Em termos críticos, a adoração por Spielberg já o acompanha desde o início da carreira. Poucos são os cineastas desconhecidos que, aos 27 anos, conseguem levar um filme à competição oficial de Cannes e ainda menos são aqueles que conseguem arrecadar 17 nomeações para os Óscares e 3 estatuetas competitivas mais um prémio honorário. Mesmo a fama do cineasta enquanto um populista sentimental pouco tem feito para diminuir o seu estatuto respeitoso.

Como tal, propomo-nos aqui a listar os 10 melhores filmes de Steven Spielberg, escolhidos com base no voto de vários membros da equipa da Magazine.HD. O critério é simples, sendo só contadas longas-metragens profissionais em que Spielberg foi o solo realizador.

1 de 11

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho, assim como um cinéfilo devoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *