Grandes filmes que nunca chegaram aos cinemas portugueses

Apesar de boas críticas, aclamação popular e grandes orçamentos, há muitos filmes que não são distribuídos comercialmente em Portugal, nunca chegando aos nossos cinemas.

1 de 26

Com o sucesso estrondoso de “Crazy Rich Asians” nos EUA, tanto a nível crítico como comercial, é frustrante verificar que o filme ainda não tem data de estreia para Portugal. Se esta comédia romântica seguir o mesmo caminho que outros triunfos populares americanos como “Straight Outta Compton” seguiram, então já podemos perder a esperança de que o filme alguma vez seja visto no grande ecrã neste país.

Lê Também:
28 potenciais candidatos ao Óscar de 2019

Com sorte, poderemos encontrá-lo em alguma plataforma online ou em DVD. Não desejamos que isto ocorra, mas, como já referimos, não seria a primeira vez. Tanto triunfos críticos que alcançaram sucesso nos festivais de cinema, como produções mais mainstream têm a ocasional infelicidade de não ser comprados por nenhum distribuidor de cinema em Portugal. Neste artigo, gostaríamos de listar alguns dos exemplos mais flagrantes deste fenómeno.

crazy rich asians filmes sem distribuicao nao distribuidos
Gostaríamos de ver CRAZY RICH ASIANS nos cinemas portugueses.

Para não acabarmos com uma lista com mais de mil títulos, tentámos restringirmo-nos a títulos estreados nos últimos dez anos, a maioria dos quais nem sequer chegaram às audiências portuguesas sob a forma de edições em DVD ou Blu-Ray. Foi também feita uma tentativa de evitar obras como documentários, cuja distribuição é uma raridade tão grande que a sua ausência das salas de cinema nacionais não é nenhuma surpresa.

Lê Também:
A Volta ao Mundo em 80 Filmes

Segue as setas para veres alguns dos melhores filmes que nunca chegaram aos cinemas portugueses. As obras estão ordenadas pela sua idade, estando os filmes mais velhos primeiro. Cada slide é acompanhado por uma explicação dos méritos dos filmes, que podes ler ou não.

Em todo o caso, vem descobrir esta nossa lista e vê se lá encontras alguma gema cinematográfica que gostarias de poder ter visto no grande ecrã.

1 de 26

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho, assim como um cinéfilo devoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *