De TIFF ao Óscar: os 21 filmes que chegaram, viram e venceram!

Mais de metade dos grandes vencedores do TIFF (Toronto International Film Festival) vieram a tornar-se vencedores de Óscar.

1 de 22

Na sua orgulhosa 40ª edição, o Toronto International Film Festival – ou TIFF para os amigos – apresenta um cartaz digno de nos fazer roer as unhas da mais pura ansiedade. Desde a oportunidade de revisitar o terror de Halloween, às estreias dos atores-tornados-realizadores Paul Dano (Wildlife) e Bradley Cooper (A Star is Born), sem nunca esquecer os favoritos que já o eram, como First Man (de Damien “La La” Chazelle) e Beautiful Boy, protagonizado pelo puto do momento – Timothée Chalamet.

Ainda sob o calor desta edição de 2018 que teve a sua epopeica conclusão no passado domingo e coroando, com alguma surpresa mas bastante entusiasmo, a comédia dramática de época Green Book (com Viggo Mortensen, Mahershala Ali e Linda Cardellini),  propomos um exercício de memória pelos 40 anos do TIFF para encontrar os 21 vencedores do seu mais cobiçado prémio – People’s Choice Award – e que vieram depois a arrecadar um Óscar da Academia. Indo mais além, nos últimos dez anos, nove dos vencedores vieram mesmo a vencer (pelo menos) uma estatueta dourada da Academia. Por isso, e antecipando o possível cenário feliz do vencedor deste ano, do TIFF ao Óscar, aqui vamos nós!

 

Best Boy (1979)

O grande vencedor da segunda edição do TIFF em 1979 foi o comovente documentário biográfico de Ira Wohl que acompanhou durante três anos o dia-a-dia do primo Philly Wohl, um sexagenário com deficiência mental. Recorrentemente creditado como um dos filmes mais importantes na mudança de mentalidade e perceção social sobre a deficiência mental e usado em diversos eventos e experiências didáticas e psicológicas, Best Boy viria mesmo a receber o Óscar de Melhor Documentário no seu ano.

1 de 22

Catarina Oliveira

Licenciada em Ciências da Comunicação e com formação complementar em Design Gráfico, além de editora e diretora criativa da MHD é também uma das sócias fundadoras da mais recente face da empresa. Colaboradora de Cinema na Vogue Portugal. Gestora de conteúdo na Lava Surf Culture e NOS Empresas - Criar uma Empresa. Autora do blog de Cinema Close-Up.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *